RECEITA DE BISCOITO CROCANTE COM CARAMELO E CHOCOLATE
Essa receita de biscoito crocante com caramelo e chocolate, que é conhecido por millionaire shortbread ou caramel shortcake, arrasa sempre.
Afinal de contas, um biscoito feito com uma base crocante e amanteigada coberta com a camada farta de caramelo com gostinho de baunilha e cobertura de chocolate meio amargo com cristais de flor de sal não poderia ser diferente.
O doce é “doce”, mas todo mundo pode se dar ao luxo de comer um pedaço de vez em quando e ser feliz.
Como eu conheci o biscoito
Há muitos anos, quando estive na Inglaterra pela primeira vez, mordi um millionaire shortbread e amei os contrastes de sabores e do crocante esfarelento do biscoito amanteigado. Ainda tinha o cremoso puxa-puxa do caramelo e a casquinha de chocolate. Ele era firme na primeira dentada, mas que se desmanchava em seguida.
Apesar de ter guardado tudo isso na memória, eu não fui atrás da receita e o tempo passou. Até que a Ana, minha filha mais nova e super companheira de tudo, veio me mostrar umas receitas das barrinhas crocantes de caramelo e chocolate, que seriam versões caseiras do “twix” da Mars.
Eu me lembrei do millionaire e juntei as receitas dos “twix” e as clássicas de millionaire dos meus livros ingleses e a gente foi pra cozinha cheias de ideias, dicas e vontade de chegar à receita dos sonhos.
As primeiras fornadas foram decepcionantes, bem desproporcionais entre as camadas de massa, caramelo e chocolate, ou com camadas doces em excesso ou até sem sabor.
A gente começou a retestar, mesclar receitas e lá se foram mais algumas assadeiras pro forno, isso por mais de uma semana. O cheiro de caramelo tomou a casa inteira e tinha prato com biscoito pra tudo o quanto é lado. Quem chegava tinha que experimentar uns diferentes pra comparar e dar opinião.
Até que a gente chegou ao biscoito perfeito e é esse que eu vou te ensinar a preparar agora. A Ana adorava o biscoito e eu sempre fazia pra ela…
É tão bom que já me deu vontade de comer e vou também pra cozinha fazer uma receita assim que terminar o post.
A RECEITA E AS DICAS VALIOSAS
A lista de ingredientes:
- manteiga;
- açúcar;
- sal;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- farinha de trigo;
- açúcar mascavo;
- glicose de milho;
- creme de leite fresco;
- chocolate meio amargo;
- óleo vegetal;
- flor de sal.
Primeiro eu sempre faço a massa, que deve descansar antes e depois de assar.
Numa tigela, misturo o açúcar, a manteiga, o sal e a baunilha até obter um creme, depois junto a farinha e mexo até conseguir uma massa homogênea e que descole das mãos.
Espalho a massa numa assadeira pequena forrada com papel manteiga anti-aderente, do tipo assa fácil, e levo à geladeira por meia hora.
Em seguida, asso a placa de massa até por uns 25 minutos, até perder o jeito de massa crua e começar a dourar, mas sem firmar completamente.
Enquanto a massa esfria, eu faço o caramelo. Aqueço a manteiga, o açúcar comum e o açúcar mascavo, o creme de leite, a baunilha e o sal numa panelinha e mexo até dissolver, depois deixo cozinhar, misturando de minuto em minuto, até surgirem bolhas bem grandes e a calda ficar com a cor de café com leite e encorpada.
Pra verificar o ponto, coloco meia colher de chá da mistura numa xícara com água bem gelada, conto até 30 e tento juntar o creme com as pontas dos dedos pra formar uma bolinha firme e consistente. Se ainda estiver mole, volto ao fogo por mais uns minutos e testo de novo.
Daí vem um super pulo do gato: despejo o caramelo QUENTE sobre o biscoito e movimento a assadeira pra espalhar e conseguir uma camada uniforme. Em seguida, geladeira por 10 minutos pra firmar.
Durante o descanso do caramelo já com o biscoito, preparo a cobertura de chocolate. Derreto o chocolate numa tigela por uns 2 minutos no micro-ondas, depois junto o óleo, mexo até que o chocolate ficar liso e cremos, então espalho sobre o caramelo já mais firme e quase em temperatura ambiente.
Cubro com filme plástico e volto com doce vai pra geladeira por uns 15 minutos, ou até o chocolate começar a endurecer. Antes dele endurecer de vez, salpico a superfície com a flor de sal e volto pra geladeira por mais uns 45 minutos pra firmar de vez antes de cortar.
Em seguida, eu solto o doce da assadeira puxando pelas laterais do papel, mergulho a lâmina de uma faca lisa em água fervente, seco bem e divida a placa nuns 30 pedaços. Os pedaços podem ser quadrados, retângulos ou o que der, pois vira e mexe eles dão umas quebradas.
Quer dizer:
- é claro que a massa precisa estar bem assada, mas tem que ficar clarinha pra ser macia o bastante pra dar um bom millionaire;
- o ponto do caramelo é fundamental pra receita dar certo, o doce não tem tanta graça quando ele fica duro e acaba se desmontando se ele fica cremoso demais;
- o caramelo tem que ser despejado ainda quente sobre a base de biscoito, já que ele endurece e não se espalha quando começa a amornar e, também, não gruda direito e não acaba se descolando;
- a flor de sal salpicada sobre o chocolate deixou o doce ainda mais especial, não deixe de usar.
As fotos da Ana ficaram tão escandalosamente divinas que não resisto e sempre preparo mais uma mais outra receita desse biscoito.
Uma guloseima perfeita pro lanche, pra sobremesa, pra um piquenique e também pra presentear.

Você adora chocolate? 3 sugestões de receitas deliciosas: mousse de chocolate, bolo de chocolate com cobertura cremosa e chocolate quente cremoso.
Massa Caramelo Cobertura e finalização Você adora chocolate? 3 sugestões de receitas deliciosas: mousse de chocolate, bolo de chocolate com cobertura cremosa e chocolate quente cremoso. O contraste do chocolate meio-amargo, ou amargo, e do caramelo é bem importante, mas use chocolate ao leite se preferir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
MELHOR BISCOITO QUE ALGUÉM PODE COMER NA VIDA.A FLOR DE SAL È FUNDAMENTAL.
Amanda, baa tarde!
Esses biscoitos são realmente tentadores, arrasam. Pra gente, que faz tudo com muito carinho e muita dedicação, comentários como o seu são deliciosos de receber. Também é bom demais saber que você usou a flor de sal, pois ela faz a diferença.
A gente tem muitas receitas gostosas pra você experimentar.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde Helô!
Queria saber se você tem a temperatura exata do caramelo para ficar no ponto perfeito 🙂
Oi Thaíla, tudo bem?
Sobre a temperatura: mais ou menos 110ºC. Estou na fazenda, fui até pra cozinha pensando em conferir pra você, mas vi que esqueci o termômetro em São Paulo. Como ele tem que ficar puxa-puxa, essa temperatura dá certo. As temperaturas muito altas que a gente tem pra caramelo (até 180ºC), são pra conseguir ponte de bala quebradiça, como se fosse pra fazer pé-de-moleque.
Qualquer coisa, só falar.
Abraço, Helô