RECEITA DE BOMBOCADO DE MANDIOCA
Quando me dá vontade de comer um doce bem brasileiro com mandioca, coco e queijo, três coisas que eu adoro, eu penso sempre no bombocado.
É um bolo que pode ser individual ou grande pra servir em pedaços, fica com a firme, dourado, crocante e açucarado por fora e com miolo meio puxa-puxa e cremoso com os pedacinhos de coco pelo meio. Muito sabor, muito aroma e muitas texturas.
As diferenças do bombocado e da queijadinha são meio duvidosas, cada um fala uma coisa. Pra mim, elas ficam por conta da mandioca, pensando na versão de hoje, e da consistência puxa-puxa do bombocado.
A receita da queijadinha tradicional que a gente tem aqui é deliciosa, vale a pena experimentar, é uma versão sem leite condensado e com queijo, pois eu adoro queijo.
Pro lanche do dia a dia ou pra servir como sobremesa, eu asso o bombocado numa assadeira retangular, quadrada ou redonda, das bem comuns. Pra a uma festa de aniversário, pra levar num piquenique, ou pra presentear, eu asso em forminhas de papel.
Mas é bombocado, bom bocado ou bom-bocado? Pelo dicionário seria bom-bocado, mas quase todo mundo escreve junto e o que importa é que é bom e um bocadinho dele já deixa qualquer um feliz.
Ele vai bem no lanche, no chá da tarde, no brunch e na hora da sobremesa.
Os ingredientes da receita
Pra fazer o bombocado a gente precisa de:
- água;
- açúcar;
- manteiga;
- mandioca crua e descascada;
- coco fresco ralado, ou coco seco
- farinha de trigo;
- ovo;
- fermento em pó;
- queijo mineiro curado ralado grosso (ou outro queijo bom de ralar).
A quantidade de mandioca pequena e ralar é tarefa simples.
Com coco fresco ralado, que também é fácil de encontrar, o bombocado fica espetacular, mas dá pra usar seco também. Se for seco, o em flocos úmidos é mais gostoso.
Nada como usar um bom queijo mineiro curado ou algum outro queijo saboroso e bom de ralar. Mas, na falta deles, vale até abrir um pacotinho de parmesão.
Só não use um queijo muito macio e fresco, pois o bom-bocado perde em textura e em sabor, fica mais mole e úmido e sem graça de gosto.
O PASSO A PASSO DO BOMBOCADO
Tem gente que bate o olho na receita e desiste quando vê que ela começa com uma calda de açúcar. Ela tem mesmo a etapa da calda, mas é muito simples de fazer.
O preparo é simples e rápido mesmo.
O descanso é fundamental pro bombocado ficar com a textura certa, é pulo do gato.
Numa panela média, eu aqueço a a água e o açúcar, mexo só até dissolver e deixo ferver por uns 5 minutos, até conseguir uma calda rala. Desligo o fogo, junto a manteiga e espero amornar por uns 15 minutos.
Enquanto isso, eu unto com manteiga e polvilho com açúcar uma assadeira média, ou separo as forminhas de papel pra fazer individuais.
Pra forminha de papel não pesar e desmontar, eu coloco sempre dentro de forminhas de metal e espalho numa assadeira.
Ralo a mandioca e coloco numa tigela grande com o caldinho, depois misturo o coco, a farinha, os ovos, o fermento, o queijo e a calda.
Despeje na assadeira e deixe repousar por 1 hora fora da geladeira. Esse descanso é pulo do gato pra conseguir a textura deliciosa e meio puxa-puxa do bombocado.
Quando faltam 15 minutos para completar o tempo, eu aqueço o forno a 200ºC (alto).
Asso o bombocado por uns 45 minutos, até ficar bem dourado, crescido e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Os pequenos costumam assar em mais ou menos vinte minutos a meia hora, depende do tamanho das forminhas.
Retiro do forno e deixo esfriar completamente sobre uma grade por umas duas horas antes de servir.
Só de escrever o post eu já fiquei morrendo de vontade de comer bombocado! Acho que vou até o supermercado comprar mandioca e coco pra fazer uma receita hoje mesmo. Que tal a ideia?
Aqui Na Cozinha da Helô, além do bombocado de hoje, tem dois outros bolos de mandioca deliciosos. Os três são deliciosos e diferentes. Eu vario, num dia faço o bolo de mandioca simples e só de misturar, que é só de misturar, num outro preparo o bolo de mandioca cremoso e num outro o de hoje.
O bombocado vai bem como sobremesa de um almoço ou de um jantar com receitas brasileiras, pode ser:
- feijoada como a da minha casa;
- galinhada de frango caipira;
- bobó de camarão de festa;
- moqueca de banana da terra fácil e rápida;
- Cuscuz rapidinho de camarão e palmito na panela.
Aqui Na Cozinha da Helô, além do bombocado de hoje, tem dois outros bolos de mandioca deliciosos. Os três são deliciosos e diferentes. Eu vario, num dia faço o bolo de mandioca simples e só de misturar, que é só de misturar, num outro preparo o bolo de mandioca cremoso e num outro o de hoje. E também faço a queijadinha tradicional que é deliciosa. O tempo de repouso do bombocado fora da geladeira antes de assar é o pulo-de-gato pra conseguir a textura deliciosa e meio puxa-puxa do bombocado.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Bom dia Helô, gostaria em primeiro lugar de a parabenizar pelo site, tenho todas as suas receitas. Gostaria de perguntar, qual o melhor substituto para o queijo de Minas curado na Europa? Por fim, gostaria que fizesse um poste, se possível sobre a mandioca crua. Ouvi dizer que poderia ser perigosa por causa do cianeto, como nunca utilizei, tenho medo.
Querida Helô, seu site é um baú de tesouros! Parece um tapete mágico a levar os leitores para viagens incríveis. Viver fora do nosso país é um desafio imenso, e a saudade da comida brasileira bate muito forte. Morro de vontade de preparar um bom-bocado e achei a receita (e a foto!) incrível, mas tenho a mesma dúvida da Alexandra sobre a substituição do queijo curado. Sei que o ideal é usar o queijo Minas, mas você acha que algum outro queijo seria aceitável na sua receita? Um beijo enorme!
Jana, bom dia!
Que mensagem gostosa de ler, obrigada pela carinho. Tenha certeza de que ela deixou o dia aqui Na Cozinha da Helô bem mais alegre.
Preparar receitas brasileiras fora do Brasil exige sempre um tanto de jogo de cintura e de pesquisa pra encontrar ingredientes ou fazer adaptações.
Quando a gente fez um trabalho grande na França sobre cozinha brasileira e preparou muitos bom-bocados foi preciso encontrar um queijo com textura semelhante e sabor intenso, mas nem suave demais, nem forte demais. O gruyère mais curado e bom de ralar foi a melhor escolha. Queijos holandeses também saborosos e bons de ralar também funcionam bem.
Conte com a gente e diga depois como ficou e qual o queijo que você usou, pois a sua dica poderá ajudar outros seguidores.
Abraços, Ana e Helô
Muitíssimo obrigada, Ana e Helô! Fiz o bombocado com o gruyère mais curado e ficou divino! Comemos cada pedaço com devoção! Abraço forte!