BARRINHA DE CEREAL SALGADA
Tem receita que a gente fica experimentando, testando, mexendo e remexendo até chegar ao resultado uau e foi isso que aconteceu com essas barrinhas de cereais e sementes com tomate.
Há uns anos, vi uma receita de barrinha de cereal salgada numa revista americana, achei interessante, anotei num dos meus sei lá quantos cadernos e ela ficou por lá.
Até que, num dia em que comprei uma lata de extrato de tomate pra usar só uma colher de sopa e queria fazer mais alguma outra com ela, resolvi pensar e acabei me lembrando da barrinha de cereal salgada. Aquela receita anotada não tinha nada de tomate, mas achei que poderia ser interessante.
Fiz uns 3 testes (tive até que comprar mais uma latinha do extrato) e cheguei à versão dessa barrinha salgada bem rústica, cheia de sementes e cereais, bem saudável, muito diferente, nutritiva e linda. Eu amei e todos em casa também.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer a receita:
- aveia em flocos (se for intolerante ao glúten, procure uma aveia com selo de sem glúten pra garantir);
- gérmen de trigo ou farinha de linhaça (pra versão sem glúten, use a farinha de linhaça);
- semente de abóbora descascada e torrada;
- semente de girassol descascada e torrada;
- amêndoas inteiras e com pele;
- folhas de manjericão;
- folhas de alecrim;
- gergelim claro e escuro (ou só um tipo se preferir);
- sal;
- extrato de tomate:
- azeite de oliva;
- água;
- flor de sal pra salpicar.
- opcional: 2 colheres (sopa) de queijo parmesão:
A massa é feita com várias coisas, tem aveia, gérmen de trigo ou farinha de linhaça, sementes de abóbora e de girassol, gergelins claro e escuro, amêndoas, extrato de tomate, parmesão (opcional), manjericão e alecrim.
Primeiro, eu dou uma leve triturada na aveia e no gérmen de trigo com as sementes, os gergelins, a amêndoa, o manjericão e o alecrim no liquidificador ou no processador.
Depois, coloco essa farofa num tigela, junto o extrato de tomate, o parmesão, o azeite e água o bastante pra ligar os ingredientes e conseguir uma massa macia.
Em seguida, abro um retângulo com a massa sobre um pedaço de papel manteiga anti-aderente, do tipo assa fácil e que não gruda mesmo, pra assar como uma placa, que só será cortada depois de assada e já fria. Já assei sobre tapete de silicone e dá super certo, só precisa descartar antes de cortar as barrinhas pra não arriscar de cortar o silicone.
Depois de cortada, as barrinhas de cereais e sementes com tomate ficam um pouco grossinhas, crocantes e deliciosas, lembrando aqueles pães chatos escandinavos, como o nosso pão crocante finlandês com muitas sementes.
Elas se conservam bem num pote fechado por até 3 dias, depois começam a amolecer.
Duas ou três barrinhas valem por um lanche e fazem bonito em qualquer bandeja de petisco com queijo, ricota fresca cremosa, tofu cremoso com ervas, de uma tapenade deliciosa bem clássica de azeitonas pretas e da caponata siciliana tradicional.
A receita ainda deixa bem felizes intolerantes ao glúten, à lactose, veganos e vegetarianos, que só precisam confirmar as composições dos ingredientes. E também pode ser um presente pra eles, que muitas vezes têm menos opções de lanchinhos e petiscos.
Outras receitas gostosas com tomate: manteiga temperada com tomate e tomilho, crumble de tomate com crosta de parmesão e ervas, compota de tomate deliciosa e prática, como fazer uma pasta de tomate deliciosa e tomates rústicos com ervas da Helô.
Receita diferente, né? Vale a pena experimentar!
Outras receitas gostosas com tomate: manteiga temperada com tomate e tomilho, crumble de tomate com crosta de parmesão e ervas, compota de tomate deliciosa e prática, como fazer uma pasta de tomate deliciosa e tomates rústicos com ervas da Helô. As barrinhas são deliciosas como lanche saudável e vão bem com ricota simples caseira ou temperada com ervas como aperitivo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS