A RECEITA DE BOLO DE SEMOLINA E AMÊNDOA TRADICIONAL
Quer aprender a preparar a receita do bolo de semolina e amêndoa que aparece como sobremesa em muitos restaurantes do mundo árabe? Eu adoro tanto que amei pesquisar e testar até chegar à receita desse bolo delicioso que também é conhecido por basboussa.
O BOLO TÃO ESPECIAL
Muitos cantos do mundo me fascinam e o árabe é um deles, com toques de mistério e de Sherazade nas mil e uma noites.
Em 1997, fui ao Egito e tive uma festa de aniversário totalmente surpresa num restaurante popular no Cairo. E com direito a parabéns em árabe cantado pelos garçons e pelo nosso guia, com um jantar delicioso e uns doces com um bolo de semolina com amêndoas e calda com flor de de laranjeira.
O bolo era incrível e chegou à mesa cheio de velas acompanhado de uma bandeja com docinhos de mel, nozes, amêndoa, pistache, damasco, figo, aletria e biscoitos amanteigados.
Percebendo que eu estava encantada, o guia logo no outro dia já me trouxe a receita do bolo que a mãe dele fazia e no alto estava escrito basboussa.
Assim que cheguei em casa, desci os meus livros das estantes e comecei a estudar e a testar. Vi versões libanesas, sírias, marroquinas, tunisianas, turcas, do Iêmen e nem sei mais.
Na massa, uns usam semolina mais fina, outros mais grossa e aqui a gente usa aqui a que encontra. Uns colocam iogurte e outros leite.
As quantidades de manteiga variam, alguns usam pasta de gergelim pra untar a fôrma dizendo que a crosta fica mais interessante. Muitos acrescentam coco seco ralado. Outros pedem pra acrescentar fermento em pó e outros ficam só com bicarbonato de sódio.
A finalização é parecida, uns marcam losangos, outros quadrados. Mas quase sempre no centro vai uma amêndoa inteira com ou sem pele, mas também pode ser uma castanha de caju.
Todos regam o bolo quente com bastante calda de açúcar normalmente aromatizada com água de flor de laranjeira. Também tem versões com limão, água de rosas, canela, ou cardamomo.
Em comum: todos são deliciosos e fazem parte dos doces do Ramadan e adoçam a vida com muita graça.
MINHA VERSÃO
Tentei juntar o máximo possível de “pulos do gato”, peguei as versões que eu mais gostei, acertei proporções e cheguei à versão que lembra bastante a receita egípcia, com amêndoas inteiras no meio de cada quadrado.
Entre o leite e o iogurte, fiquei com o iogurte, pois gostei mais do sabor e da textura do bolo com ele, e optei pelo bicarbonato, achei que as receitas com fermento ficam com jeito de bolo fofo e a minha referência era bolo mais firme.
A receita é simples, leva apenas sêmola de trigo (amarela bem clarinha, aparece nas prateleiras perto das massas), açúcar, bicarbonato, sal, iogurte, manteiga, água de flor de laranjeira, casca de limão e canela em pau, além das amêndoas sem pele da finalização.
Na calda tem canela e limão além da água de flor de laranjeira.
O preparo
O descanso da massa na assadeira antes de assar é realmente importante pra conseguir um bolo macio, pois a semolina precisa de tempo pra absorver o iogurte e a manteiga. Experimentei assar direto e deixei descansar até por 8 horas, uma receita do Iêmen falava, mas acho que 2 horas resolvem.
É importante começar misturando os secos, então juntar a manteiga amolecida, mas não derretida, até conseguir uma farofa, depois juntar o iogurte e misturar até ficar bem pastosa, caindo da colher. A cor e a textura fica parecidas com a de um homus de grão de bico.
Daí é despejar e espalhar a massa na assadeira untada com manteiga e polvilhada com a semolina, alisar com o dorso de uma colher umedecida com água e assar por uns 35 minutos, até dourar e firmar (enfiando o palito, ele deverá sair limpo).
Saindo do forno, entra a calda, que deve ser regada em 3 etapas, só despejando a seguinte quando a anterior estiver totalmente absorvida.
Quem já comeu o bolo de semolina e amêndoa gostou vai querer preparar a receita, e quem nunca experimentou precisa experimentar, pois não sabe o que está perdendo!
Outras receitas das 1001 noites que eu adoro: como fazer um falafel delicioso e fácil, receita de zaatar caseiro, receita de esfihas folhadas de carne.
Com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou de nata (fica ainda melhor!) o bolo de semolina fica ainda mais irresistível. Doces árabes deliciosos: como fazer maamouls com água de flor de laranjeira e frutos secos e biscoito de amêndoa ou corne de gazelle. Parece difícil, mas não é. Vale a pena experimentar!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
17 Comentários
Oi Helô! Nesta receita de bolo de semolina, não vai ovos?
Oi, Rosana! Essa receita não vai ovo, existem outras versões que vão. Beijos
Sabe que tive uma experiência parecida com a sua. Eu comi esse bolo num hotel no Egito e fiquei enlouquecida, mas não tive a sua persistência para procurar a receita rsrs vou fazer com certeza! Obrigada por compartilhar
Rejane, boa noite! Essas experiências são inesquecíveis! Ainda bem que eu sou teimosa e não sossego enquanto não chego à receita dos sonhos.
Vá contando pra gente sobre os seus testes!
Abraços, Helô e Ana
Nossa, fiquei maravilhado com sua experiencia…. São momentos assim que fazem a vida valer a pena…traz felicidade !!!
Eu amo doces árabes (sirios, ou o que seja…) morei 3 meses na Arabia Saudita em Riad, ficava maravilhado com os doces. E na turquia então as lojas de doces enlouquecem qualquer um… Vc tem outras receitas?
Nelson, bom dia!
A gente também adora esses doces, são lindos, perfumados, saborosos e cheios de texturas.
Além do bolo de semolina, há a receita do ataif.
Vamos pensar em outras possibilidades.
Siga nos acompanhando, pois sempre temos novidades.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Fiz a receita e ficou excelente, super macio e saboroso. O próximo que vou fazer será o de gengibre. Muito obrigada!
Juliana, boa tarde!
Gostoso saber que a receita deu certinho e já passou a fazer parte da sua cozinha.
O de gengibre é delicioso.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Olá Heloísa Bacellar,, gostaria de receber a receita do doce de gengibre sou uma apaixonada pela cultura,comida,doces e o Idioma Árabe já fiz muitos Amoooo.
Cristina, bom dia!
Assim que der um tempinho, a gente vai pesquisar e experimentar esse doce que você tanto gosta.
Continue acompanhando o Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, receitas, fotos e dicas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô! O bolo é uma delícia e muito macio! Obrigada mais uma vez por compartilhar! Bjs
Um dos bolos preferidos da família q sempre compro na região da 25 de março,uma x vi uma receita complicada e desisti,apesar da minha impaciência na cozinha, esse bolo farei com certeza.Obrigada por tudo!
Alexandra, bom dia!
Obrigada pelo carinho. Vale experimentar a receita, pois ela é simples de preparar e deliciosa.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Assadeira de 20 x 20 cm? Existe isso? Nem arrisquei começar, pois está parecendo muito pequeno.
Paulo, boa noite!
Desculpas pela demora na resposta, mas a minha vida virou do avesso com a perda da Ana, filha e companheira aqui Na Cozinha da Helô. O momento está muito difícil e estou fazendo tudo conforme vou conseguindo.
A assadeira de 20x20cm é padrão, uma quadrada média. Parece pouca massa, mas como o doce é “doce” e o bolo não é daqueles fofos, o ideal é conseguir uma camada não muito alta.
Conte como ficou e escreva quando quiser.
Abraços, Helô
Onde tu achou a agua de laranjeira comestível pra comprar? Eu só acho de uso em difusores 🙁
Bom dia!
Você encontra em mercados que vendem produtos orientais, pois a água de flor aparece em muitas receitas do mundo árabe. Hoje, também é fácil de achar pela internet.
https://www.amazon.com.br/Água-Flor-Laranjeira-Mechalany-240ml/dp/B07ZJWL5FH
Abraços, Helô