RECEITA DE ESCONDIDINHO DE CARNE SECA COM BANANA
O escondido sertanejo de carne seca, farofa e banana da terra fica delicioso e lindo. É uma receita que tem tudo a ver comigo, pode ser feita no dia a dia e também faz bonito em qualquer refeição descontraída e brasileira.
Adoro a mistura de texturas e sabores da banana da terra dourada na frigideira, da carne seca refogada na manteiga de garrafa com cebola e alho e temperada com coentro e pimenta fresca picada, do queijo fresco e da farofa, que dá vida ao prato e quanto mais dourada, melhor.
INSPIRAÇÃO, INGREDIENTES E PREPAO
A inspiração veio da torta sertaneja, que leva carne seca, banana e queijo fresco, de coalho ou qualquer outro. Mas eu deixei a massa de lado, usei as fitas de banana pra forrar a fôrma, preenchi a cavidade com o refogado de carne seca e o queijo e terminei com uma farta camada de farofa.
Com a carne seca já dessalgada e cozida, a receita fica pronta bem rapidinho, por isso dei o tempo da receita em 1 hora.
Pra fazer receitas de carne seca de última hora, eu costumo comprar pedaços de carne seca, dessalgar, cozinhar, separar em lascas e congelar, assim sempre tenho em casa. Não é a mesma coisa, mas também dá pra usar carnes secas já prontas, das já cozidas e em lascas.
Como fiz tudo com a banana, a carne e a farofa ainda quentes, eu apenas preenchi a fôrma alisando bem as camadas, pressionei pra firmei, desenformei sobre o prato de servir e levei à mesa.
Primeiro, eu aqueço a manteiga de garrafa, douro de leve a cebola, depois junto o alho, espero perfumar, misturo a carne seca, deixo aquecer, acerto o sal e acrescente o coentro, a pimenta e o queijo e deixo ao lado do fogo pra manter quente.
Quando uso queijo fresco, só corto em cubinhos e misturo, mas quando escolho queijo de coalho eu dou uma dourada nos cubinhos numa frigideira antes de juntar à carne seca. Retire do fogo.
A banana é muito simples de fazer, só descascar, cortar em fatias de comprido e passar na frigideira pra amaciar e dourar. Faço a banana, já forro a fôrma e uso a mesma frigideira pra preparar a farofa.
E a farofa é a mais simples de todas, só cebola dourada na manteiga, farinha de mandioca e sal. Pra variar, às vezes junto couve em tirinhas finas depois de dourar a cebola e já fico com uma farofa de couve. O prato já vai com um verdinho além do coentro.
Com a carne, a farofa e a banana prontas, só montar, desenformar e servir. Dá pra deixar a carne e a farofa prontas e aquecer perto da hora de montar. A banana fica mais gostosa frita na hora.
Quanto ao coentro: eu amo coentro e acho que quanto mais coentro nessa vida, melhor, mas se não gostar, use salsinha. Com a pimenta, faça o mesmo.
O escondidinho vai bem com arroz branco de todo dia, com a receita feijão de todo dia, com couve refogada pra todo dia e salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Pra adoçar, que tal uma colherada de doce de abóbora com coco?
Ah, aqui Na Cozinha da Helô também tem escondidinho de batata e carne moída caseira e escondidinho de carne seca com mandioca.
É simples assim e é tudo de bom.

INGREDIENTES
- CARNE SECA
- 4 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou 25 g manteiga comum)
- 1 cebola média em cubinhos (150 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 400 g de carne seca cozida e desfiada
- 4 colheres (sopa) de coentro picado (4 ramos)
- 1 colher (sopa) de pimenta biquinho ou dedo-de-moça picada (ou a gosto)
- ½ xícara de queijo fresco ou queijo de coalho em cubinhos
- Sal
- BANANA DA TERRA
- 4 bananas da terra
- Óleo vegetal
- FAROFA
- 50 g de manteiga
- 1 e ½ xícara de farinha de mandioca biju
- Sal
Preparo
Carne seca
- Aqueça a manteiga de garrafa numa frigideira média e doure levemente a cebola. Junte o alho, espere perfumar, misture a carne seca, deixe aquecer, ajuste o sal e acrescente o coentro, a pimenta e o queijo.
- Retire do fogo.
Banana
- Descasque e corte as bananas em fitas finas na horizontal.
- Aqueça um fio de óleo numa frigideira grande e doure as fitas de banana de um lado e depois do outro, passe pra um prato e reserve.
Farofa e finalização
- Prepare a farofa na mesma frigideira da banana. Aqueça a banana e doure a cebola.
- Junte a farinha, sal e misture até envolver tudo muito bem a farofa ficar tostadinha e perfumada. Ajuste o sal.
- Unte com um pouco de óleo uma fôrma redonda média (uns 22 cm) e forre totalmente o fundo e as laterais da fôrma com a banana.
- Preencha a cavidade com o refogado de carne seca e alise. Por cima espalhe a farofa fazendo uma camada uniforme.
- Desenforme sobre um prato raso e sirva.
O escondidinho vai bem com arroz branco de todo dia, com a receita de feijão de todo dia, com couve refogada pra todo dia e salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Pra adoçar, que tal uma colherada de doce de abóbora com coco?
NOTAS
Se quiser, misture a couve refogada na farofa e fique com um escondido verdinho.
4 Comentários
Simplesmente encantada com essa receita!
Kelly, bom dia!
Obrigada pelo carinho e bom saber que a receita já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Heloísa essa farina de Biju é a mesm que faz Tapioca?
Boa tarde!
A farinha é de mandioca grossa de fazer farofa (os bijus são aquelas casquinhas crocantes). Com essas farinhas mais crocantes a farofa fica deliciosa, mas use qualquer outra farinha de mandioca pra farofa se preferir. A tapioca (polvilho doce hidratado, esfarelado e depois peneirado) é diferente.
Abraços, Ana e Helô