RECEITA DE BROWNIE DE CHOCOLATE CREMOSO
O brownie ultracremoso de chocolate tem o sabor e o aroma bem intensos de chocolate e a cremosidade irresistível que só um bolo muito macio de chocolate tem.
Aqui no site a gente já tem duas receitas de brownie muito gostosos e só com chocolate, que são o brownie de chocolate simples e delicioso, que eu faço há uns 30 anos, leva chocolate meio-amargo derretido e todo mundo adora, e o brownie com muito chocolate, que tem chocolate derretido, chocolate picado e chocolate em pó na massa, é fica incrível. E ainda tem o brownie de chocolate e framboesa delicioso e lindo.
E mais uma receita? Sim!!! Quem adora brownies vai amar ter três receitas pra variar e nem vai conseguir dizer qual a melhor, pois os três são incríveis, e é isso que acontece em casa.
A receita de hoje também leva chocolate em pó e em pedaços, mas as proporções não são as mesmas da receita do brownie com muito chocolate e o preparo também mudo.
Esse brownie não é do estilo “meio brownie meio bolo”, e sim do jeito “meio brownie meio pudim”, por isso não estufa quase nada e nem abaixa no centro quando esfria. Só fazendo e comendo pra entender!
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- manteiga derretida e morna;
- açúcar comum;
- açúcar mascavo;
- sal;
- ovo;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?)
- farinha de trigo;
- chocolate em pó;
- chocolate meio-amargo.
Pra começar, a massa leva 1 xícara de farinha de trigo pra dar estrutura ao brownie e 1 xícara de chocolate em pó, que também ajuda na sustentação, mas deixa a receita com muito gosto de chocolate.
Numa tigela, entram de uma vez só a manteiga derretida, os ovos, a baunilha, o sal, o açúcar branco, o açúcar mascavo e a farinha com o chocolate em pó. Depois de misturar e conseguir uma massa homogênea entram os pedaços não muito pequenos de chocolate meio-amargo.
Como, no forno, as bordas de cada pedacinho de chocolate derretem e o centro só aquece e amolece, a massa umedece e dá um brownie cremosíssimo com pedaços irresistíveis de chocolate levemente amolecidos pelo meio.
Pra não ficar pesado, o ideal é assar numa assadeira média (uns 20x30cm) e conseguir um brownie com uns 2 cm de espessura.
Vale sempre lembrar que, pra conferir se está assado, o palito enfiado num bolo tem que sair limpo e num brownie ele deverá sair com uns farelinhos. O brownie assa nuns 25 minutos, depois disso ele começa a ressecar e a perder a cremosidade.
Por mais que seja difícil, pois o perfume de chocolate que invade a casa enquanto o brownie assa é estonteante, é fundamental resistir à tentação e deixar o brownie amornar por meia hora antes de cortar. O descanso é fundamental pra massa ficar na consistência perfeita.
Ele se conserva perfeitamente bem fora da geladeira por uns 2 dias e pode ser congelado por 1 mês. Se preferir o brownie quentinho, aqueça por uns minutos no forno antes de servir.
Eu acho que o brownie sozinho já é perfeito, mas ele vai bem com sorvete de baunilha de verdade ou com sorvete de banana fácil e cremoso.
E pensando em sobremesa: o brownie é perfeito pra fazer de última hora e sempre agrada. Entre ter a ideia de fazer e servir a gente leva mais ou menos 1 hora e meia.
Aqui Na cozinha da Helô a gente tem dois outros brownies só de chocolate incríveis: o brownie de chocolate simples e delicioso, com chocolate derretido na massa, e o brownie com muito chocolate, com chocolate em pó, derretido e picado. E ainda tem o brownie de chocolate e framboesa delicioso e lindo. O brownie se conserva bem fora da geladeira por uns 2 dias e pode ser congelado por 1 mês.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Já fiz várias receitas de brownie, inclusive , as que estão no seu livro “chocolate todo dia”(que são maravilhosas).Mas está receita é simplesmente fantástica.
Amanda, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
A gente aqui não se cansa de ir atrás de novas receitas (inclusive daquelas que a gente já tem outras versões). Por que não ter várias possibilidades?
Esse brownie ficou mesmo um escândalo de bom e é viciante. Bom saber que isso também aconteceu com você!!!
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo,
Gosto muito de suas receitas, principalmente pela história de cada uma.
Não sou profissional mas adoro preparar receitas sugeridas por mestres da cozinha.
Nessa receita posso usar só o mascavo ou
existe motivo para usar os dois açúcares?
Obrigado e abraços.
João, bom dia!
Muito obrigada pelo carinho. As histórias, receitas, fotos e dicas do Na Cozinha da Helô são feitas com tanto amor e tanta dedicação que reconhecimento como o seu são maravilhosos.
O açúcar com deixa a textura do brownie com a crostinha clássica e equilibra na doçura e no sabor. O mascavo tem sabor mais pronunciado. Mas dá sim pra usar só mascavo, será só um pouquinho diferente no final. Vale experimentar dos dois jeitos e escolher.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Acabei de fazer a receita. É tudo menos um Brownie. É gostoso, bem cheio de manteiga, mas Brownie não é, nem aqui, nem na China. Desculpe! Tenho até foto pra mostrar.
Eliana, bom dia!
Sinto muito em que saber que você tenha se decepcionado com a descrição da receita. Existem nem sei quantidades de brownie, tenho muitos livros com brownies mais e menos cremosos, mais ou menos esfarelentos e esse ultracremoso é dos mais úmidos. Justamente por isso é que no site a gente tem 3 brownies diferentes entre si, um só com chocolate em barra (tipo mais comum e que talvez seja mais parecido com o que você imagina), um com muito chocolate e o ultracremoso que fica muito macio mesmo.
A maior parte das receitas de brownie tem mesmo proporções altas de açúcar e de manteiga, pode comparar por aí.
Abraço, Helô