RECEITA DE ARROZ DOCE TRADICIONAL
Essa receita de arroz doce de casa de avó é puro carinho. Eu me sinto criança quando seguro uma tigela de arroz doce polvilhado com canela, só fica faltando mesmo o banquinho da cozinha da casa da minha avó.
Em casa, todo mundo adora arroz doce e sempre faço, tanto de sobremesa de dia a dia, como pra receber. É aquele doce simples, caseiro e que deixa todo mundo feliz. Gosto tanto que resolvi ensinar aqui como fazer arroz doce de casa de avó.
O doce é cremoso, perfumado, saboroso, vai bem quentinho, em temperatura ambiente ou gelado e deixa a refeição com aquele ar caseiro que tanto me encanta. Eu gosto mais dele morno ou em temperatura ambiente, mas como gelado também.
Há quem jure que arroz doce só se come no Brasil, mas não é bem assim!
A gente aprendeu a gostar dele com os portugueses, que amam, preparam tigelas e mais tigelas em qualquer ocasião especial. E ainda se dão ao luxo de cortar toalhas de papel fazendo rendados e, quando polvilham com canela, aparece um desenho lindo na superfície.
No dia da foto, eu recortei um coração num pedaço de papel manteiga e fiquei com um coração fofíssimo estampado no doce. Puro amor e pura doçura!
Na França, o riz au lait é uma das sobremesas caseiras mais queridas. No México, o bom arroz dulce con leche finaliza as refeições com chave de ouro.
INGREDIENTES E PREPARO
A minha receita de arroz doce leva:
- água;
- 1 fita de casca de laranja sem a parte branca;
- 1 fita de casca de limão sem a parte branca;
- canela em pau;
- arroz branco cru;
- leite (pode ser sem lactose)
- açúcar;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?)
- gema;
- manteiga gelada;
- canela em pó.
Antes de mais nada: arroz doce é uma sobremesa simples de preparar, mas há uns truquezinhos que transformam o doce básico naquele dos sonhos e, seguindo a receita passo a passo, ele fica delicioso.
A receita é fácil, mas tem 3 etapas, só fazer uma por vez e vai dar certo.
Eu começo cozinhando o arroz só na água com as cascas de laranja e de limão, canela em pau e cravo. Uso esses aromatizantes porque eles deixam o arroz doce delicioso e com o gosto e o perfume do doce que a minha avó fazia, mas use só os que quiser.
Pra variar, nessa primeira fase, já usei outras especiarias, como anis estrelado, noz moscada, cardamomo, como fazem na Índia e no Irã, e já usei até casca de mexerica.
Só pra entender: essa primeira fase de cozimento na água é importante porque os grãos não amaciam se o leite e o açúcar entrarem na panela no início. Na segunda fase, com o arroz já cozido, a gente apura o doce.
E por quanto tempo o arroz cozinha na água perfumada? Por uns 15 minutos, até os grãos ficarem cozidos, mas ainda inteiros. Á água vai quase toda evaporar, é assim mesmo.
Na segunda fase, com o arroz já macio, eu acrescento o leite, a baunilha e o açúcar e cozinho por mais 15 a 20 minutos até se formar um creme saboroso que vai envolver os grãos do arroz.
Nessa hora, é importante ter atenção: o creme fica pronto quando cobrir o dorso da colher com uma camada fina, riscar com a ponta do dedo pra ver se abre um caminho é o melhor teste. O creme engrossa muito quando o arroz doce esfria, por isso não é bom deixar encorpar demais na panela, fica duro depois.
Na terceira fase, a gente dá a cremosidade deliciosa ao arroz doce. Eu misturo numa tigelinha a baunilha, a gema e a colher de açúcar e junto ao creme também acrescentando a manteiga.
Mexendo sempre, deixo no fogo por mais 3 a 5 minutos, só mesmo até ferver e encorpar e passo pra tigela de servir. Se quiser, coloque em potinhos.
Pra mim, em seguida, vem a etapa mais difícil, que é esperar o arroz doce encorpar por umas 2 horas em temperatura ambiente. Só com o descanso ele chega à cremosidade perfeita.
Dá pra servir o arroz doce ainda morninho ou em temperatura ou pra levar à geladeira por até 2 dias e servir gelado. Na hora de servir, só polvilhar com canela em pó.
Não tenho nada contra quem faz a receita com leite condensado, eu mesma adoro leite condensado e uso em muitas receitas, mas o arroz doce dos meus sonhos é só com leite.
É uma sobremesa caseira perfeita pra lista de receitas do tipo sobrevivendo na cozinha.
Gosta de arroz doce? Aqui Na Cozinha da Helô você também pode aprender como fazer arroz doce thai com coco e manga e o arroz doce com leite de castanha e açúcar mascavo. E qualquer hora dessas eu dou a receita de um arroz doce que fiz com mel e ficou delicioso. Não é de arroz e sim de milho branco, mas eu também adoro a canjica cremosa com perfume de laranja
Gosta de arroz doce? Aqui Na Cozinha da Helô você também pode aprender como fazer arroz doce thai com coco e manga e o arroz doce com leite de castanha e açúcar mascavo. É fundamental não deixar o arroz encorpar muito, pois ele firma depois de esfriar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
3 Comentários
Parabéns,seus textos são uma delícia,suas receitas então, nem se fala.Vontade de correr para a cozinha e fazer o bolo,o doce, salada
Sou da época do “Lá da Venda”. Que saudade ! E que demais te descobrir aqui.
Farei o pão de queijo e o arroz doce 🙂 Inspirados nas memórias gastronômicas afetivas.
Huuummmmmmmmmmmmmmmm
Larissa, bom dia!
Feliz demais com a sua mensagem! Bom saber das boas lembranças que o Lá da Venda deixou e que, agora, você está aqui comigo Na Cozinha da Helô.
Depois me conta sobre o pão de queijo e o arroz doce, duas receitas muito queridas.
Abraço, Helô