RECEITA DE SAMOSA INDIANA FRITA
Essa massa de samosa indiana frita fica crocante e cheia de bolhinhas e todo mundo adora. As samosas feitas com ela são perfeitas como petiscos, entrada ou acompanhamento de uma refeição com receitas indianas ou como prato principal de uma refeição leve descontraída ou um lanche.
Acho bem divertido preparar uma travessa de samosas com recheios variados e cada um vai comendo um pouco de cada. Gosto de preparar samosas com o recheio de frango para samosas , o recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha e com o recheio indiano de batata e cebola, mas também dá pra usar ricota temperada com ervas, a receita da carne moída caseira só com um toque de especiarias e um pouco de ervilha. O céu é o limite!
Pra acompanhar as samosas nada como preparar uma ou duas receitas de chutney, como chutney de tomate e tâmara, chutney de tamarindo e uva passa, chutney de jaca, uma saladinha rápida de pepino com iogurte e hortelã, lassi de frutas e, de sobremesa, o doce de cenoura indiano. E um molho de pimenta cai muito bem!
Uma toalha, ou um guardanapo, ou até um lenço com alguma estampa indiana vai deixar a mesa mais linda.
A MASSA DE HOJE
E vem a pergunta: mas Helô, você já não deu uma receita de massa de samosa aqui no site? Eu respondo que sim, mas explico que as duas são bem diferentes. A de hoje é mais fininha, estaladiça e parece a nossa de massa de pastel feito em casa e outra é a massa para samosa indiana assada. As duas são deliciosas e vario sempre.
Depois de experimentar muitas samosas fritas, percebi que as massas mudam bastante, das bem finas às grossinhas, que pedem manteiga no lugar do óleo e são mais saborosas.
Testei receitas com óleo, com manteiga comume com manteiga clarificada, a preferida dos indianos. Quase todas as receitas que encontrei na minha biblioteca e na internet pedem manteiga clarificada, que dá sabor e leveza à massa.
Vale muito a pena clarificar a manteiga, só é preciso saber que pra conseguir 50 g de manteiga clarificada é necessário começar o processo com 75 g de manteiga comum. Se quiser, compre a manteiga já clarificada, que se chama ghee, e hoje aparece nos balcões refrigerados de muitos mercados.
Não fica a mesma coisa, mas pra fazer a massa vegana ou totalmente sem lactose você pode usar gordura de coco.
Clarificar é um processo simples:
- Primeiro, eu aqueço a manteiga em fogo baixo, depois retiro toda a espuma da superfície, desligo o fogo e deixo descansar por uns 15 minutos sem mexer;
- Em seguida, com cuidado, transfiro a manteiga limpa de impurezas pra uma outra tigela, deixando pra trás todas as partículas depositadas no fundo;
- Passo a manteiga pra uma tigela e uso, ou guardo por até 1 semana na geladeira.
Se for clarificar a manteiga, aumente o tempo da receita em mais ou menos 30 minutos, sendo de 10 minutos de fogo, uns 15 minutos pra esfriar e mais uns 5 pra descartar as impurezas.
Pode parecer pouco, mas as pitadas de curry realmente dão vida à massa, não deixe de usar.
Também não deixe de levar a massa à geladeira pra descansar por pelo menos meia horinha, pois ela descansada fica bem mais leve e crocante.
Na realidade, dá tranquilamente pra preparar a massa e o recheio na véspera e, se quiser, até montar as samosas, deixando só a fritura pra pouco antes da hora de servir.
Modelar as samosas é simples, só pegar o jeito. Eu divido a massa em 12 bolinhas, abrir cada bolinha até conseguir um disco de uns 12 cm, cortar cada disco meio, pegar uma metade, juntar as pontas pra formar um cone, como casquinha pra sorvete, apertar a emenda pra fechar bem, rechear e fechar a abertura pinçando e depois fazendo uma dobra.
Depois de rechear, eu frito e seco sobre papel absorvente antes de servir.
Dá pra deixar as samosas montadas na geladeira de véspera, cobrir com filme e fritar antes de servir.
Dei 2 horas e meia pra preparar a receita, pensando nos tempos de clarificar a manteiga e deixar descansar, preparar a massa e deixar repousar na geladeira, modelar e fritar. Dependendo do recheio escolhido, o tempo aumenta um tanto, mas sempre vale a pena.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente (240 g)
- 1 colher (chá) de sal
- 2 pitadas de curry
- 50 g de manteiga clarificada - ghee
- ½ xícara de água, aproximadamente (120 ml)
- Farinha de trigo pra polvilhar
- 900 ml de óleo vegetal
Preparo
- Numa tigela grande, misture a farinha, o sal, o curry, a manteiga clarificada e a água e trabalhe com até conseguir uma massa macia e que descole das mãos.
- Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira de 30 minutos a 24 horas.
- Na hora de montar as samosas, polvilhe uma superfície com farinha, divida a massa em 12 partes e faça uma bolinha com cada uma delas.
- Abra com um rolo até conseguir discos bem finos, de uns 12 cm de diâmetro. Com uma faca, corte cada disco ao meio pra conseguir 24 meios-círculos, pegue uma metade, dobre ao meio unindo o lado reto como um leque, dê o formato de cone, como casquinha pra sorvete, una bem a emenda.
- Coloque uma colher de sopa de recheio na cavidade, feche a abertura pinçando com os dedos e depois dobre pra dar o efeito de trancinha.
- Cubra as montadas com pano úmido ou filme plástico pra massa não ressecar (se quiser, prepare na véspera e guarde na geladeira).
- Aqueça o óleo numa panela média. Mergulhe no máximo 3 samosas no óleo por vez, banhando-as sempre com a escumadeira e virando pra que fiquem estufadas e crocantes dos dois lados.
- Escorra as samosas, seque sobre papel absorvente e sirva com chutneys e molho de pimenta.
Gosto de preparar samosas com o recheio de frango para samosas , o recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha e com o recheio indiano de batata e cebola, mas também dá pra usar ricota temperada com ervas, a receita da carne moída caseira só com um toque de especiarias e um pouco de ervilha.
NOTAS
Prepare 2 ou 3 recheios diferentes pra uma refeição só de samosas, fica uma delícia.