RECEITA DE BOLO SALGADO DE COGUMELO
O bolo salgado de cogumelo, espinafre e bacon vai bem no almoço e no jantar, numa refeição rápida ou lanche, num brunch e num piquenique. Pra mim, só com uma salada de folhas temperadas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar a refeição está resolvida.
Eu adoro receitas versáteis, daquelas que têm uma base, uma parte que dá pra variar e, no final, com uma mesma receita a gente faz muitas outras que, no final, são muito diferentes. Uma mesma receita pode ficar bem com jeito de dia a dia e também super especial pra um momento mais chiquezinho.
Esse é o caso do bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon de hoje.
Um dia, eu estava folheando um dos meus cadernos antigos, acho que um de quando eu me casei, e bati os olhos naquela receita de bolo salgado, ou torta salgada de liquidificador, recheado com frango, carne moída, palmito, atum, sardinha ou queijo e presunto, e que era presença obrigatória em lanches nos anos 1970.
Na mesma hora, pensei naquele pirex retangular chegando à mesa e tive vontade de comer um pedaço, mas decidi partir da receita básica e preparar algo mais atual. Sabia que se não tivesse nada de mais diferente escondido na geladeira, o jantar seria o bolo salgado de presunto com queijo e azeitona tradicional, pois esses ingredientes eu tinha em casa. Mas queria algo diferente.
Como achei cogumelos shimeji e espinafre na gaveta da geladeira e tinha também um pedaço de bacon e um de parmesão, resolvi logo o sabor do meu bolo. Ficou tão bom que fiz de novo e de novo, todo mundo gostou.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer o bolo salgado de hoje, a gente precisa de:
- bacon em cubinhos;
- manteiga (pode ser um fio de azeite de oliva);
- cebola;
- alho;
- cogumelos frescos;
- espinafre;
- sal e pimenta-do-reino;
- ovo;
- leite (pode ser sem lactose);
- óleo vegetal;
- farinha de trigo;
- fermento em pó;
- queijo parmesão ralado (pode ser sem lactose);
- farinha de rosca.
No dia do teste eu usei shimeji, mas já fiz com cogumelo Paris, portobelo e shiitake, tanto só com um deles, como com misturas e sempre fica bom.
Usei bacon porque todos gostam em casa e ele dá um salgadinho, um sabor defumado e uma textura deliciosos, mas deixe de lado pra fazer um bolo salgado vegetariano.
Dá pra usar escarola, brócolis ou couve no lugar do espinafre e também deixar o bacon de lado e ficar com uma receita vegetariana.
Os ingredientes da massa são super básicos, daqueles que todo mundo costuma ter em casa. O queijo parmesão pode ser o básico de sempre, mas a receita fica mais gostosa com um queijo mais saboroso, não dá pra comparar.
Eu aqueço o bacon numa frigideira média e deixo dourar, então escorro e reservo os cubinhos e guardo a gordura pra uma outra receita, como um virado de feijão ou uma farofinha rápida.
Na mesma frigideira, eu aqueço a manteiga (ou só azeite se não quero usar manteiga), e douro a cebola, depois junto o alho e, quando ele perfuma, misturo o cogumelo e umas pitadas de sal.
Deixo o cogumelo murchar bem e secar pra não encharcar a massa, misturo o espinafre com uma pitada de sal e espero murchar e secar também. Misturo o bacon e deixo amornar por uns 10 minutos.
Enquanto isso, eu aqueço o forno a 180ºC (médio), unto a fôrma e polvilho com farinha de rosca pra fazer mais casquinha, de fazer o refogado e de bater a massa. Depois bato os ingredientes da massa no liquidificador.
Despejo metade da massa na fôrma, espalho por cima o refogado e termino com a massa.
Asso o bolo por uns 40 minutos, até ele firmar, crescer e dourar (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo), retiro do forno, deixo amornar por uns 10 minutos, desenformo e sirvo.
IDEIAS
Como a massa fica pronta em segundos no liquidificador e o recheio é fácil de fazer e pode ser preparado na véspera, dá pra deixar tudo organizado e assar perto da hora de servir.
Vamos pra cozinha fazer essa receita tão gostosa e fácil?
E gosta de espinafre? Aqui tem suflê de espinafre, torta de espinafre rústica com farofa crocante e recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha pra fazer samosas indianas assadas ou samosas indianas de massa frita.
INGREDIENTES
- RECHEIO
- 100 g de bacon em cubinhos
- 25 g de manteiga (ou só azeite)
- 1 cebola pequena em cubinhos (120g)
- 1 dente de alho picadinho
- 250 g de cogumelos frescos (Paris, shimeji, portobelo ou uma mistura)
- 2 xícaras de folhas e talos pequenos de espinafre (pode ser congelado)
- Sal
- Pimenta-do-reino
- MASSA
- 2 ovos
- 1/2 xícara de leite (120 ml)
- ½ xícara de óleo vegetal (120 ml)
- 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
- ¼ de xícara de queijo parmesão ralado (25 g)
- 1 colher (chá) de sal
- Manteiga pra untar
- Farinha de rosca pra polvilhar
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca 1 fôrma média para bolo inglês, ou uma assadeira se quiser servir em quadrados ou potinhos individuais se não quiser desenformar.
- Aqueça o bacon numa frigideira média e mantenha no fogo até que os cubinhos estejam dourados. Retire o bacon com uma escumadeira e escorra sobre papel. Descarte a gordura, ou guarde pra fazer uma farofa.
- Na mesma frigideira, aqueça a manteiga e doure a cebola. Junte o alho e, quando perfumar, misture os cogumelos e umas pitadas de sal.
- Mantenha em fogo baixo até que estejam macios e dourados, então junte o espinafre e mantenha no fogo por uns 5 minutos, só pra murchar.
- Misture o bacon, acerte o sal e a pimenta e deixe amornar.
- Pra massa, bata no liquidificador bata os ovos, o leite, o óleo, a farinha, o fermento, o queijo e o sal até conseguir uma massa lisa.
- Despeje metade da massa na fôrma, espalhe por cima o recheio e cubra com a massa restante.
- Asse por uns 45 minutos, até que o bolo esteja firme, crescido e dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
- Deixe amornar por uns 15 minutos, desenforme e sirva em fatias com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
E gosta de espinafre? Aqui tem suflê de espinafre, torta de espinafre rústica com farofa crocante e recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha pra fazer samosas indianas assadas ou samosas indianas de massa frita.
NOTAS
Use o cogumelo que quiser, pode ser shimeji, shiitake, Paris ou portobello, só um tipo ou uma mistura deles.
6 Comentários
Olá!
Adoro shitake 🙂 poderia ser feito com eles?
Maria Cristina, boa tarde!
Pode sim fazer com shiitake, fica muito bom.
Depois conte pra gente e siga aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Adorei o chiquezinho. Eu também curto quando consigo dar esse toque. Há tempos, vários anos, recortei uma receita de bolo salgado de abobrinha da Patricia Ferraz do Paladar. Feito com ricota, abobrinha e bacon, de cara, não agradou meu marido que não come bacon nem se estiver no deserto. Aí adaptei e acabo fazendo frequentemente com bacalhau. É só elogios…
Maria Cláudia, bom dia!
Delícia saber que você gostou do chiquezinho. A gente adora receitas versáteis, que permitem variações que agradam tanto no dia a dia como nos momentos em que a gente quer algo um pouco mais incrementado.
As receitas da Patrícia costumam ser bem gostosas, mas é claro que, sempre que possível, a gente tem de adaptar as receitas de acordo com as preferências da família ou de quem está por perto. O pão de abobrinha deve ter ficado delicioso com bacalhau.
O bom de se sentir segura na cozinha é justamente poder ousar e adaptar receitas.
Siga aqui com a gente Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, receitas, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Vou preparar! Adoro ler suas dicas e observações sobre as receitas!
Sueli, depois me conta! Em casa, todo mundo ama, espero que você goste também. Obrigada pelo carinho, beijo, Helô