RECEITA FRANCESA DE CLAFOUTIS
Como fazer clafoutis de framboesa e amêndoa? Hoje eu vou te ensinar a receita dessa sobremesa francesa clássica, que é deliciosa, fácil de preparar e é perfeita pra servir numa refeição mais chiquezinha.
Clafoutis é aquela sobremesa rápida, gostosa, rústica e requintada ao mesmo tempo, que fica bonita tanto num refratário grande, pra que cada um pegue a sua colherada, como em potinhos. Não dá trabalho pra fazer e sempre arrasa.
Vamos pra cozinha fazer clafoutis?
INGREDIENTES E PREPARO DO CLAFOUTIS
A lista de ingredientes:
- framboesas frescas ou congeladas;
- creme de leite fresco (pode ser sem lactose);
- ovo;
- açúcar;
- amêndoa grosseiramente moída;
- farinha de trigo;
- manteiga;
- sal;
- essência natural de baunilha ou raspas de meia fava de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- açúcar de confeiteiro.
Na França, os clafoutis mais clássicos são o de cereja fresca e o de framboesa, mas da pra usar muitas frutas diferentes, desde que não soltem muito líquido, pois elas encharcam a base cremosa.
Dá pra fazer com mirtilo, amora, banana, abacaxi, pêssego, nectarina, já vi até de uva. Importante quanto à cereja: as receitas tradicionais insistem em pedir a cereja com caroço, que daria mais sabor ao clafoutis, mas eu acho que é bom evitar acidentes e, do mesmo jeito que falo das azeitonas em recheios, melhor evitar acidentes.
E pode ser fruta vermelha congelada? Pode, mas se for congelada é importante que ela esteja firme na hora de preparar, se não ela pode virar purê e encharcar tudo.
Pergunta de sempre: o creme de leite precisa ser fresco ou dá pra fazer a receita com creme de lata ou de caixinha? Com o fresco o clafoutis fica com mais cremosidade e mais lisinho, mas faça com o da lata ou da caxinha se não encontrar o fresco.
A amêndoa é clássica, mas também dá pra preparar clafoutis deliciosos com nozes comuns e pecãs, castanha-do-Brasil/Pará e pistache. acho que a avelã tem sabor muito intenso e meio que mata o da fruta e a castanha-de-caju é mais cremosa, falta textura.
Intolerantes ao glúten: apesar do clafoutis ficar um pouco mais puxa-puxa, dá pra trocar a farinha de trigo por maisena e ter uma sobremesa deliciosa pra servir. Bom, né?
A massa é muito simples, só misturar tudo. Tendo os ingredientes em casa, só fica sem sobremesa chiquezinha quem quiser.
Enquanto o forno aquece a 200ºC (alto) eu separo 4 refratários individuais de 8 cm de diâmetro (ou uns 6 pequenos) ou um refratário médio pra cada um pegar a sua colherada. Depois unto com manteiga e polvilho com açúcar comum, que dá a casquinha deliciosa por fora.
Coloco uma parte da framboesa na base de cada potinho e faço a base cremosa.
Numa tigela, eu misturo com um batedor de arame o creme de leite, os ovos, o açúcar, as amêndoas, a farinha, a manteiga derretida, o sal e a essência natural caseira até ficar uma mistura homogênea.
Despejo o creme nos potinhos, deixando deixando 1 cm de borda livre, e levo ao forno pra dourar e firmar por uns 20 minutos pros pequenos e por uns 30 minutos se for um maior. Espete um palito pra testar, ele deve sair limpo. Retiro do forno, deixe amornar por 5 minutos, polvilho com o açúcar de confeiteiro e sirvo.
Muito bom e muito fácil de fazer!
IDEIAS
Com creme de leite em chantilly ou com o sorvete de baunilha de verdade o clafoutis de framboesa fica ainda melhor.
E é uma sobremesa deliciosa pra servir num jantar de bistrô em casa. Ideias? Patê de fígado de galinha bem cremoso com pão maravilhoso na panela de ferro de entrada e como prato principal o confit de pato com batata sarladaise, ou sopa de cebola francesa e o pernil de cordeiro assado francês.

INGREDIENTES
- 1 e 1/2 xícara de framboesas frescas ou congeladas (150 g, 1 caixinha costuma ser suficiente)
- 1 xícara de creme de leite fresco (240 ml, pode ser sem lactose)
- 3 ovos
- 1/4 xícara de açúcar (35 g)
- 1/4 xícara de amêndoas grosseiramente moídas (45 g)
- 1/4 xícara de farinha de trigo (30 g)
- 15 g de manteiga derretida
- 1 pitada de sal
- ½ colher (chá) de essência natural de baunilha ou raspas de meia fava de baunilha
- 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (15 g)
- Manteiga pra untar
- Açúcar pra polvilhar
Preparo
- Aqueça o forno a 200ºC (alto).
- Unte com manteiga 4 refratários individuais de 8 cm de diâmetro, polvilhe com açúcar e espalhe 1/4 das framboesas na base de cada um. Se quiser, faça num refratário pra cada um pegar uma colherada e aumente o tempo de forno pra mais ou menos 40 minutos.
- Com um batedor de arame, misture numa tigela o creme de leite, os ovos, o açúcar, as amêndoas, a farinha, a manteiga derretida, o sal e a essência natural caseira.
- Coloque nos potinhos deixando de 1 cm de borda livre.
- Asse por uns 20 minutos, até dourar e firmar (espete um palito e veja se sai limpo).
- Deixe amornar por 5 minutos, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva.
O clafoutis fica delicioso como sobremesa de uma refeição bem francesa. Ideias? Patê de fígado de galinha bem cremoso com pão maravilhoso na panela de ferro de entrada e como prato principal o confit de pato com batata sarladaise?
NOTAS
Pra variar, troque a framboesa por mirtilo, amora, cereja já sem caroço pra evitar acidentes, rodelas de banana, pedaços de abacaxi, de pêssego ou de nectarina.
14 Comentários
Bom dia,
Fiz essa receita de Clafoutis, porém ficou com bastante gosto de ovo, é assim mesmo?
Oi, Paula! É uma receita que tem o ovo como ingrediente importante. Se lhe incomodar, você pode passar os ovos por uma peneira sem forçar com a colher, assim sai a película da gema que é a grande responsável pelo sabor mais forte do ovo. Espero ter ajudado! bjs
Bom dia,
Adoro suas receitas!
Posso deixar a receita pronta nos refratários e só assar na hora de servir?
Abraço,
Cristina.
Cristina, boa tarde!
Delícia saber que você gosta e está aproveitando as receitas e histórias do “Na cozinha da Helô”. A gente faz tudo com muito carinho e muita dedicação e é bom demais ter retornos como o seu.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá, eu fiz com framboesa preta e morango. Mais as frutas ficaram muito azedas. É normal? Mas a massa ficou uma delícia.
Eliana, boa noite!
Com certeza a acidez vem das frutas, tanto do morango, como da framboesa preta. Quando estão mais doces, o clafoutis fica melhor. A massa é deliciosa.
Experimente usar morangos mais doces e mirtilos (podem ser congelados).
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, aqui não faltam histórias, dicas, ideias, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô, estou tendo um prazer enorme em conhecer seu trabalho ….. estou encantada em pouco tempo, imagino quando colocar em prática …..
Esta receita de clafoutis de amoras, posso fazer com jabuticaba cozida congelada???? É que estou com bastante e gostaria de variar no bolo.
O que acha?? Agradeço sua atenção e aguardo seu retorno.
Grande abraço.
Rita.
Rita, boa tarde!
Delícia saber que está gostando do site. Aqui tudo é feito com tanto carinho e tanta dedicação que mensagens como a sua são muito queridas.
A gente nunca testou com o clafoutis com jabuticaba. Será que os caroços não serão problemáticos? Com uvas sem sementes bem doces a gente já fez, assim como com framboesas, mirtilo, cereja, pêssego…
Se fizer, conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Você tem razão. As sementes não serão bem vindos.
Obrigada pela atenção.
Rita, bom dia!
O divertido na cozinha é justamente a gente pensar em possibilidades, mesmo que depois se perceba que uma coisa funciona, outra não e de uma ideia vem outra …
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
???????????????????????????????????????? Agradecida
Que bom!!
Adoro suas receitaa
Noemia, boa noite! Obrigada pelo carinho, beijo, Helô