A RECEITA DO BOLO DE MANDIOCA SIMPLES QUE TODO MUNDO ADORA
Quem, como eu, adora tudo que leva mandioca, tanto no mundo dos doces, quanto no dos salgados, costuma ficar feliz quando recebe uma fatia desse bolo de mandioca só de misturar e que é muito simples de preparar. Com um cafézinho, não preciso de mais nada, sou capaz de ir comendo um pedacinho, mais um e mais um e mais um…
Como eu disse quando dei a receita do bolo de mandioca cremoso e fofinho, receitas de bolo com mandioca não faltam pelo Brasil e eu adoro muitas delas.
A receita de hoje é a mais simples de todas, aparece aos montes pelas casas brasileiras, fica pronta em pouco tempo, leva ingredientes básicos e é incrível.
Acho imbatível o contraste de textura da camadinha cremosa da base e dos fiapos de mandioca e coco ralados. O queijo misturado com o ovo e o coco dá aquele leve sabor de queijadinha que a gente tanto gosta. Perfeição!
Nas muitas receitas desse bolo, que é um clássico da mandioca, percebi que as grandes variações ficavam na quantidade de quantidade do açúcar e na gordura utilizada, que na imensa maioria é margarina.
Fiz várias vezes, diminuí bastante o açúcar, principalmente em relação às versões dos cadernos nordestinos mais antigos. Usei coco fresco, coloquei queijo de coalho ou mineiro curado do parmesão ralado de pacotinho e usei manteiga, pois sou pela manteiga.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é simples e fácil de providenciar:
- ovos;
- manteiga;
- mandioca descascada, crua e ralada;
- coco fresco ralado ou seco em flocos úmidos;
- açúcar;
- leite de coco;
- queijo de coalho ou outro queijo bom de ralar;
- fermento químico;
- sal.
Com coco fresco a receita fica mais saborosa, mas na falta dele dá pra usar o seco em fiapos maiores.
Usei manteiga, mas a receita funciona também com margarina, que resolve a vida de bastante gente, principalmente dos intolerantes à lactose e veganos.
O único trabalho é ralar a mandioca em fiapos grossos, mas nada de difícil ou complicado.
A mandioca ralada vai pra uma tigela grande, que recebe os ovos, a manteiga, o coco, queijo ralado, açúcar e fermento, tudo é misturado, despejado na assadeira e o bolo vai pro forno. Como a massa não leva farinha de trigo, ou qualquer outra, intolerantes ao glúten e celíacos podem comer esse bolo felizes.
Depois disso, a massa vai pra um assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, ou com açúcar se não puder ou não quiser usar trigo. Uso assadeira porque o bolo não é de desenformar, é pra servir em pedaços.
O bolo fica no forno por uns 40 minutos, até firmar e dourar (enfiando o palito, ele deve sair limpo). Gosto de deixar o bolo amornar por mais ou menos 1 hora e 30 minutos antes de servir.
Ele fica macio e cremoso por até 3 dias.
SERVIR
Tenho certeza de que você também vai amar o bolo de mandioca só de misturar! Pra acompanhar, só preparar um cafezinho ou um chá e chamar todo mundo pra conversar.
No nosso vídeo do canal do youtube, a receita está bem explicadinha, vale a pena assistir.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem várias receitas deliciosas com mandioca: purê de mandioca com queijo, como fazer mandioca frita, como preparar mandioca e servir mandioca cozida e como fazer mandioca frita.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem também o bolo de mandioca cremoso e fofinho e o bombocado de mandioca. Delicioso com um café ou um chá no café da manhã, no lanche e também como sobremesa.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
20 Comentários
Muito bom !!! Só que não entendi!!! A mandioca é crua ou cozida e amassada???
Eu tb fiquei na dúvida – No YouTube diz que é crua e ralada
Kelma, boa tarde!
A mandioca é ralada mesmo. Descascada, crua e ralada, como está no vídeo. Na receita eu falei em descascada, crua, mas me esqueci de escrever “ralada”.
Desculpe e obrigada por ajudar a gente a sempre melhorar.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Helô e Ana
Ela fala na receita, crua
Isso mesmo!
Abraços, Ana e Helô
Uma dúvida: você lava a mandioca depois de ralar?
Não só lava antes
Excelente receita… Finalmente encontrei uma receita de bolo de mandioca fácil, simples e super saborosa… Minha favorita…. Aprovadíssimo..
Rodrigo, bom dia!
Que notícia gostosa. Aqui Na cozinha da Helô tudo é feito com muito carinho e com muita dedicação e aprovações como a sua são o melhor incentivo!
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Amei a receita. Vou fazer com certeza. Minha cunhada é intolerante à lactose. Se fizer sem o queijo dá muita diferença?fica ruim? Agradeço suas receitas e sua dedicação.
Vilma, bom dia!
A receita é gostosa demais, acho que você vai se encantar. O queijo faz um pouco de falta na liga da massa, justamente porque ela não leva farinha, e sem ele a massa fica mais esfarelenta (mas continua gostosa).
Dicas: o parmesão teoricamente não tem lactose pelo processamento e hoje há várias possibilidades de queijos lacfree. Vale procurar, estudar os rótulos e informações do produto e, se tudo estiver certo, experimentar.
Abraços, Ana e Helô
Helô, que delícia! Não gosto de queijo….para compensar, o que posso usar no lugar do queijo para não ficar esfarelento? Fécula de batata talvez? Obrigada!!!!
Luciana, bom dia!
Como você observou, o queijo ajuda na liga da massa, deixando o bolo menos esfarelando. Tente acrescentar 1 colher (sopa) de polvilho doce, que é pura mandioca, deve funcionar. Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Mais um que vou fazer. Mas me diz uma coisa, coloca a mandioca num pano e espreme??
Oi!!! Helô, acho as tuas receitas maravilhosas!!!! Deixa eu te perguntar uma coisa, pode se usar farinha de mandioca para fazer este bolo? Isto pq aqui onde moro ela é feita artesanalmente, completamente diferente da que se compra em supermercados. Super saborosa!!!
Obrigada
Bj
Oi Virgínia, tudo bem> Obrigada pelo carinho!
Nossa, fiquei curiosa pra conhecer a farinha da sua região, amo farinha de mandioca e a variedade de farinhas maravilhosas pelo Brasil é impressionante.
Pra esse bolo não dá, tem que ser fresca.
Duas receitas que levam farinha de mandioca e são deliciosas: cuscuz paulista e bolinho de carne.
COnte sempre comigo, beijos, Helô
Eu moro em Garopaba, Santa Catarina, aqui ainda existem pequenos produtores , famílias que usam aqueles moinhos de madeira, bem rústicos e a farinha é super saborosa. Bjs
Oi Maria!! Que sorte a sua de morar perto de tanta farinha boa. Eu sou apaixonada pelas farinhas de Santa Catarina, são maravilhosas.
Elas são deliciosas pra fazer farofas e pirões, mas pra fazer bolo não funcionam.Pro bolo tem que ser mandioca fresca, não tem jeito.
Conte comigo sempre, bj, Helô
Maravilhoso!! Vou fazer!👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️
Wilma, bom dia!
Depois me conta! Eu também amo esse bolo. Beijos, Helô