RECEITA DE HOMUS DE GRÃO DE BICO
É dia de fazer um homus de grão de bico delicioso, mas delicioso mesmo. Vou te ensinar como preparar uma receita cheia de dicas e truques pra chegar uma pasta saborosa e com textura perfeita.
Há uns vinte e poucos anos, eu participei de uma matéria sobre cafés da manhã pelo mundo, eu preparei o francês, a Paula Rizkallah o americano e a Leila Youssef o libanês e eu nunca me esqueço daquele dia.
Eu, que já tinha ido ao Egito e tomado cafés-da-manhã por lá e lido vários livros sobre as refeições no mundo árabe, tinha ideia do que a Leila faria. Mas a equipe da produção levou um susto gigante quando viu a mesa com homus, coalhada, legumes em conserva, azeite, pão e outras coisinhas.
A Leila explicou que tudo aquilo fazia parte da primeira refeição do dia, mas também das outras, e a gente experimentou tudo de maravilhoso que ela fez.
Desse dia em diante, passei a prestar mais atenção aos pratos de homus que encontrava pela frente, na época só nos restaurantes e empórios sírios e libaneses. Uns eram deliciosos, outros nem tanto e vários sofríveis, uns enjoativos e pesados no alho ou no limão e com gosto de tahine rançoso.
OS TESTES
Comecei a testar receitas e a juntar dicas pra chegar ao homus nota 10 e acho que consegui.
Como a receita leva basicamente grão de bico, limão, alho, sal, tahine, azeite e o processo não é tão complicado. Com ingredientes de qualidade e usados de forma harmoniosa, não é difícil chegar a um resultado saboroso
Percebi que o x da questão está na textura da pasta, pois um homus pesado e grosseiro não é agradável, enquanto o mais leve e lisinho é tudo de bom.
Fui, então, atrás do pulo do gato pra chegar à textura perfeita e fiquei feliz demais quando encontrei umas receitas israelenses com dicas preciosas.
Uma delas dizia que, pra conseguir um homus sedoso e muito leve, bastava cozinhar o grão de bico com água e bicarbonato até ficar muito macio, quase que passando do ponto, e soltando a pele.
Corri pra cozinha, coloquei um tanto de grão de bico de molho por 12 horasd e, em seguida, levei ao fogo com água pra cozinhar. Quando o grão amaciou, juntei um tiquinho de bicarbonato e deixei no fogo por mais uns 15 minutos, até ficar bem mole, daí deixei amornar, esfreguei pra descartar a pele e reservei.
Pensando em facilitar a vida, resolvi também testar o método com grão de bico em conserva e com o que vem cozido e embalado a vácuo.
Como, tanto o da conserva, como o cozido e embalado a vácuo, vêm bem al dente, resolvi colocar em panelas separadas com água e bicarbonato e cozinhar por uns 15 minutos, ou até os grãos ficarem muito macios e depois escorri e descartei as peles.
Em seguida, separei alguns grãos pra decorar e fiz uma receita com cada uma das 3 preparações, quer dizer, com o grão de bico cozido em casa, com o grão de bico da conserva e com o grão de bico cozido em embalado a vácuo.
Coloquei no liquidificador os grãos com alho, limão e sal e bati até triturar, depois juntei tahine, azeite e pitadas de cominho e continuei batendo até conseguir uma pasta levíssima e muito lisa, acertando a a consistência com água gelada.
Resultado? Fiquei com 3 pastas deliciosas, aveludadas e leves, a receita deu certo com as 3 possibilidades. Ou seja, dá pra fazer como quiser. Hoje em dia, faço a receita de homus de grão de bico a partir dos grãos crus quando consigo me programar, mas na pressa eu uso os grãos da lata ou os cozidos e embalados a vácuo.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra preparar a receita de homus:
- grão de bico já cozido (cozidos em casa, em conserva ou cozidos e embalados a vácuo);
- bicarbonato de sódio;
- limão;
- alho;
- azeite de oliva;
- tahine (pasta cremosa de gergelim);
- água gelada;
- sal
Na hora de preparar o homus, eu coloco o grão de bico já cozido numa panela com água até cobrir, junto o bicarbonato e cozinho por mais uns 15 minutos, até que esteja muito macio. Então, desligo o fogo e, com uma escumadeira, retiro as peles que estiverem flutuando.
Espero amornar sem descartar a água e, logo que consigo, esfrego os grãos com as mãos pra soltar as peles restantes.
Descarto a água e coloco os grãos no liquidificador ou no processador. Junto o suco de limão, o alho, o azeite e sal e bato até obter um creme homogêneo. Acrescento o tahine e metade da água gelada e processo até o creme ficar bem liso, fofo e leve. Se for preciso, junto mais água gelada.
No final, ajusto o sal e transfiro pra tigela ou travessa de servir. Finalizo com um fio de azeite e pitadas de zaatar ou de sumac, ou de cominho, de páprica doce ou picante, ou raspas de limão. Eu, que adoro preparar a receita de zaatar caseiro uso o meu, que fica muito perfumado e saboroso.
Depois, levar o homus à mesa com pão, pepino, rabanete, nabo, cenoura, folhas ou um grelhado, ou simplesmente uso como recheio de um sanduíche.
Pra completar, a receita ainda agrada vegetarianos, veganos e intolerantes à lactose e fica perfeita na geladeira por uns 3 ou 4 dias.
O fato é que um bom homus é tão bom que a quantidade de gente pelo mundo que come homus no dia a dia só aumenta. Uns preparam em casa e outros compram, mas o bom é saber que hoje existem muitas marcas boas por aí e não só nas versões tradicionais, como com temperos bem diferentes.
Outras pastas deliciosas que vão bem no dia a dia e nas ocasiões especiais: coalhada seca, pasta de berinjela e romã, brandade de bacalhau com manjericão, pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão e pasta de frutas secas e romã.
INGREDIENTES
- 500 g de grão de bico já cozido (250 g de grão crus cozidos em casa ou 500 g de grãos em conserva ou cozidos e embalados a vácuo)
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- Suco de 1 limão
- 1 dente de alho grosseiramente picado
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (ou a gosto)
- ½ xícara de tahine (pasta cremosa de gergelim, 125 g)
- ½ xicara de água gelada (aproximadamente)
- Sal
- PRA SERVIR
- Pitadas de zaatar e pitadas de cominho
- Azeite de oliva
- Legumes
- Pão sírio
Preparo
- Coloque o grão de bico já cozido numa panela com água até cobrir, junte o bicarbonato e cozinhe por mais uns 15min, até que esteja muito macio.
- Desligue o fogo e, com uma escumadeira, retire as peles que estiverem flutuando.
- Deixe amornar sem descartar a água e, assim que possível, esfregue os grãos com as mãos pra soltar as peles restantes.
- Descarte a água e coloque os grãos no liquidificador ou no processador.
- Junte o suco de limão, o alho, o azeite e sal e bata até obter um creme homogêneo.
- Junte o tahine e metade da água gelada e processe até o creme ficar bem liso, fofo e leve. Se for preciso, junte mais água gelada.
- Ajuste o sal e transfira pra tigela ou travessa de servir. Se quiser, espalhe por cima pitadas de zaatar (experimente preparar o seu zaatar caseiro e se quiser de cominho, raspas de limão, salsinha picada, páprica doce ou picante e um fio de azeite de oliva.
Outras pastas deliciosas que vão bem no dia a dia e nas ocasiões especiais: coalhada seca, pasta de berinjela e romã, brandade de bacalhau com manjericão, pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão e pasta de frutas secas e romã.
NOTAS
O homus fica perfeito com pão sírio fresco ou torrado, legumes, folhas, acompanhando grelhados, ou como recheio de sanduíches.
4 Comentários
Helô, agora sim!!!! Agora, com essas dicas, o hommus que fiz ontem, ficou SENSACIONAL!!!!!
Muito obrigada!!!!!
Bj grande!!!
Fátima, boa tarde!
Que gostoso saber que você preparou a receita, ficou super satisfeita e que ela já faz parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho e continue aqui com a gente, pois receitas, fotos, histórias e dicas apetitosas não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Helô, para adiantar eu posso cozinhar o grão de bico, escorrer e congelar? Posso usar a água do cozimento (gelada)na hora de bater ou é melhor a água pura? Estou perguntando só para saber se descarto ou furado a água. Obrigada pelas receitas tão deliciosas e bem explicadas. Bj js
Vanda, tudo bem?
Congelar o grão de bico cozido pode, com certeza, e acho que também dá pra guardar a água do cozimento. Mas pode usar água pura também. Vai dar certo!
Obrigada pelo carinho, beijo, Helô