RECEITA DE BOBÓ DE CAMARÃO
Chegou o dia de aprender como fazer um bobó de camarão fácil e delicioso. É a pura cozinha baiana com aqueles sabores, aromas, cores e texturas que são incríveis e deixam a mesa com cara de festa.
O sucesso é garantido: camarão já é meio que palavra mágica, só de falar nele muita gente já fica com os olhos brilhando, e com bobó essa alegria só aumenta. O fato é que, mal a gente fala que tá na mesa que todo mundo já vem se servir, depois come feliz e não sobra nada, é sempre assim.
Além desse sucesso garantido, o que importa é saber que a receita é muito fácil de preparar e que, com um pouco de organização, no dia de servir tudo se resolve bem rápido.
OS INGREDIENTES
Pra preparar o bobó, a gente precisa de:
- camarão médio já limpo, mas com as cascas separadas pra fazer o caldo;
- cebolas;
- alho;
- louro, coentro ou salsinha e cebolinha;
- mandioca;
- pimentão vermelho;
- tomate (polpa, pelati ou maduro picado);
- leite de coco
- azeite de dendê ou de oliva
- sal, pimenta-do-reino e pimenta em conserva ou molho de pimenta.
Quando posso, uso camarão médio, que tem bastante sabor, dá textura de camarão e fica perfeito pra fazer pratos ensopados e cremoso. Mas já fiz bobós deliciosos com os menores, que também são gostosos e mais acessíveis, até com sete barbas ou algum outro miudinho.
E, sinceramente, se tenho camarões grandes e lindos, deixo pra usar numa receita de frigideira, acho que não vale a pena fazer bobó com eles.
Ainda falando no camarão, gosto de lembrar que nada como usar camarão fresco e cru ou um congelado de um bom fornecedor. Esses congelados já pré-cozidos que a gente encontra em saquinhos nos balcões dos mercados nunca têm muito gosto e vira e mexe ainda ficam borrachentos.
Pra facilitar a vida, costumo comprar o camarão inteiro de uma peixaria que já limpa tudo na hora e saio com um pacote de camarão limpo pronto pra entrar na panela, e um com as cascas pra fazer um caldo.
Quantidade de camarão: é sempre bom lembrar que um 1 kg de camarão inteiro e com casca rende mais ou menos a metade do peso em camarão limpo. Pra receita, como a gente precisa de uns 800 g de camarão limpo, o ideal é comprar uns 2 kg de camarão inteiro.
Também é bem importante falar que pra conseguir um camarão gostoso e macio a gente precisa acreditar que o tempo dele no fogo é sempre muito rápido. Camarão mudou de cor e de textura, perdendo o jeito de camarão cru, está pronto.
Se ele continua no fogo, passa do ponto e vira borrachinha, não tem jeito. É por isso que o refogado do bobó acontece tão rápido, mal leva 10 minutos. E, no caso do bobó, gente ainda tem que pensar que o camarão ainda vai ficar no fogo por mais uns 10 minutos com o creme de mandioca e os temperos.
O bobó clássico leva camarão e mandioca, mas já fiz bobós deliciosos com bacalhau no lugar do camarão e até com abóbora também substituindo o camarão pra deixar uma amiga vegetariana feliz.
E, pra virar, já preparei a receita com mandioquinha e todo mundo adorou, o adocicado vai bem com o camarão e com os temperos. Pra ganhar tempo, compre mandioca já descascada, pronta pra cozinhar.
Os baianos não abrem mão do dendê, que é delicioso, mas é forte, e o os não baianos têm duas possibilidades, usar meio dendê, meio oliva, ou só oliva. Eu uso os dois, adoro dendê.
Pra temperar, uso cebola, alho, pimentão, tomate, que pode ser polpa, pelati ou fresco maduro, sal, pimenta-do-reino, as ervas frescas e pimenta fresca ou em conserva.
Eu adoro coentro e fico com a dupla coentro e cebolinha. Acho que sempre vale a pena provar coentro de novo, mas se não gostar mesmo dá pra usar salsinha no lugar.
Daí vem a pimenta, que muita gente ama, mas tem gente que não gosta e até diz que detesta. Eu acho detestar um pouco cruel com a pimenta, mas cada um é um e a gente tem que respeitar.
Bobó baiano tem bastante pimenta e ela deixa o prato perfeito, dá muito sabor e aroma, e os baianos nem pensam em comer sem ela. Quem não gosta do ardor da pimenta pode dar um leve sabor e o aroma da pimenta usando pimenta de cheiro, que é suave, ou biquinho, que não arde nada.
O PREPARO – AS ETAPAS E OS CUIDADOS PRA CONSEGUIR O BOBÓ PERFEITO
Já comi muito bobó sem graça e desses eu não gosto mesmo. É triste, mas só de levar uma colherada à boca, já dá pra sentir que faltam gosto, aroma e textura.
Os motivos são sempre os mesmos: o cremoso que só vem de mandioca cozida com água, o refogado não foi feito pra valer e falta de tempero e o camarão cozinhou demais ou cozinhou direto no creme.
Pra conseguir um bobó saboroso pra valer, eu preparo a receita em 3 etapas, que são simples, só pedem um pouco de tempo, e elas fazem toda a diferença entre o bobó básico e sem graça e o bobó incrível. E o tempo nem é tanto assim, dá pra resolver tudo em 2 horas.
Mas essas 2 horas não precisam acontecer no dia de servir, dá pra se organizar e cozinhar a mandioca e o caldo de véspera e dá pra deixar os temperos da finalização já picados na geladeira. Desse jeito, tudo se resolve com facilidade e rápido e a receita fica perfeita pra receber.
Pro caldo, rego o fundo de uma panela média com um fio de azeite de dendê e douro metade da cebola e do alho. Junto as cascas do camarão bem lavadas, cubro com a água, acrescente o louro e deixo ferver por 20 minutos, depois disso, as carcaças começam a soltar um gosto de areia.
Quando não consigo cascas de camarão, compro um peixe pequeno, como uma pescadinha, faço um mini caldo e uso no bobó.
Nesse ponto, é eu desligo o fogo, passo o caldo pela peneira, descarto as cascas, volto com ele pra panela e coloco a mandioca pra cozinhar no caldo. A mandioca fresca e da época de mandioca cozinha no máximo 40 minutos e a mais velha pode levar 1 hora ou mais.
Quando a mandioca fica macia e se desmanchando, eu desligo o fogo, deixo amornar por uns minutos e bato tudo no liquidificador. Com esse purê pronto, só fica faltando a finalização.
Pra ganhar tempo, eu costumo preparar o refogado do camarão enquanto o purê de mandioca amorna.
Numa panela grande, eu aqueço mais um fio de azeite de dendê, douro o restante da cebola e e o pimentão, depois junto o alho, espero perfumar e acrescento o camarão. Quando o camarão muda de cor e de textura, eu junto o tomate e o leite de coco e espero ferver.
Em seguida, eu junto o purê de mandioca, acerto o sal e a pimenta, deixo ferver por mais 5 minutos, misturo o coentro e a cebolinha e a pimenta e passo pra uma sopeira ou pra uma tigela grande e sirvo.
Pra acompanhar, nada como arroz branco de todo dia, farofa amarelinha de dendê e salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Quando quero deixar a mesa linda de um jeito simples, coloco pimentas coloridas numa cesta de palha ou numa peneira e faço um arranjo com um maço de salsinha ou de coentro.
No vídeo que eu fiz pro canal do youtube, eu mostro como fazer o bobó passo a passo. Que tal assistir?

INGREDIENTES
- 800 g de camarão médio, limpo e sem casca (reserve as cascas lavadas pro caldo – 1,5 kg de camarão inteiro e com casca)
- 2 cebolas médias em cubinhos (300 g)
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 folha de louro
- 2 xícaras de água (480 ml)
- 500 g mandioca ou mandioquinha, descascada e em rodelas de uns 2 cm
- ½ xícara de cubinhos de pimentão vermelho (1/4 de pimentão)
- ½ xícara de polpa de tomate ou tomate pelati ou tomate maduro picado (120g)
- 200 ml de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de coentro e cebolinha picadinhos (2 ramos)
- Azeite de dendê e/ou azeite de oliva
- Pimenta-vermelha em conserva ou molho de pimenta pra servir
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
CALDO
- Pro caldo, regue o fundo de uma panela média com um fio de azeite de dendê e doure metade da cebola e do alho. Junte as cascas do camarão, cubra com a água, acrescente o louro e deixe ferver por 20 minutos (depois disso, as carcaças começam a soltar um gosto de areia).
- Passe tudo por uma peneira, descarte as carcaças e volte com o caldo coado pra panela.
PURÊ DE MANDIOCA
- Junte a mandioca (ou mandioquinha) ao caldo e cozinhe até ficar bem macia.
- Deixe amornar por uns 5 minutos e bata no liquidificador até conseguir um purê liso.
REFOGADO
- Enquanto o purê esfria, faça o refogado de camarão.
- Numa panela grande, aqueça mais um fio de azeite de dendê, doure a cebola restante e o pimentão. Acrescente o alho, espere perfumar e junte o camarão.
- Quando o camarão mudar de cor, adicione a polpa de tomate e o leite de coco e espere ferver.
- Junte o purê de mandioca, acerte o sal e a pimenta e deixe ferver por mais 5 minutos.
- Acrescente o coentro e a cebolinha e passe pra uma sopeira ou pra uma tigela grande.
Pra acompanhar, nada como um arroz branco de todo dia bem saboroso, uma farofa amarelinha de dendê , uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada, molho de pimenta ou pimenta em conserva.
NOTAS
Pra adiantar, prepare o caldo na véspera, cozinha a mandioca, faça o purê e deixe na geladeira. Meia hora antes de servir, prepare o refogado e finalize o prato.

INGREDIENTES
- 800 g de camarão médio, limpo e sem casca (reserve as cascas lavadas pro caldo – 1,5 kg de camarão inteiro e com casca)
- 2 cebolas médias em cubinhos (300 g)
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 folha de louro
- 2 xícaras de água (480 ml)
- 500 g mandioca ou mandioquinha, descascada e em rodelas de uns 2 cm
- ½ xícara de cubinhos de pimentão vermelho (1/4 de pimentão)
- ½ xícara de polpa de tomate ou tomate pelati ou tomate maduro picado (120g)
- 200 ml de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de coentro e cebolinha picadinhos (2 ramos)
- Azeite de dendê e/ou azeite de oliva
- Pimenta-vermelha em conserva ou molho de pimenta pra servir
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
CALDO
- Pro caldo, regue o fundo de uma panela média com um fio de azeite de dendê e doure metade da cebola e do alho. Junte as cascas do camarão, cubra com a água, acrescente o louro e deixe ferver por 20 minutos (depois disso, as carcaças começam a soltar um gosto de areia).
- Passe tudo por uma peneira, descarte as carcaças e volte com o caldo coado pra panela.
PURÊ DE MANDIOCA
- Junte a mandioca (ou mandioquinha) ao caldo e cozinhe até ficar bem macia.
- Deixe amornar por uns 5 minutos e bata no liquidificador até conseguir um purê liso.
REFOGADO
- Enquanto o purê esfria, faça o refogado de camarão.
- Numa panela grande, aqueça mais um fio de azeite de dendê, doure a cebola restante e o pimentão. Acrescente o alho, espere perfumar e junte o camarão.
- Quando o camarão mudar de cor, adicione a polpa de tomate e o leite de coco e espere ferver.
- Junte o purê de mandioca, acerte o sal e a pimenta e deixe ferver por mais 5 minutos.
- Acrescente o coentro e a cebolinha e passe pra uma sopeira ou pra uma tigela grande.
Pra acompanhar, nada como um arroz branco de todo dia bem saboroso, uma farofa amarelinha de dendê , uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada, molho de pimenta ou pimenta em conserva.
NOTAS
Pra adiantar, prepare o caldo na véspera, cozinha a mandioca, faça o purê e deixe na geladeira. Meia hora antes de servir, prepare o refogado e finalize o prato.
6 Comentários
Ola achei maravilhosa esta receita de bobo de camarão.
com opiniões de mandioca mandioquinha tbem com Bacalhau e posta de peixe muito bom ..
Oi, Mariilena! Fico muito feliz que tenha gostado da receita, ela é deliciosa! bjs
Olá, o que é azeite de dende? É feito de quê?
Obrigada.
Cumprimentos de Portugal
Oi, Maria João! Azeite de dendê é um óleo de uma palmeira tropical. No Brasil, é muito utilizado para fins culinários, em receitas nordestinas, principalmente na Bahia. Quase todo supermercado vende em garrafinhas pequenas. Se não tiver, pode usar outro óleo, mas o dendê sempre dá um sabor e aroma muito especial e cor avermelhada. Bjs
bom dia Helô, qto ml de caldo vc acha q vai no total pra essa receita? Pergunto pq tenho uma conhecida q faz natural, então já teria esse ingrediente pronto
Isabella, boa noite!
! litro de caldo é suficiente. Você ferve e cozinha a mandioca, depois pode usa a mandioca com metade do que tiver na panela pra fazer o purê no liquidificador. Acho que vai ficar delicioso!
Depois me conta!
Abraço, Helô