RECEITA DE BOLO DE QUEIJO COM GOIABADA
Adoro bolo, adoro queijo e adoro goiabada e, é claro, adoro quando os três aparecem juntos, como acontece nesse bolo Romeu e Julieta simples.
Nem sei quantas vezes, em momentos de gulodice, peguei fatias de bolo de nada, coloquei por cima um pedaço de queijo e um pouquinho de goiabada cascão, fiz um cafezinho e sai comendo pela casa como eu gosto de fazer.
Desde pequena, eu me acostumei a comer bolo de fubá com goiabada e gosto tanto que servi no Lá da Venda do primeiro ao último dia, foram uns 10 anos de fatias e mais fatias desse bolo tão caseiro e tão bom.
Mas confesso que demorei pra transformar um bolo branco básico num Romeu e Julieta, e isso ainda aconteceu meio que por acaso.
Um dia, quando estava pensando em preparar um bolo branco comum, abri a geladeira pra pegar água gelada e dei de cara com um pedaço de queijo branco e, em cima da mesa, tinha um pedaço de goiabada. Mudei meus planos e decidi fazer um de queijo com goiabada diferente.
Não queria um bolo só com parmesão ou algum outro queijo curado ralado no meio da massa, queria bastante queijo, quer dizer, de dois jeito, um parte do queijo na massa e outra parte de queijo mais cremoso espalhado pelo bolo.
Um daria a cremosidade e a graça de comer pedacinhos de queijo em cada fatia e o outro daria o sabor e o aroma mais intensos de queijo pra massa.
E os cubinhos de goiabada cascão adoçariam o bolo, dariam o sabor e a acidez tão gostosas que ela tem e ainda deixariam tudo lindo.
Enfim, queria um bolo que fosse Romeu e a Julieta pra valer.
OS TESTES
Fiz uns três testes até chegar ao que eu queria. No primeiro, equilibrei as proporções de queijo fresco, manteiga e parmesão.
O queijo fresco é importante porque continua macio mesmo quando o bolo esfria e não fica borrachento. Num segundo teste, tentei usar menos parmesão, mas a massa ficou sem graça, e experimentei usar colheradas de goiabada mole, mas ela afundou, grudou na fôrma e deixou a massa úmida e pesada.
Na terceira tentativa deu certo, tanto com o equilíbrio dos queijos, quanto da goiabada que voltou a ser de cortar, colocada por cima da massa e polvilhada com farinha. Apesar da goiabada sempre afundar um pouco, pois é pesada, ela ficou bem.
Pra completar, só falta dizer que a receita ainda é rápida e fácil de preparar, a massa é até de liquidificador.
Gostei tanto que passei a fazer o bolo em casa sempre, claro que com um cafezinho.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- leite;
- manteiga em temperatura ambiente;
- queijo mineiro fresco em cubinhos;
- ovo;
- açúcar;
- queijo parmesão ou minas meia-cura ralado;
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- goiabada cascão de cortar.Enfim, deu certo e ficou ótimo!
O preparo é rápido, dá pra fazer a massa e untar a fôrma com manteiga e polvilhar com farinha enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
Eu bato o leite, a manteiga, o queijo fresco, os ovos, o açúcar e o parmesão no liquidificador até obter um creme homogêneo. Depois junto a farinha e o fermento e bata apenas o suficiente pra conseguir uma massa lisa.
Então corto a goiabada em cubinhos, que é o único trabalho que a receita dá, misturo com mais ou menos 1 colher (sopa) de farinha pra envolver bem e chacoalho pra descartar o excedente da farinha. Enfarinhando os cubinhos não afundam tanto.
Despejo a massa na assadeira, espalho por cima os cubinhos de goiabada e levo o bolo pro forno por uns 45 minutos, até ficar bem dourado, crescido, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).
Deixo o bolo amornar sobre uma grelha por mais ou menos 1 hora e sirvo.
Adora goiabada? Aqui Na Cozinha da Helô tem: receita de goiabada, como fazer uma cuca de goiabada gostosa, como fazer beliscão de goiabada, a melhor receita de cheesecake que vai com goiabada e o flan Romeu e Julieta muito fácil de fazer.
INGREDIENTES
- ½ xícara de leite (120ml)
- 25 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de queijo mineiro fresco ou meia-cura em cubinhos (100 g)
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar (150g)
- 1/3 de xícara de queijo parmesão ou minas meia-cura ralado (33 g)
- 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- ½ xícara de cubinhos de goiabada cascão (140 g)
- Manteiga pra untar
- Farinha pra polvilhar
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 assadeira média.
- Coloque o leite, a manteiga, o queijo fresco, os ovos, o açúcar e o parmesão no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo.
- Junte a farinha e o fermento e bata apenas o suficiente pra conseguir uma massa lisa.
- Coloque os cubinhos de goiabada numa tigela, junte mais ou menos 1 colher (sopa) de farinha, misture pra envolver bem e chacoalhe pra descartar o excedente da farinha. Enfarinhados, os cubinhos não afundam tanto na massa.
- Despeje a massa na assadeira e por cima espalhe os cubinhos de goiabada.
- Asse o bolo por uns 45 minutos, até que esteja dourado, crescido, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deve sair limpo).
- Retire do forno e deixe o bolo amornar sobre uma grelha por mais ou menos 1 hora e sirva com café.
Adora goiabada? Aqui Na Cozinha da Helô tem: receita de goiabada, como fazer uma cuca de goiabada gostosa, como fazer beliscão de goiabada, a melhor receita de cheesecake que vai com goiabada e o flan Romeu e Julieta muito fácil de fazer.
NOTAS
Os cubinhos de queijo espalhados pela massa e o queijo ralado que vai na própria massa dão o sabor e a textura de queijo que vão tão bem com a goiabada.
7 Comentários
Esse queijo mineiro fresco pode ser substituído por qual? Moro no Ceará , aqui é bem presente o queijo Qualho, serve?
Qdo você fala queijo mineiro seria o queijo minas frescal?
Olá fiz esse bolo e ficou divino. Muito obrigada por compartilhar suas receitas!!!
Juliana, boa tarde!
Que delícia saber que a receita funcionou direitinho e que já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue acompanhando o Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam receitas, histórias, dicas e fotos apetitosas.
Conte sempre com a gente. Abraços, Ana e Helô
Absolutamente delicioso! Fiz o bolo hoje com goiabada de corte simples, pois não tinha goiabada cascão. Os pedacinhos de goiabada não desceram, ficaram na superfície do bolo, derretidos e lindos. A maciez e a leveza da massa me surpreenderam muito! Quanta generosidade sua partilhar essa receita perfeita, Helô! Muito obrigada!
Olá!! Vou fazer essa receita. Adoro essa combinação e até desenvolvi uma outra técnica… não uso goiabada em cubinhos, mas em lâminas finas. Esse truque super funciona para mim. Tbm faço uma outra combinação: bolo de fubá com goiabada e com o acréscimo de bananas tbm em lâminas. Finalizo essa cobertura com açúcar cristal + canela antes de levar ao forno. O sabor é surpreendente. Abraços!
Launa, bom dia!
Que gostoso saber que você também adora fazer bolos, eu amo e acho que já deu pra perceber.
As lâminas funcionam bem mesmo, não afundam tanto, boa dica a sua!
Faço muito bolo de fubá comm banana usando a receita do bolo de fubá da minha avó, no texto eu explico. Acho que fubá com banana é o bolo que mais comi na vida! É bom demais, né? Com o açúcar e canela então…
Conte sempre comigo, abraço, Helô