RECEITA DE PIÑA COLADA
Hoje é dia de ensinar como fazer piña colada ou drink de abacaxi e rum que é tropicalíssimo e totalmente verão. Apesar de ser considerada a bebida nacional de Porto Rico, ela faz um sucesso imenso em quase toda a América Central e é puro Caribe.
A receita tem jeito de praia, vai bem em qualquer dia quente e sempre agrada, pois tem muita gente que adora bebidas adocicadas com abacaxi, leite de coco e rum. Ainda mais quando se faz em casa e dá pra adoçar mais ou menos e caprichar ou diminuir o tanto de rum, dá até pra fazer sem álcool pra quem não bebe.
OS INGREDIENTES E O PREPARO
A receita leva só abacaxi, leite de coco, açúcar, rum e gelo.
Fui pesquisar bastante e encontrei algumas possibilidades bem diferentes e fui testar.
Muita gente apenas bate o abacaxi fresco picado, ou suco de abacaxi, com leite de coco e rum no liquidificador, adoça a gosto e bate mais um pouco já com os cubos de gelo. Depois coloca nos copos, decora com uma cereja ou pedaços de abacaxi e serve em seguida.
Testei e ficou bom, mas queria um coquetel mais emocionante e continuei experimentando.
Fiz uma receita que pedia pra bater no liquidificador os pedaços de abacaxi maduro, o leite de coco com açúcar a gosto, o rum e bastante gelo até ficar um suco bem cremoso.
Em seguida, falava pra levar o copo do liquidificador com o suco ao freezer por 30 minutos, bater de novo e servir um drinque cremoso e geladíssimo. Já ficou bem melhor!
A outra versão, que foi a escolhida, é ainda prática e dá um drink – ou drinque – delicioso. É prática porque, apenas com um tiquinho de planejamento, a gente pode servir uma piña colada deliciosa em minutos.
O pulo do gato é o seguinte: com pelo menos 3 horas ou até com 1 semana de antecedência, a gente descasca e corta em pedacinhos um abacaxi bem doce e maduro. Depois coloca tudo num saco plástico pra congelamento e leva pro freezer.
Na hora de servir, só bater no liquidificador o abacaxi congelado com o leite de coco, açúcar a gosto e o rum até virar um suco cremoso, juntar o gelo, bater mais um minuto e servir.
O rum, que é a bebida utilizada pra piña colada tradicional é um destilado preparado a partir do melaço da cana-de-açúcar.
Na falta de rum, embora não seja a mesma coisa, use a nossa cachaça, que também é um destilado feito da cana-de-açúcar, só que vindo da garapa, que é o suco não cozido.
Procure um abacaxi bem maduro e muito doce, pois ele é a base de tudo e faz toda a diferença no coquetel, e também capriche no leite de coco.
Viu como fazer piña colada é fácil de fazer?
Outras bebidas refrescantes de verão: como fazer caju amigo, como fazer caipirinha de limão, refresco de vinho rosé e morango.
INGREDIENTES
- 1 abacaxi pequeno e bem maduro
- 200 ml de leite de coco (normalmente 1 garrafinha)
- ½ xícara de rum (120 ml)
- 1/2 xícara (chá) de açúcar (75 g, aproximadamente)
- 12 cubos de gelo
Preparo
- Descasque o abacaxi, reserve uns 12 pedacinhos pra decorar, pique o restante em pedaços pequenos e coloque num saco plástico pra congelamento.
- Leve o saco com o abacaxi pro freezer por pelo menos 3 horas e até por 1 semana (os pedacinhos da decoração também podem ser congelados).
- Quinze minutos antes de servir a piña colada, coloque no liquidificador o abacaxi congelado, o leite de coco, o rum e bata por 1 minuto. Experimente e adoce a gosto.
- Acrescente os cubos de gelo e bata até conseguir um suco esbranquiçado e levemente cremoso.
- Transfira o coquetel pra 6 copos médios, por cima coloque ou na borda do copo coloque os pedacinhos de abacaxi reservados e sirva imediatamente, geladíssima mesmo.
Outras bebidas refrescantes de verão: como fazer caju amigo, como fazer caipirinha de limão, refresco de vinho rosé e morango.
NOTAS
Preparando o abacaxi congelado com até 1 semana de antecedência, dá pra finalizar a piña colada e servir em no máximo 15 minutos.