RECEITA DE ARROZ FRITO DA INDONÉSIA
Hoje vou ensinar como fazer nasi goreng, ou arroz frito da Indonésia, que é um mexido de arroz temperado com capim limão e gengibre que leva mais um monte de outras coisas gostosas.
A receita, que é pra lá de tradicional no sudeste asiático, tem tudo pra deixar mais emocionantes o almoço e o jantar de todo dia.
Comi um nasi goreng com camarões no início dos anos 1990 num restaurante em Amsterdam e adorei as misturas dos sabores, aromas e texturas num prato só.
No dia seguinte, fui atrás de uns livros de receitas da Indonésia, que naquele tempo eram totalmente desconhecidas por aqui.
Li um monte e experimentei várias possibilidades até chegar à receita de hoje, que na verdade é mais um método. Aprendendo como fazer e como usar o tempero básico e a forma de cozinhar cada ingredientes, dá pra fazer arroz frito com o que quiser e tiver em casa.
INGREDIENTES E PREPARO
Como acontece com a maioria das receitas do sudeste asiático, o tamanho da lista de ingredientes até assusta, mas depois de ler a gente vê que não é tão complicado.
O tempo da receita vai quase todo pras fases de separar os ingredientes e picar tudo. Com a preparação organizada, com tudo medido e nos mil potinhos, quer dizer, com a mise-en-place feita, a finalização no fogo é fácil.
A base da receita é o arroz já cozido, com os grãos firmes e bem soltinhos, de preferência aquele que sobrou da refeição anterior.
Quando mais gelado e soltinho estiver o arroz, melhor ficará o mexido, pois ele mantém a forma e a textura por mais tempo enquanto fica na frigideira com os outros.
Na Indonésia, na Tailândia e no Vietnã, o arroz costuma ser o de jasmim, que é perfumado e firme, mas a receita fica deliciosa com o nosso arroz branco de todo dia.
Como a receita funciona como prato único e o arroz é a base do prato, calcule 1 xícara de arroz cru, que rende umas 3 xícaras de arroz cozido e pronto, pra 2 pessoas.
Os outros ingredientes, como cenoura, pimentão e vagem, são só uma base, dá pra trocar por outro legume que se tenha em casa ou que faça mais sucesso na sua casa. É o de sempre, quem ama cenoura e tem cenoura em casa usa mais cenoura, ou deixa de lado a vagem e coloca abobrinha.
Pra enriquecer o prato, além dos legumes, é comum acrescentar sobras de frango ou de porco cozido ou assado em lascas, tiras de omelete, camarões ou mariscos cozidos na água ou cubos de tofu.
Tudo é picado miudinho e de jeito uniforme pra cozinhar rápido em fogo forte. Os legumes ficam levemente cozidos, mantendo a cor viva e a textura firme, outros só tostam ou aquecem por fora.
O preparo começa com a pasta de temperos, que dá a base de sabor e de aroma do nasi goreng. Vai bastante coisa nele, mas é só bater tudo no liquidificador ou no processador até obter uma pasta.
Depois do tempero, eu cuido da cebola frita e sequinha que vai por cima do mexido pronto. Comi versões de nasi goreng com e sem cebola frita e com ela o mexido fica muito melhor.
Dá pra cortar as cebolas, passar os anéis na maisena, fritar no óleo até dourar, escorrer sobre papel e guardar num pote por até 6 horas. No post sobre a cebola frita sequinha e deliciosa eu falo mais sobre a receita e dou várias dicas.
A escolha da frigideira é fundamental pro sucesso da receita. Ela tem que ser larga e espaçosa pra tudo ter como acontecer dentro dela. Uma wok grande é a melhor solução, mas se não tiver uma frigideira grande pra fazer tudo junto, faça a parte do refogado da receita em duas partes.
Pro mexido, eu aqueço bem a wok ou frigideira grande escolhida, junto o óleo, acrescento o alho, a cebola, o pimentão e espero murchar e perfumar.
Mantendo o fogo alto, acrescento a cenoura, a vagem, a abobrinha e uma pitada de sal. Quando os legumes estiverem começando a amaciar, mas ainda mantendo textura firme, junto o tomate, o frango e o tempero, misturo bem e espero aquecer.
Acrescento o arroz e o broto de feijão, misturo pra envolver bem e deixo aquecer. Junte o shoyu, o açúcar, o limão, a cebolinha e a pimenta, ajuste o sal e retiro do fogo.
Na hora de servir, basta colocar o mexido numa tigela, espalhar por cima amendoim torrado e salgado picado, coco ralado tostado, gergelim e cebolas fritas e finalizar com um ovo frito com gema mole. Pra dar frescor, tem gente que ainda finaliza com rodelas de pepino e de tomate.
Pra servir numa festa, só montar mini porções e trocar o ovo de galinha pelo de codorna, fica lindo.
Outras receitas do sudeste asiático: filezinho de peixe thai com leite de coco, sopa thai com cogumelo e coco, salada thai de macarrão fininho e carne e espetinho de frango com molho satay.
Tempero Cebola Mexido Outras receitas do sudeste asiático: filezinho de peixe thai com leite de coco, sopa thai com cogumelo e coco, salada thai de macarrão fininho e carne e espetinho de frango com molho satay. Se quiser, deixe o frango de lado e acrescente cogumelos ou floretes cozidos, mas firmes, de brócolis ou de couve-flor.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS