RECEITA DE PUDIM DE PÃO COM BANANA
Eu adoro essa receita de pudim de pão com banana. Ela é deliciosa, bem caseira, prática e, ainda por cima, perfeita pra transformar pão amanhecido numa sobremesa saborosa.
Cresci comendo o pudim de pão simples que a minha mãe aprendeu a preparar com a minha avó, que aprendeu com a minha bisavó, tanto que, pra mim, ele é o pudim de pão da minha bisavó. Pra esse pudim simples, eu uso pão, leite, ovos, manteiga, açúcar, canela (às vezes também junto cravo em pó e noz-moscada), uva-passa, baunilha e um toque mágico de vinho do Porto.
Só que um dia, depois de preparar a base de pão com ovos pro pudim, mas antes de juntar a uva-passa, eu reparei nas bananas bem maduras e pintadinhas que estavam na minha cozinha e resolvi usar as bananas no lugar das passas. Ficou tão bom, mas tão bom, que virou outra receita.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- pão amanhecido;
- açúcar;
- banana-nanica madura;
- leite;
- essência de baunilha (veja o nosso post sobre essências naturais caseiras?)
- canela em pau e em pó;
- sal;
- manteiga;
- raspas de limão;
- ovo.
A receita funciona com qualquer tipo de pão, mas com pães mais cascudos a textura do pudim fica ainda melhor.
Pro pudim de pão simples eu uso 1 e 1/3 de xícara de açúcar, mas no pudim de banana eu uso 1 xícara, quer dizer, um pouco menos, já que a banana é sempre bem doce. Ah, já fiz o pudim com mel no lugar do açúcar da frigideira e açúcar na massa e ficou uma delícia.
Faço o pudim com banana quando tenho banana bem madura em casa, daquela que fica com a casca toda pintadinha. Com banana mais verde a receita não fica tão saborosa.
Se você gosta de baunilha como eu, experimente preparar as suas essências naturais caseiras, não dá pra comparar com as artificiais que a gente encontra por aí.
Dá pra simplesmente juntar as rodelas de banana à mistura do pudim e assar, mas o resultado fica muiiiitttoooo !!!! melhor quando a gente aquece a banana com uma parte do açúcar e deixa dar uma leve caramelizada. Uso metade do açúcar na frigideira com a banana e metade na mistura do pudim.
Outra etapa importante é a preparação do refratário, só untando com manteiga e polvilhando com açúcar e canela a gente consegue uma casquinha deliciosa na base e nas laterais do pudim. Faz muita diferença, mesmo.
Gosto de comer o pudim ainda quente, morno ou em temperatura ambiente, só frio ou gelado é que não fica bom. Às vezes, eu faço e sirvo em seguida, mas também acontece de preparar até de véspera e aquecer no forno por uns minutos antes de servir.
Pudim de pão na geladeira não fica bom, ele pesa e a textura fica borrachenta. Um pudim simples fica perfeito em temperatura ambiente por uns 3 dias, mas com banana ele perde muito em textura depois de 2 dias.
Quanto ao refratário: decidi assar no refratário porque é mais prático e menos arriscado, ele vai do forno à mesa e evita decepções na hora de desenformar. A banana que carameliza às vezes gruda na fôrma e o pudim desmonta.
Usando o mesmo princípio, já preparei o pudim com outras frutas, como maçã, pera, abacaxi, pêssego, ameixa roxa e manga, só substituindo as 3 xícaras (chá) de banana pela mesma medida da fruta escolhida em pedaços.
Muitas vezes, sirvo só o pudim como sobremesa, mas ele vai bem com creme de leite em chantilly, sorvete de baunilha de verdade, com creme inglês (ensino como preparar na receita de como fazer sagu de vinho tinto com creme inglês) e com umas colheradas de iogurte natural bem cremoso.
Gosta de banana? Três ideias gostosas: receita muito fácil de sorvete cremoso de banana, bolo de banana caseiro e moqueca de banana da terra fácil e rápida.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de pão amanhecido em cubinhos, de preferência um pão mais pesado, como um italiano (umas 4 fatias grossas)
- 1 xícara de açúcar comum (150 g)
- 3 xícaras de banana-nanica madura em rodelas de 1cm (umas 6 bananas grandes)
- 2 xícaras de leite (480 ml)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 pedaço de uns 3 cm de canela em pau (ou pitadas das especiarias que quiser)
- 1 pitada de sal
- 25 g de manteiga em 4 pedaços
- 1 colher (chá) de raspas de limão
- 2 ovos
- Manteiga pra untar
- Açúcar e canela pra polvilhar
Preparo
- Coloque o pão numa tigela grande, reserve.
- Numa frigideira grande, metade do açúcar. Assim que começar a caramelizar, junte a banana, mexa pra envolver bem e deixe no fogo até o líquido secar e ela começar a dourar. Passe pra tigela do pão e reserve.
- Coloque o leite, a baunilha, a canela, o restante do açúcar e a manteiga na mesma frigideira e aqueça.
- Assim que ferver, despeje tudo sobre o pão, misture e deixe descansar por uns 10 minutos.
- Enquanto isso, aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com açúcar e canela um refratário médio.
- Junte as raspas de limão e os ovos à mistura do pudim, descarte a canela em pau e despeje no refratário.
- Asse o pudim por uns 45 minutos, até que esteja firme e bem dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
- Deixe amornar por pelo menos 15 minutos e polvilhe com açúcar e canela. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
- Se quiser, prepare o pudim com até 2 dias de antecedência, deixe fora da geladeira e sirva em temperatura ambiente ou aqueça no forno por uns 15 minutos.
Gosta de banana? Três ideias gostosas: receita muito fácil de sorvete cremoso de banana, bolo de banana caseiro e moqueca de banana da terra fácil e rápida.
NOTAS
Sem banana, o pudim dura uns 3 dias, mas com frutas ele se conserva por umas 24 horas.
6 Comentários
Ah! Eu busquei essa receita incansavelmente. Vou faze-la amanhã. Digo depois o sucesso que foi.
Encantada com suas historias e receitas. Gratidão pelo Ser que é voce.
Sonia, boa tarde!
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso jeito de contar histórias e de dar receitas. Tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação e mensagens como a sua são o nosso maior incentivo.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi Heloisa
Na receita clássica quando vc coloca o vinho do Porto?
Obrigada!!
Beijo
Christiane, boa tarde!
Na receita de “pudim de pão da minha bisavó” a gente acrescenta 2 colheres (sopa) de vinho do porto. Você pode experimentar acrescentar o vinho no pudim de banana, combina com certeza.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Os ovos são batidos antes de se juntar à massa de pão com banana?
Valter, boa tarde!
Não precisa bater os ovos separadamente, só juntar tudo e misturar.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, fotos e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô