RECEITA DE ARROZ DE PATO
O arroz de pato com vinho do Porto e amêndoas é receita portuguesa, com certeza. É aquele prato único que consegue ser rústico, requintado e delicioso, perfeito pra servir só pros de casa num dia mais especial ou pra receber gente querida.
Afinal de contas, só pode ser boa uma receita com lascas de pato já cozido e bem macio, bacon, mas que também pode ser paio ou linguiça defumados, dando sabor ao arroz que cozinha com tudo isso mais o caldo e o vinho do Porto, azeitonas, amêndoas e uva-passa.
Há uns anos, não era muito fácil de comprar pato, tanto pela facilidade de achar, como pelo preço. Apesar de não ser ingrediente pra todo dia, hoje até frigoríficos grandes têm pacotinhos com 2 coxas com a sobrecoxa ou com 2 peitos ou magrets. Eu me lembro de encomendar pato do sul pra dar em aulas no Atelier Gourmand.
Comigo foi um pouco diferente, pois cresci com patos por perto e eles iam pra mesa. Na fazenda, os patos viviam com as galinhas e a minha avó Betty e o meu avó José tinham um pateiro bem grande na fazenda eles em Birigui.
Minha avó fazia canja de pato, pato assado e pato ensopado, principalmente com azeitonas, e ainda preparava arroz de forno com as lascas de pato que sobravam.
E em São Luiz, mesa de festa tinha pato com macarrão, com lascas de pato cozido num caldo aromatizado com alho, cebolinha e bastante alfavaca e o macarrão cozido no caldo. Quando chegava a folia do Divino, era pato com macarrão de monte.
Nos tempos de faculdade, num almoço na casa de uma amiga, comi um arroz de pato delicioso preparado pela avó dela, que era portuguesa. Fiquei apaixonada logo na primeira garfada, anotei a receita e fiz quando fui pra fazenda.
Então chegou o dia em que fui com o Carlos pra Portugal. Além dos pratos com bacalhau, gostei de pelo menos três versões de arroz de pato, umas com uva-passa e amêndoas douradas por cima; outras com rodelas de paio ou linguiça portuguesa ou de presunto cru ou de bacon, dando os gostos do porco e do defumado ao prato; e as que ainda levavam azeitonas pretas ou verdes.
Pesquisei um bom tanto, virei a biblioteca do avesso e cheguei à receita do hoje.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- coxas com sobrecoxas grandes de pato;
- louro;
- manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho;
- alho;
- cebola;
- manteiga;
- bacon em cubinhos;
- arroz branco lavado e escorrido;
- vinho do Porto;
- azeitona preta ou verde em lascas;
- uva-passa clara;
- sal e pimenta-do-reino;
- azeite de oliva;
- amêndoa laminada ou em lascas.
Uns fazem a receita de um jeito mais simples. Primeiro, cozinham o pato com temperos até amaciar, depois coam o caldo, separam a quantidade proporcional ao arroz, desfiam a carne, voltam com o pato e o caldo pra panela. Então juntam os embutidos e o arroz e, quando ele fica pronto, finalizam com azeitonas ou o que quiserem.
Como eu adoro um bom refogado, fico sempre com as versões que pedem pra refogar o arroz. Também de preparar o pato de véspera, ou com pelo menos umas 12 horas de antecedência, pra deixar tudo saboroso e conseguir separar o excesso de gordura com facilidade.
Cozinho o pato com água, cebola alho e um bom amarrado de ervas por umas 2 horas, até a carne ficar bem macia e o caldo saboroso e perfumado. Depois de separar o pato e fazer lascas e de coar o caldo, levo à geladeira por umas 8 horas.
Depois desse descanso, eu retiro a camada de gordura que sobe e guardo pra fritar batatas, que ficam deliciosas. Separo um tanto de caldo pra cozinhar e guardo o que sobrar pra fazer outra receita.
Douro na manteiga com azeite e o bacon, frito de leve o arroz, rego com o vinho, deixo ferver, misturo o pato e, se for o caso, o embutido, o caldo e aí cozinho até o arroz ficar macio. No final, vão as passas, as azeitonas e as amêndoas douradas na manteiga. Então é só servir!
E mais umas dicas: já fiz com galinha d’angola e frango caipira no lugar do pato e adorei as duas versões.
Sobremesas pra completar a refeição tão portuguesa: pasteis de nata portugueses, ovos queimados em calda de antigamente, pudim de claras gostoso e papos de anjo.
PATO E CALDO ARROZ AMÊNDOAS E FINALIZAÇÃO Sobremesas pra completar a refeição tão portuguesa: pasteis de nata portugueses, ovos queimados em calda de antigamente, pudim de claras gostoso e papos de anjo. Aproveite a gordura do caldo pra fritar batatas, elas ficam muito saborosas!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS