A RECEITA DE QUENTÃO
Aqui vai uma boa receita de quentão, fácil de preparar e deliciosa.
Esse quentão bem perfumado com especiarias, como canela, cravo, gengibre e laranja é aquela bebida que tem tudo a ver com as noites frias. Ele é gostoso de beber, de segurar na caneca pra aquecer as mãos e é puro carinho.
Se o perfume de um quentão tradicional, que leva cravo, canela e gengibre, já é delicioso e conta pra vizinhança toda que tem arraial e São João, Santo Antônio e São Pedro por perto, imagine quando a laranja vai pro caldeirão. Já vi gente que jura que não gosta desse tipo de bebida experimentar e adorar.
Tem cachaça? Tem. É alcoólico? Sim. Mas a bebida ferve um tanto e boa parte do álcool vai embora, ficando na panela só um pouco de cachaça pra valer, o restante é sabor e perfume da própria cachaça com as especiarias, o gengibre e a laranja. Não é forte como muita gente pensa.
INGREDIENTES
Além dos ingredientes clássicos – canela, cravo, gengibre, açúcar e cachaça – eu capricho no perfume e no sabor dos cítricos.
Sugeri aqui usar laranjas, mas já preparei quentão com perfume de mexerica, limão ou de um mix de cítricos. Para conseguir as cascas, descasco a laranja usando um descascador de legumes, que retire apenas a parte colorida, que não amarga (se vem junto parte branca, eu retiro usando uma faca).
Umas 3 laranjas costumam ser suficientes pra dar o tanto de casca que a receita pede. E o suco a gente aproveita pra fazer um bolo de laranja simples.
A cachaça não precisa ser a melhor do mundo, tem apenas que ser correta. Se for ruim, o quentão será ruim. Como o álcool quase todo evapora, o que mais interessa é o sabor e o perfume da cachaça. Sem eles o quentão fica sem graça, com gosto de água perfumada, só isso.
O preparo
O preparo é simples e acontece direto no caldeirão e em pouco tempo.
Várias receitas dizem pra colocar tudo de uma vez na panela, deixar ferver por um tempo e servir.
Eu gosto de fazer só um tiquinho diferente. Coloco no caldeirão a água com o açúcar, as especiarias e as cascas da laranja; espero ferver e só nesse momento junto a cachaça. Então diminuo o fogo pro mínimo possível e deixo cozinhar sem ferver por uns 10 minutos (só ficam as bolhinhas nas laterais, mas não borbulha pra valer).
Com esses cuidados, o perfume fica intenso, a cachaça aquece, uma parte do álcool evapora, mas um tanto fica. O resultado é um quentão delicado e alcoólico na medida certa.
Outra coisa importante: prepare o quentão com no máximo 12 horas de antecedência, depois desse tempo ele já vai começar a amargar.
Outras receitas receitas deliciosas pro arraial: paçoca de carne seca da roça, amendoim torrado salgado da minha avó, quirera de milho cremosa com queijo, bolinho junino de carne, pastel caipira delicioso.
INGREDIENTES
- 12 fitas largas de casca de laranja, sem a parte branca, ou dos cítricos que quiser, como mexerica, limão
- 2 xícaras de água (480 ml)
- 2 xícaras de açúcar (300 g)
- 1 pedaço grande de canela em pau
- 1 folhas de louro
- 5 cm de gengibre em fatias grossas
- 1 garrafa de cachaça (aproximadamente 1 litro)
Preparo
- Num caldeirão, coloque as cascas dos cítricos, a água, o açúcar, a canela, o louro e o gengibre e aqueça, mexendo apenas até dissolver.
- Quando ferver, junte a cachaça. Coloque o fogo no mínimo pra que o álcool não evapore totalmente e, só com o quentão borbulhando de leve nas laterais, mantenha no fogo por mais uns 10 minutos, até ficar bem perfumado.
- Retire do fogo e sirva em seguida.
- Se quiser, prepare com até 12 horas de antecedência; depois disso, o quentão pode amargar.
A nossa receita de vinho quente bem perfumado e saboroso, que tem o toque diferente do anis, vai deixar o arraial ainda mais gostoso.
NOTAS
Pra variar, troque as cascas de laranja por de mexerica ou de limão cravo ou siciliano.
2 Comentários
Delícia 🤤
Elaine, que gostoso saber! Abraço, Helô