RECEITA DE OMELETE DE FORNO DE ESPINAFRE
Hoje eu vou te ensinar como fazer uma frittata italiana de espinafre com queijo que é uma delícia. Pra entender mais ou menos a receita da fritada, que é como a gente fala por aqui, só imaginar uma preparação que lembra uma omelete firme, ou quase uma quiche sem massa.
A receita é simples de preparar, descontraída e pode ser uma entrada, um acompanhamento de um grelhado ou de grãos, um prato principal de uma refeição vegetariana ou de um lanche ou um brunch, e também pode ser petisco.
Cada um pode receber uma colherada direto do refratário, mas a fritada pode chegar à mesa já cortada em triângulos, quadrados e discos de tamanhos variados, tanto pra comer com garfo e faca, como pra servir em pedaços miúdos com palitos.
INGREDIENTES E PREPARO
Já comi várias frittatas, e nunca vou me esquecer de uma que comi na Itália há uns 35 anos, que levava espinafre, pistache, aliche, uva-passa, tomate, azeite, cebola e ricota, simplesmente incrível. E é nela que eu me inspirei pra versão de hoje, mesmo mais simplezinha, mas se quiser, só acrescentar mais coisas gostosas e deixar a receita bem chiquezinha.
Só que o bom é saber que da pra fazer fritadas com qualquer verdura ou legume e tanto de um único sabor, como só espinafre ou só escarola, como de uma mistura. Em casa, vira e mexe faço fritadas com aqueles poucos disso e daquilo que sobram na gaveta da geladeira.
Pra fritada de hoje eu uso:
- as folhas e talos menores de espinafre (guardo os maiores pra fazer sopas e cremes);
- cebola e alho;
- ovo;
- creme de leite (o fresco dá uma fritada mais cremosa, mas o da lata ou da caixinha também funciona);
- queijo (dá pra usar ricota e parmesão, gruyère ou minas padrão ou mussarela com parmesão ou o que quiser);
- salsinha e cebolinha;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta do reino.
Quanto aos legumes, tem gente que só aferventa ou cozinha no vapor e segue com a receita, mas eu gosto de refogar pra conseguir uma fritada muito mais saborosa.
A primeira etapa, que é a do refogado básico, é simples de fazer e pode ser preparada na véspera e ficar na geladeira até mais ou menos 1 hora antes de servir, quando chega o momento de finalizar a receita.
A segunda etapa, que é a da finalização, é ainda mais fácil, só mesmo misturar, colocar no refratário e levar ao forno.
Pra mim, a fritada acompanhada de uma salada uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar já é uma refeição bem completa. E vai bem tanto quente, como em temperatura ambiente.
Outras receitas com ovos que eu adoro: tigelada de legumes ou suflê caseiro e simples de fazer, como fazer suflê de queijo, suflê de espinafre saboroso e quiche de alho poró deliciosa e fácil.
Adora espinafre? Aqui tem suflê de espinafre saboroso, torta rústica de espinafre com farofa crocante, bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon e recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha. No lugar do espinafre, dá pra usar couve, escarola, brócolis ou a verdura que quiser.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Oi! Adoro suas postagens e fotos! São maravilhosas. Obrigada por tudo isso. Eu coloco uma colherinha de fermento em pó, tanto na omelete quanto na fritada, que sempre faço na frigideira alta (vou tentar no forno). Não precisa?
Oi Andreza, tudo bem?
Se quiser garantir que chegue bem fofos e crescidos à mesa, sem problemas. Não costumo colocar.
Como eu adoro forno, acho muito prático, faço bastante nele, que também assa tudo por igual.
Depois me conta, beijo, Helô