BOLO DE CENOURA COM NOZES E ESPECIARIAS
Adoro receitas de bolo “só de misturar”, fico radiante quando encontro mais um pra coleção e com esse bolo de cenoura chiquezinho foi isso que aconteceu. A receita mostra que dá pra fazer um bolo delicioso e bem especial do jeito mais simples do mundo.
Aqui no Brasil, bolo de cenoura é quase sempre aquele deliciosos de todo dia: a cenoura vai com o açúcar, o ovo, a farinha, o óleo e o fermento pro liquidificador, a massa fica lisa e com a cor alaranjada linda da cenoura, no forno o bolo fica bem amarelinho e, depois de assado, ele recebe a calda rapidinha de chocolate. Eu adoro e sempre faço em casa e isso acontece na casa de muita gente.
Só que, em outros países, como Estados Unidos e Austrália, também há bolos de cenoura super gostosos e bem diferentes do nosso de todo dia. Ao contrário da nossa receita tradicional que pede pra bater a cenoura no liquidificador e, assim, conseguir um creme de cenoura, essas outras versões costumam levar a cenoura ralada no ralador grosso.
Comi vários desses bolos de cenoura ralada em viagens pelos Estados Unidos e pela Austrália e gostei tanto que resolvi experimentar e preparar a minha versão da receita. Como sempre, li um monte, fiz nem sei quantos testes e cheguei ao bolo que gostei pra valer.
Como o bolo tem frutas secas, especiarias, uma cobertura de cream cheese e tudo isso dá um bolo não muito de todo dia, ele virou o bolo de cenoura chiquezinho de festa. Mas também dá pra fazer no dia a dia quando a gente quer um bolo mais especial
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra minha versão desse bolo de cenoura bem chiquezinho é um pouco grande, mas não é complicada:
- farinha de trigo;
- fubá;
- açúcar branco (mas também pode ser mascavo);
- bicarbonato de sódio;
- fermento químico;
- canela em pó;
- coco seco ralado;
- uva-passa;
- nozes ou pistaches picados, ou a castanha que tenho por perto;
- cenoura;
- óleo vegetal;
- ovo;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?)
- manteiga;
- cream cheese;
- suco de limão;
- açúcar de confeiteiro.
Fiz testes com açúcar comum e com mascavo e, sinceramente, por mais que eu goste muito do sabor e do aroma do mascavo, achei que, nesse caso, o mascavo acaba matando o gosto da cenoura, por isso fiquei com o comum (se quiser, use o demerara).
Experimentei uva-passa e damasco e gostei das duas possibilidades e o mesmo com as nozes e com os pistaches (no dia da foto eu usei pistaches, mas quase sempre faço com nozes).
A base do bolo é de trigo, mas o pouquinho de fubá que a receita leva dá uma textura deliciosa ao bolo. O mesmo acontece com o coco ralado.
A cobertura de cream cheese é deliciosa, pois além de cremosa, tem o azedinho do limão. Como a receita não vai ao fogo, é essencial usar açúcar de confeiteiro, que se desmancha só em entrar em contato com o cream cheese e o limão, já que o comum não se dissolve totalmente.
Testando receitas de cobertura de cream cheese americanas, concluí que as de lá são um tanto doces demais pro nosso paladar e acabai reduzindo bastante a quantidade de açúcar, mantendo a doçura, mas sem exagero.
O bolo não leva leite ou derivados, portanto não tem lactose, mas a cobertura tem. Pra deixar a cobertura sem lactose, basta usar cream cheese sem lactose, que pode ser encontrado em vários supermercados.
IDEIAS
Que tal servir o bolo de hoje num café da manhã ou de sobremesa na Páscoa? Pensando na Páscoa, acho que acho que as crianças vão amar preparar os biscoitos decorados que a gente decora com glacê feitos com corantes 100% naturais. De cenoura, aqui Na Cozinha da Helô também tem os cookies fofos de aveia e cenoura que são muito bons e diferentes.
INGREDIENTES
- BOLO
- 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
- ¼ de xícara de fubá (40 g)
- 1 xícara de açúcar (150 g)
- 1 e ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento químico
- 1 colher (chá) de canela em pó
- ½ colher (chá) de sal
- ¾ de xícara de coco seco ralado (75 g)
- ¼ de xícara de uva-passa (35 g)
- ¼ de xícara de nozes ou pistaches grosseiramente picados (60 g)
- 2 xícaras (chá) bem cheias de cenoura ralada no ralador grosso (2 cenouras médias)
- ¾ de xícara (chá) de óleo vegetal (180 ml)
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- manteiga pra untar
- Farinha de trigo pra polvilhar
- COBERTURA E FINALIZAÇÃO
- 100 g de cream cheese
- 2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)
- ½ xícara de açúcar de confeiteiro (60 g)
- ¼ de xícara de nozes grosseiramente picadas, ou a gosto (60g, ou castanhas, pistaches ou a nozes que quiser)
Preparo
BOLO
- Aqueça o forno a 180ºC (médio) e unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 fôrma média pra pudim.
- Coloque a farinha, o fubá, o açúcar, o bicarbonato, o fermento, a canela, o sal, o coco, a uva-passa e as nozes numa tigela média e misture com uma espátula.
- Junte a cenoura, o óleo, os ovos e a baunilha e misture até obter uma massa homogênea.
- Coloque a massa na fôrma e asse por uns 40 minutos, até que o bolo esteja crescido, firme e com as bordas se soltando das laterais (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
- Retire do forno, aguarde 15 minutos, desenforme sobre o prato de servir e deixe esfriar.
Cobertura
- Enquanto isso, pra cobertura, coloque o cream cheese, o suco de limão e o açúcar de confeiteiro numa tigela pequena e misture com um batedor de arame até conseguir um creme bem liso.
- Espalhe o creme sobre o bolo frio, espalhe por cima as nozes, deixe a cobertura firmar por pelo menos 15 minutos antes de servir.
- Dá pra servir o bolo em temperatura ambiente, mas se preferir a cobertura mais firme gelada, deixe o bolo na geladeira por até 3 dias.
Outros bolos deliciosos e que também são só de misturar numa tigela ou no liquidificador: ,bolo de chocolate rapidinho, bolo rápido de iogurte e limão e bolo de fubá delicioso e cremoso.
NOTAS
Use a castanha ou nozes que preferir, o bolo fica bom com qualquer uma delas.