RECEITA DE BISCOITO AMANTEIGADO COM CHANTILLY E FRUTAS VERMELHAS
Adoro essa receita de shortbread, que é um biscoito doce amanteigado inglês delicioso, com chantilly e frutas vermelhas.
Gosto tanto que como sempre que vejo algum interessantes e já devorei muitos deliciosos, tanto dos inglesas, que dizem que os shortbreads deles são os melhores, como dos escocesas, que falam a mesma coisa dos deles.
O básico pra ter um shortbread saboroso e com textura perfeita é usar uma manteiga boa pra valer, ela é a alma da receita e com ela a gente já tem meio caminho andado.
Testando receitas!
Fiz montes de testes até chegar ao biscoito de hoje. Na verdade, como as receitas levam só farinha, manteiga, sal, açúcar, no máximo um pouco de baunilha, as versões mudam pela proporção desses ingredientes e pelo método.
Experimentei versões com manteiga em temperatura ambiente, com manteiga gelada e com manteiga derretida.
Fiquei com a manteiga em temperatura ambientes, que deu biscoitos crocantíssimos e leves. Com a manteiga derretida eles ficaram pesados e com a manteiga gelada o resultado foi bom, mas eles ficaram menos estaladiços, mais com jeito de massa de torta.
Quanto ao açúcar, uns escolhem o açúcar normal e outros o de confeiteiro. Eu fiquei com o comum, que deixou os biscoitos amanteigados mais leves e com boa doçura.
Como o açúcar de confeiteiro tem açúcar e um pouco de amido de milho, a massa ficou mais firme e um pouquinho mais pesada. Tentei diminuir um tantinho de farinha pra compensar, mas não gostei do resultado. E até dei chance às versões que pedem um pouco de amido de milho ou de farinha de arroz, mas achei que a farinha de trigo deu resultados mais emocionantes.
INGREDIENTES E PREPARO
O biscoito é maravilhoso apenas com manteiga, açúcar, sal e farinha e são esses os ingredientes da receita de hoje.
Pra variar, dá pra usar 1 colher (chá) de essência de baunilha, raspas de 1 limão ou de 1 laranja, 1 a 2 colheres (sopa) de pedacinhos cristalizados de cítricos ou de gengibre, pitadas de gengibre em pó, canela, cardamomo, noz-moscada ou de alcarávia, ou kümmel em alemão. Por mais de 400 anos, os escoceses aromatizaram o biscoito com alcarávia.
A massa é muito simples de preparar. Primeiro, eu misturo a manteiga com o açúcar e o sal com as mãos até conseguir um creme macio. As mãos são perfeitas pra isso, com a batedeira a manteiga fique aerada demais e o biscoito termina mais pesado.
Em seguida, só incorporar a farinha e trabalhar até ficar uma bola. O importante é deixar a massa firmar na geladeira por 1 hora antes de modelar.
Modelando os biscoitos
Na hora de modelar, eu abro um disco de massa com 1 cm de espessura se quiser triângulos, como pizza; ou espalho a massa com as mãos numa assadeira pequena fazendo uma camada também grossinha e uniforme pra conseguir biscoitos retangulares.
Também dá pra usar um cortador ou cortar os biscoitos antes de assar, mas hoje fiz um disco pra cortar os biscoitos assados.
Pra deixar os biscoitos com as bordas certas e retas na hora de cortar, basta marcar a massa ainda crua com a faca no formato desejado e, depois de assar, terminar de separar os pedaços.
Pra charme extra aos biscoitos triangulares, só pressionar a borda do disco com um garfo. E pra garantir biscoitos bem chatos e nada estufados, também dá pra perfurar a massa crua com um garfo em vários pontos.
Depois de modelar, eu volto com a massa pra geladeira por mais 1 hora pra firmar e gelar bem antes de levar pro forno. Asso o biscoito em forno médio baixo (uns 160ºC) por uns 30 minutos, até ficar levemente dourados e crocante só nas bordas.
Importante!!! Se asso o biscoito num disco ou numa placa, como hoje, eu corto os pedaços seguindo as marcações que fiz na massa crua assim que retiro a assadeira do forno. Só da pra conseguir corte certo se o biscoito estiver quente e fofo, depois que esfria ele endurece e pode quebrar.
Como os biscoitos ficam bem secos e crocantes, eles se conservam bem por mais ou menos 1 semana num pote fechado.
Acompanhamentos
Os biscoitos amanteigados puros acompanham chá e café com perfeição. Com café, que é sempre a minha escolha, o amanteigado fica ainda mais intenso e fica o máximo.
Com colheradas gulosas de creme de leite em chantilly e frutas vermelhas frescas por cima ele vira uma sobremesa chique de mais e que arrasa sempre.
Quanto às frutas, dá pra usar o que a gente tem por perto. Pode ser um mix das vermelhas, são sempre lindas, gostosas e fazem sucesso gigante, ou só morango, só amora, só mirtilo, ou variar com banana, manga, abacaxi, kiwi, goiaba, fica sempre uma delícia.
Bom saber que ingleses e escoceses costumam servir os seus shortbreads com um creme de leite bem espesso que é cozido bem devagar e fica com um leve coagulado por cima. Como a gente não tem esse costume, o chantilly resolve a questão. Qualquer hora, eu ensino a preparar um clotted cream caseiro, prometo.
Outras receitas com frutas vermelhas que dão água na boca só de olhar: tortinha de frutas vermelhas, gelado de amora e mirtilo, como fazer pavlova de frutas vermelhas e receita deliciosa de calda de frutas vermelhas.
Outras receitas com frutas vermelhas que dão água na boca só de olhar: tortinha de frutas vermelhas, gelado de amora e mirtilo, como fazer pavlova de frutas vermelhas e calda de frutas vermelhas. A receita fica deliciosa com morangos, framboesas, mirtilos, amoras, pêssegos, nectarinas, mangas, bananas e abacaxi, use a fruta madura e doce que você gostar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Amei . Adoro biscoitos vou experimentar. Muito obrigada
Marcia, boa noite!
Obrigada pelo carinho.
Esses biscoitos são deliciosos. Espero que você goste do resultado.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô