RECEITA DE CHOCOLATE QUENTE CREMOSO
Quando alguém me pede para dizer quais as minhas 10 receitas preferidas, sempre penso nessa receita de chocolate quente cremoso. Um jeito francês e clássico de preparar um chocolate quente bom demais.
Ele é dos sonhos e tem tudo o que se espera, quer dizer, muita cremosidade, muito gosto de chocolate e, também, baunilha e um toque de canela (quem, como eu, ama canela, costuma gostar).
Nos tempos de Paris, acho que poucas coisas me deixam tão feliz quanto parar num café pra um chocolate depois de passar um tempo andando pela rua com aquele frio, o vento e até o chuvisco batendo forte e gelando até os ossos.
Além dos chocolates clássicos do Café de Flore e do Angélina.Há os sensacionais do Jean-Paul Hévin, Pierre Hermé, Pierre Marcolini, Jacques Genin. E, embora ainda não tenha tomado, já ouvi dizer que o da Chocolaterie do Cyril Lignac também é muito bom.
INGREDIENTES PARA CHOCOLATE QUENTE
Confesso que procurei muito, testei bastante e, como não poderia deixar de ser, o x da questão está no chocolate. Tanto na qualidade, como na proporção em relação ao leite e ao creme.
Só com um ótimo produto se faz uma bebida aveludada, perfumada, saborosa e inesquecível.
O creme de leite dá uma cremosidade única à receita e, com ele, não é preciso engrossar a bebida com qualquer outra coisa e, pra isso tem que ser o creme de leite fresco.
Se não for possível usar o fresco, deixe o creme de leite de lado e, no lugar dele, use mais 1 xícara de leite e dissolva no leite 2 colheres (sopa) de maisena.
Quanto ao “doce”, tudo depende do chocolate escolhido e, muitas vezes, nem é preciso adoçar. Em casa, costumo usar chocolate meio-amargo em barra (uns 40%), mas use chocolate mais amargo ou ao leite se preferir e, se gostar de chocolate quente bem doce, adoce mais um pouco. É sempre bom pensar que a gente cozinha pra gente e pras pessoas queridas.
A receita funciona bem com leite e creme de leite sem lactose. Se quiser, use um chocolate bem intenso e adoce.
O DESCANSO
Vale a pena ter paciência, preparar com antecedência e deixar o chocolate encorpar na geladeira, deixando só pra aquecer na hora de servir. Ele fica muito mais cremoso, com um aveludado que é o máximo.
PRA ACOMPANHAR …
O chocolate quente vai bem no café da manhã do dia a dia (só deixar pronto na geladeira e aquecer) ou dos dias mais sossegados, num brunch, no lanche ou num chá da tarde. Pra acompanhar, um bolo gostoso, um pão ou uns biscoitos. Sugestões: croissant clássico, pain au chocolat ou croissant recheado de chocolate, bolo amanteigado de baunilha, pão de leite e financiers clássicos.
No vídeo do canal do youtube eu mostro o passo a passo da receita, quer ver?
O chocolate quente vai bem no café da manhã do dia a dia (só deixar pronto na geladeira e aquecer) ou dos dias mais sossegados, num brunch, no lanche ou num chá da tarde. Pra acompanhar, um bolo gostoso, um pão ou uns biscoitos. Sugestões: croissant clássico, pain au chocolat ou croissant recheado de chocolate bolo amanteigado de baunilha, pão de leite e financiers clássicos. A doçura depende do chocolate em barra escolhido e do gosto de cada um.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
10 Comentários
Este chocolate quente é cremoso na medida certa, gostei muito, ainda mais neste friozinho!!
Claudia, boa tarde!
Que gostoso saber que você está aproveitando a receita e que ela agora já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Receita maravilhosa
Dayana, boa tarde!
Que gostoso saber que você aproveitou a receita e que ela agora faz parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, amo todas as suas receitas. Queria saber que chocolate você usa?
Julie, bom dia!
Obrigada pelo carinho!! Mensagens como a sua alegram o dia aqui Na Cozinha da Helô.
Chocolate: pra fazer tantas receitas doces, sempre que a gente consegue, a escolha fica por conta do Sicao meio amargo ou do ao leite, que costumam ter preços muito bons e são ótimos, qualidade da Callebaut, mas não é importado. Sai mais barato que as marcas tradicionais que a gente compra em barras grandes em supermercados. A Loja Santo Antônio, em São Paulo, entrega no Brasil inteiro e tem sempre preços muito bons, costuma valer a pena (tb trabalham com várias outras marcas). Também usamos Nestlé e Garoto, que dão resultados bons, quando a quantidade é menor e não podemos aguardar pela entrega. Pesquise também nas lojas Barra Doce e Central do Sabor, todas especializadas em produtos para confeitaria.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helo! É possível substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha? Obrigada
Boa noite!
Como o creme de leite de caixinha costuma talhar quando fervido, com o de caixinha será importante dar uma alterada na receita, mas ela ficará deliciosa. Dissolva 1 colher (sopa) de maisena no leite, junte a baunilha e a canela, aqueça e mexa até ferver e engrossar. Despeje a mistura sobre o chocolate, depois leve à geladeira pra descansar. Antes de servir, aqueça de novo, deixe ferver e desligue o fogo, então junte a caixinha do creme de leite e, se achar que precisa aquecer mais, leve de novo ao fogo, mas sem deixar ferver. Você terá um chocolate quente cremoso.
Conte depois pra gente se gostou do resultado e, se precisar, escreva de novo.
Abraços, Ana e Helô
Excelente receita!
Pode ser consumido gelado também?
Porque estava procurando uma receita para ser consumido quente ou gelado.
Muitíssimo obrigada!
Adriana, boa noite!
Que delícia saber que você gostou da receita. Chocolate quente é mesmo tudo de bom, principalmente quando bate um friozinho.
Ele também fica delicioso gelado.
Obrigada pelo carinho e conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô