RECEITA DE BOLO DE NATAL COM FRUTAS SECAS
Eu faço parte do time que adora um bom bolo de natal com frutas secas e cristalizadas. Sei que muitos detestam tanto uva-passa e frutas cristalizadas em geral, mas o que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
Pra vocês, do time “detesto bolo de natal com frutas secas e cristalizadas”, a gente tem aqui no site várias receitas que também fazem bonito nessa época do ano e são boas pra presentear. Algumas ideias bolo amanteigado de baunilha, bolo de mel muito fácil, bolo de gengibre macio e perfumado, bolo de nozes de liquidificador e do tronco de chocolate ou Bûche de Noël.
Mas o bolo de hoje, que é perfeito pra quem, como eu, adora frutas secas, nozes, castanhas e frutas cristalizadas. Aproveitando, aqui Na Cozinha da Helô tem receitas do bolo preto de natal e de um bolo inglês tradicional com frutas, guirlanda de Natal, bolo escangalhado de amêndoas, bolo da rainha e pão alemão de natal ou stollen.
BOLOS INGLESES DE NATAL
Os bolos de Natal do mundo inglês costumam levar doses razoáveis de rum, conhaque ou whisky e quantidades gigantes de frutas desidratadas e cristalizadas, além de nozes e amêndoas. Algumas receitas têm mais frutas do que massa e ficam tão pesados que podem levar umas 2 horas pra assar.
Como esses bolos, depois de assados, ainda precisam descansar por vários dias e com regas constantes da bebida escolhida, eles costumam ser preparados com mais de mês de antecedência e só são considerados “prontos” depois desse tempo todo.
Há uns 18 anos, durante uma viagem muito linda e gostosa que fiz com o Carlos e as meninas pela Inglaterra na época do Natal, comi nem sei quantas fatias de bolos de Natal diferentes e tem de tudo. As versões deliciosas são muitas e também tem muito bolo sem graça e seco.
Dos maravilhosos, eu me lembro de cada pedacinho de um bolo de Natal servido no chá da tarde no Castelo de Hexham e de um que fazia parte da mesa de café da manhã de um bed and breakfast num vilarejo de Costwolds. Os dois ficaram meio que como as minhas referências de bolos incríveis e dos sonhos.
Mas nem todas as receitas de bolo de Natal funcionam por aqui. Primeiro, porque aqui no Brasil a gente não tem essa tradição de preparar um bolo pro Natal com tanto tempo de antecedência. E, segundo, porque mesmo com tantas frutas e tanta bebida o calor ainda desafia a conservação do bolo fora da geladeira, a solução é partir pra bolos de frutas pra consumo mais imediato.
A MINHA VERSÃO
Fui atrás de uma receita que pudesse dar certo por aqui e não foi muito fácil. Testei bastante até chegar à receita do bolo de Natal com frutas secas e cristalizada que vai aqui, que é simples de preparar e pode ser consumida no próprio dia, e que fica perfeito por mais uns 3 dias.
Deixei de lado as versões que pediam pra embeber as frutas no álcool escolhidos por pelo menos 12 e até por 24 horas, pois queria uma receita que dispensasse preparações.
Testei algumas que pediam só pra misturar as frutas e a massa, mas faltava alguma coisa. Comecei a gostar dos resultados quando passei a aquecer as frutas com a bebida e o açúcar, um jeito de dar sabor, textura e aroma às frutas em pouco tempo. A partir desse método tradicional e fui acertar a receita até chegar à versão da Helô.
Na minha versão, aqueço as frutas todas com o açúcar mascavo, o mel, a bebida, o leite, a manteiga, as raspas de laranja e as especiarias e deixe ferver por uns 5 minutos, só isso.
Em seguida, deixo amornar por 10 minutos, misturo a farinha, o fermento e os ovos, coloco na fôrma e pro forno. Como a massa vai ainda morna pro forno, o bolo leva uns 45 minutos pra assar.
Como as frutas são a alma de um bolo de Natal, são elas que transformam um bolo básico num incrível e vice-versa.
Capriche nas nozes, amêndoas, uva-passa clara e uva-passa escura e damascos, que hoje são fáceis de encontrar.
Use e abuse de ameixas e figos secos e cristalizados, de peras e laranjas cristalizadas, que dão muito sabor ao bolo, e só use cerejas se elas forem “de verdade”, já que a maioria tem cor e o gosto totalmente artificiais. Fuja daquelas misturas básicas de frutas cristalizadas em cubinhos, que não têm gosto de quase nada.
Na lista de ingredientes, sugeri 2 xícaras de frutas desidratadas e cristalizadas pra cada usar o que quiser e tiver por perto.
A polvilhada de açúcar de confeiteiro na hora de servir deixa o bolo mais lindo.
O bolo não é grande, mas é o bastante pra matar a vontade de um bolo de frutas natalino e é perfeito pra presentear.
Quem adora as frutas secas, nozes, castanhas e frutas cristalizadas pode fazer também o bolo preto de natal, o bolo inglês tradicional com frutas, a guirlanda de Natal, o bolo escangalhado de amêndoas, o bolo da rainha e o pão alemão de natal ou stollen. Pra presentear, embrulhe o bolo com papel manteiga e amarre com um barbante ou com uma fita.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Helô, bom dia!
Estou aproveitando este post para te perguntar sobre o Bolo Preto de Natal.
Fiz tudinho seguindo suas instruções e ficou maravilhoso.
Mas, se não escaldarmos os ingredientes secos no leite fervendo e os incorporassemos ao creme de manteiga, gemas e açúcar junto com o leite, o resultado seria outro?
Helô, tenha um Feliz Natal cheio de bênçãos!
O Raquel bom dia!
A avó da minha amiga dizia com tanta convicção que a avó dela escaldava e que esse era o o segredo da família que eu, sinceramente, não questionei e fiz assim sempre. Mas é uma boa pergunta, vou testar qualquer dia desses e te falo.
Beijo e um feliz Natal pra você e sua família.
Helô
Obrigada, Helô!
Também vou testar!
Mas a receita original é como uma assinatura, não é mesmo?
E é uma delícia de fato. Minha amiga que recebeu este bolo já me pediu a receita e eu compartilhei um link do seu blog.
Um abraço grande e Feliz Natal!
Raquel, obrigada pelo carinho. Bom saber que você gostou.
Um beijo e feliz Natal pra vocês, Helô
Oi Helena posso colocar conhaque ,ao invés de rum ou cachaça, no bolo de Natal?
Oi Claudia, tudo bem?
Antes de mais nada, queria te agradecer pelo carinho de sempre, sempre vejo você está sempre comigo no instagram!
Pode sim, dá pra usar rum, cachaça, conhaque ou whisky, ou seja, destilados em geral.
Depois me conta, beijo, Helô
Oi Helô, desculpe o nome saiu Helena e eu nem percebi, foi o corretor. Obrigada pela resposta, vou fazer o bolo nesse fim.de semana, porque não tive tempo de fazer no fim do ano, e tô aguada pra experimentar. Eu adoro suas postagens, principalmente suas receitas. Sou sua fã desde o seu restaurante em São Paulo, Lá da venda, se não me falha a memória era esse o nome. Fui algumas vezes lá, e adorava a comida. Mas depois me mudei para o interior de São Paulo, e vc tb fechou, E agora te sigo no Instagram . Depois te conto do bolo. Bjs e ótimo fim de semana
Claudia, bom dia!
Depois me conta mesmo, adoro saber, e se precisar de ajuda é só falar.
Quanto ao Helena, imagina, não se preocupe. Aliás, o corretor não errou, meu nome completo é Heloisa Helena, o mesmo da minha mãe, só que todo mundo fora de casa me chama de Helô desde que entrei na escola. Meus irmãos me chamam de Leninha pra não me confundir com a minha mãe, que também é conhecida por Helô, inclusive na família. Uma confusão, estou super acostumada a responder assim .
Beijos, com carinho, Helô