RECEITA DE FIGO EM CONSERVA NO AZEITE COM ALECRIM
Hoje vou ensinar a receita de uma conserva turca de figos no azeite que é o máximo, deliciosa mesmo e eu adoro.
Meus livros de cozinha são vividos, lidos e relidos, cheios de anotações e manchados de manteiga e de chocolate. Quem entra na biblioteca leva um susto com a aparente desarrumação, mas não ligo, o que importa é que me acho, encontro qualquer livro rapidinho (e são uns 3 mil!), e consigo me lembrar do livro com a receita x ou a dica y ou conta a história z.
Uns são tão queridos que passam tempos fora das prateleiras, e isso sempre acontece com um livro antigo e surrado, que encontrei por acaso num bouquiniste em Paris e com histórias, receitas e dicas de avós gregas e turcas.
Num cantinho de página, uma senhora de Izmir, a região que é o paraíso dos figos, dizia que vinha de uma família que produzia e vendia figos frescos e secos há gerações e gerações. Falava que, além dos incir tatlisi, figos recheados com nozes e creme espesso, ela cresceu preparando figos secos no azeite com orégano ou alecrim pra comer a qualquer hora ou na refeição.
Ela explicava como fazia os tais figos, mas sem dar uma receita certinha. Como amo figos e azeite e sempre tenho uns secos em casa, fui experimentar. Confesso que poucas vezes fiquei tão maravilhada com uma receita, então escrevi e incorporei os figos à vida.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena e fácil de providenciar:
- figos secos;
- alecrim ou orégano fresco ou seco;
- vinagre balsâmico;
- azeite de de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
O método é simples. Enquanto o forno aquece a uns 180ºC (médio), eu afervento os figos por uns 2 minutos, depois escorro e coloco numa assadeira pequena.
Em seguida, tempero os figos com sal e pimenta-do-reino, junto o alecrim ou o orégano, o vinagre e azeite de oliva o bastante pra lambuzar bem e levo pro forno. Asso os figos por uns 30 minutos, até que fiquem brilhantes, levemente dourados e bem perfumados, só isso.
São deliciosos quentes, mornos ou em temperatura ambiente. Deixam uma salada de folhas com jeito de festa (nem de outros temperos a salada precisa), acompanham um. pernil assado e perfumado de festa ou um pernil de cordeiro assado francês, ficam perfeitos em sanduíches com sobras de qualquer uma das receita de pernil, vão bem na receia do pilaf de arroz com lentilha e frutos secos e com o couscous marroquino com castanha, cenoura e cebola caramelizada.
E também ficam perfeitos num aperitico com queijos, tanto com os mais frescos, como com os mais fortes, como roquefort e gorgonzola, e até com uma bola de sorvete de baunilha de verdade.
Se quiser, coloque os figos num pote de vidro, escreva uma etiqueta com um laço e dê de presente no Natal.
INGREDIENTES
- 24 figos secos
- 1 colher (sopa) de alecrim, fresco de preferência
- 1/4 xícara de vinagre balsâmico (60ml)
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio) e separe uma assadeira pequena.
- Coloque os figos inteiros numa panela com água até cobrir, ferva por 2 minutos, escorra e passe pra assadeira.
- Polvilhe com sal e pimenta, junte o alecrim e o vinagre, besunte com azeite e asse por uns 30 minutos, até que estejam brilhantes, levemente dourados e perfumados.
- Sirva em seguida ou guarde os figos por até 3 dias num pote fechado na geladeira e, se for o caso, aqueça na hora de servir.
Gosta de figo? Aqui Na Cozinha da Helô tem a compota de figo maduro caramelizado, a torta francesa de figo e amêndoa, que é o máximo, o picolé de figo com iogurte e mel delicioso e o confit perfumado de figo que sempre faço e entra na receita do bolo de figo e nozes delicioso.
NOTAS
Se quiser, coloque os figos num pote de vidro, escreva uma etiqueta com um laço e dê de presente no Natal.