RECEITA DE BOLINHO DE CHUVA
Hoje é dia da receita de bolinho de chuva, que é simples de fazer e deixa todo mundo com água na boca. É um bolinho delicioso, tradicional e caseiro, daquele que a gente come mais um e mais um e não consegue parar.
O tal bolinho frito – que também é conhecido por bolinho de sinhá ou por filhó – é gostoso ainda quente, fofinho por dentro e com uma casquinha crocante e leve por fora, e com muito açúcar e canela.
Ele é gostoso demais e vai bem no café da manhã ou no lanche, e sempre, não precisa da chuva. É claro que, no dia da chuva, ele fica ainda melhor. Mas a chuva também pode ser a do açúcar que polvilha tudo e envolve os bolinhos de um jeito delicioso e guloso.
O bolinho resolve a vida quando não se tem pão fresco, quer por preguiça de fazer um pão, tanto de fermento biológico, como com fermento químico, ou por ser complicado ir até uma padaria ou um mercado pra comprar pão.
Quando eu era pequena, a estrada de terra de 18 km da fazenda até a cidade era bem ruim e pão da padaria era só pra de vez em quando. A solução? Minha mãe fazia bolinho de chuva num dia e pãozinho de minuto da Helô no outro, simples assim.
Se ela falava que ia fazer bolinho, eu corria atrás dos ovos no galinheiro, buscava um pouco de leite no curral, ajudava a misturar a massa, a fritar e em no máximo 45 minutos a receita ficava pronta. Eu, que sempre gostei de bolinho de chuva com café, já coava um fresquinho e lanche resolvido.
Vou te ensinar a receita do bolinho de chuva da minha casa e acho que você vai gostar, eu adoro!
A massa do bolinho é só de misturar
Os ingredientes pra fazer bolinho de chuva são básicos, daqueles que todo mundo tem em casa:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- fermento químico;
- ovo;
- leite (pode ser sem lactose);
- essência de baunilha, raspas de limão ou de laranja (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- óleo vegetal pra fritar.
A receita é simples, só colocar a farinha, o açúcar, o fermento químico, os ovos e o leite, e se quiser umas gotinhas de baunilha ou raspas de laranja ou de limão pra dar uma perfumada e misturar até conseguir uma massa lisa e homogênea.
E nem é bom de misturar demais, pois quando a gente mistura muito o bolinho pode ficar pesado.
Muita gente pra comer? Basta dobrar ou triplicar a receita.
Como conseguir bolinho de chuva sequinho
Pra conseguir bolinhos bem cozidos, é importante começar aquecendo o óleo até surgirem bolinhas nas laterais. Nessa hora, a gente diminui o fogo pra que o óleo esquente demais, mas controlando pra que ele não esfrie, pois os bolinhos ficam encharcados se o óleo esfriar e ficam escuros e cascudos por fora e crus no centro se o óleo esquenta demais.
Pra fazer bolinhos delicados, basta pingar a massa no óleo com ajuda de 2 colheres de chá, pois apesar da porção parecer pequena, eles estufam durante a fritura e não só cozinham por igual, como ficam com um bom tamanho.
Não se aflija com os bolinhos que ficarem com formatos alternativos ou rabichos, isso é 100% normal, tudo depende da forma que a massa cai no óleo.
O SEGREDO DO BOLINHO COM AÇÚCAR E CANELA
Pro bolinho ficar com bastante açúcar e canela é só polvilhar bastante? Não!!!! Tem pulo do gato!
O segredo: depois de fritar, é preciso deixar sobre papel toalha por uns 2 minutos pra secar e em seguida, com eles ainda bem quentes, passar pelo açúcar e pela canela. Desse jeito, o açúcar e a canela grudam no bolinho pra valer! Se a gente só polvilha, tudo se solta e não fica igual.
Não precisa esperar pela chuva pra matar a vontade. Só não dá pra esperar pra comer depois de esfriar, ele é um bolinho pra comer quente.
No vídeo do canal do youtube eu ensino a receita passo a passo e com todas as dicas!
Coloquei 1 hora como tempo total pra fazer os bolinhos, mas com prática dá pra preparar tudo nuns 45 minutos.
Outras receitas simples e rápidas de preparar pro café da manhã ou pro lanche: pão de queijo simples e rápido de liquidificador, muffin pra todo dia, como fazer panquecas americanas fofas, pãozinho rápido e fofo ou outro pão de minuto e pãozinho rápido e crocante de fubá.
Outras receitas simples e rápidas de preparar pro café da manhã ou pro lanche: pão de queijo simples e rápido de liquidificador, muffin pra todo dia, como fazer panquecas americanas fofas, pãozinho rápido e fofo ou outro pão de minuto e pãozinho rápido e crocante de fubá. Pra conseguir bolinhos bem cozidos, é importante aquecer o óleo até surgirem bolinhas nas laterais, diminuir o fogo pra que o óleo esquente demais, mas controlando pra que ele não esfrie.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
11 Comentários
Amei A Receita Vou Pedir minha mãe para fazer . Vou salvar a foto é e os ingredientes e o preparo . Beijos para quem fez e para quem não fez . Amo bolinho de chuva . Já comi 4 vezes e vcs ? Respondem aqui em baixo ❤Amooo
A receita é uma delícia, Sophia, eu adoro! Depois me conte o que achou, hein! Beijos
Adorei. Viajei para meus tempos de criança.
Oi, Evani! Também tenho essas lembrança toda vez que faço aqui em casa. Beijos!
Helo,
A receita além de deliciosa, ficou super sequinha!
Eu já havia desistido de fazer os bolinhos porque as receitas que eu tinha não ficavam muito boas
Nunca mais vou errar o ponto do bolinho
Abrigada por compartilhar!
Oi, Maria! Que coisa boa! Fico muito feliz!! Agora você pode preparar os bolinhos com ou sem chuva. Bjs
Fiz e ficou maravilhoso!!! será que dá pra colocar banana madura na massa???
Oi, Geisi! Adoro receitas com bananas em geral, mas não testei a massa com pedacinhos de banana madura pelo meio. Pode ser que os pedaços que ficarem em contato com o óleo acabem dourando rápido demais, antes da massa cozinhar. Se a ideia for amassar a banana, tudo se complicará mais um pouco, pois a estrutura da massa será diferente. Precisaria testar… bjs
Oi Helo , Eu fiz, o ponto da massa ainda fica bem mole como um purê de batata, é isso mesmo? eh muito difícil fazer o formatinho , mas percebi que o tamanho é algo fundamental.
Uma pergunta/ sugestão: Será que uma pitada de sal Potencializaria o açúcar da massa ?
O melhor bolinho de chuva que já fiz! Obrigada pela receita 😊
Fabiane, bom dia! Que gostoso saber de que você ficou feliz com a receita. Beijo, Helô