FILÉ MIGNON RECHEADO COM PRESUNTO CRU E PESTO DE MANJERICÃO
O filé mignon recheado com presunto cru e pesto de manjericão vai bem como prato principal de um jantar mais chiquezinho do dia a dia e de uma mesa de festa, como Natal, ano novo, dia das mães, dia dos pais. Ensinei a receita numa das primeiras aulas no Atelier Gourmand, no meu primeiro livro Cozinhando para Amigo (2005) e o sucesso sempre foi grande.
A carne recheada fica linda, saborosa e é ainda é bem prática, pois dá pra montar o rocambole com algumas horas de antecedência, deixar na geladeira e assar antes de servir.
Eu gosto de mostrar que, aprendendo a abrir a carne em manta, dá pra variar bastante os recheios e ter sempre pratos novos à mesa. Sugeri rechear com molho pesto de manjericão e com fatias de presunto cru, mas nada impede que se recheei com qualquer outra coisa, como cogumelos refogados, cebolas caramelizadas, tomates ou legumes assados e temperados, queijos variados, azeitonas e alcaparras, além das ervas que preferir.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- manteiga em temperatura ambiente;
- molho pesto de manjericão;
- mel;
- filé-mignon bem limpo e tirado da parte mais grossa e central da peça;
- suco de limão;
- queijo parmesão ralado;
- presunto cru em fatias finas;
- vinho branco;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino;
- palitos ou barbante pra manter a carne enrolada.
Pra fazer a manta da carne, eu uso a parte central e uniforme da peça de filé-mignon. Dá pra comprar esse pedaço pronto, mas quase sempre vale a pena comprar a peça inteira já bem limpa, dividir e usar em outras receitas
Quando compro uma peça inteira, eu separo a ponta mais fina e corto em tirinhas pra fazer um estrogonofe de carne , uso a cabeça pra bifes, deixo a parte central pra receita de hoje e junto as miudezas com peles e nervos pra preparar um mini caldo.
Antes de abrir a manta da carne, eu separo os ingredientes todos e a montagem fica mais fácil. Misturo numa tigelinha 1/3 da manteiga com o pesto, o mel e reservo.
Com uma faca afiada, e fazendo um movimento em espiral, abro a carne no sentido do comprimento pra conseguir uma manta bem retangular e com mais ou menos 1 cm de espessura. Não é grave se ficar um pouco mais grossa ou mais fina num ponto, acontece sempre.
Cubra a carne com um saco plástico de freezer, só pra não machucar demais o filé, e bato com um batedor pra acertar a espessura. Polvilho com sal e pimenta dos dois lado e espalho o limão em toda a superfície.
Coloco a manta aberta sobre uma tábua com a face lisa pra baixo e a cortada pra cima, cubro com uma camada da pasta de manteiga com pesto, polvilho com o queijo e forro com as fatias de presunto. Enrolo como um rocambole e espeto com palitos ou amarro com barbante pra manter a forma. Dá pra preparar o rocambole com até 6 horas de antecedência e deixar na geladeira.
Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto). Sobre a chama do fogão, aqueço a manteiga restante e um fio de azeite numa assadeira pequena e que possa ir ao forno.
Mantendo o fogo bem alto, douro rapidamente a carne de todos os lados. Levo ao forno e asse por uns 15 a 20 minutos, até que, perfurando o centro da carne com uma faca, a lâmina saia morna e suba um líquido rosado (para “ao ponto”, com a carne bem rosada por dentro).
Transfiro a carne pra travessa de servir e cuido do molho. Coloco a assadeira sobre a chama do fogão, junto o vinho e mexo com a colher de pau para soltar o que estiver colado ao fundo. Deixo o molho encorpar por uns minutos, descarte o excedente de gordura com uma concha ou colocando 2 folhas de papel absorvente na superfície pra que ele chupe a gordura e acerto o sal e a pimenta. Coloco o molho ao redor da carne e pra mesa!
Ideias pra acompanhar: arroz branco de todo dia, batatas estampadas com ervas, purê de batata simples, farofa de castanhas nossas, caponata siciliana tradicional, salada caesar clássica e salada francesa de batata.
Ideias pra acompanhar: arroz branco de todo dia, batatas estampadas com ervas, purê de batata simples, farofa de castanhas nossas, caponata siciliana tradicional, salada caesar clássica e salada francesa de batata. Pra adiantar a vida, prepare o rocambole com até 6 horas de antecedência e deixe na geladeira. Uma hora antes de servir, aqueça o forno, doure a carne no fogo e asse.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Olá Na Cozinha da Helo, só de ver as fotos desse Filé Mignon recheado com presunto cru e pesto e manjericão fiquei com a boca cheia de água, rsrs …. parabéns e sucesso..
Quer aprender a fazer os melhores Brigadeiros Gourmet da sua cidade?
Acesse esse link e aproveite: https://bit.ly/facamelhoresbrigadeirosgourmetcidade
Flávio, boa noite, que bom que gostou!
A gente adora brigadeiro.
Abraço!
Olá! Amo suas receitas, você transmite seu conhecimento e amor através delas! Fala pra mim: quando você fala em preparar o rocambole com antecedência, será que posso também fazer a selagem da carne no fogo com antecedência, faltando só levar ao forno mesmo? Obrigada!
Priscila, bom di!
Bom saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô. Tudo aqui é feito com muito carinho.
Pode sim selar a carne com antecedência e apenas levar ao forno antes de servir.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô