RECEITA DE PAPILLOTE DE BACALHAU
A receita de papillote de bacalhau com farofa de banana e camarão fica deliciosa e é pra lá de especial. Leva bacalhau de um jeito rústico e lindo que tem tudo a ver com a mesa brasileira dos momentos especiais.
Fiz o papillote com folha de bananeira, que deixa o bacalhau saboroso, úmido e cheio de charme, mas dá pra fazer a mesma coisa com papel alumínio ou papel manteiga antiaderente e do tipo assa fácil, daquele que não gruda.
A receita é bem fácil de preparar e também é rápida, claro que pensando no bacalhau já dessalgado. Dá pra contar 1 hora a 1 hora e meia, no máximo, pra temperar o peixe, separar os ingredientes, fazer a farofa no fogo e montar o papillote e uns 30 minutos de forno.
Ele vai pra mesa já nos pratos e cada um abre o seu. Sempre perguntam: mas o que tem dentro? Só abrindo pra saber!
INGREDIENTES E PREPARO
O papillote de hoje tem uma camada farta de farofa na base com a posta de bacalhau e coentro por cima.
Quer dizer, caprichando na farofa e no bacalhau, a refeição está garantida. Pra acompanhar, basta fazer um arroz branco de todo dia e uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
O que importa é usar uma posta bem suculenta e macia, daquelas que só o bacalhau da Noruega tem. Pro papillote, pode ser uma posta não muito alta de Gadus Morhua ou Saithe, que também é muito macio e saboroso. O essencial é deixar a posta bem limpa de peles e espinhas.
Já pedi na receita o bacalhau dessalgado, pois uns compram o peixe já dessalgado, uns dessalgam e congelam, outros dessalgam uns dias antes e, dependendo da espessura dele, o tempo da dessalga muda.
Se for dessalgar em casa, penso nuns 3 dias pras postas altas e grandes, ou nuns 2 dias pra filés mais baixos ou lascas grandes. Pra dessalgar, eu coloco os pedaços de peixe numa tigela com bastante água e deixo na geladeira trocando de água pelo menos umas 4 vezes por dia.
O bacalhau que não deve ser aferventado ou pré-cozido, vai cru pro forno e assa dentro do pacotinho.
A receita leva:
- bacalhau em postas baixas limpas de peles e espinhas;
- limão;
- banana nanica madura;
- manteiga (ou só azeite se preferir a receita totalmente se lactose);
- cebola;
- alho;
- camarões médios limpos e sem rabinho;
- castanha-de-caju grosseiramente moída ou castanha do Brasil/Pará;
- farinha de mandioca crocante;
- ramos de coentro (ou de salsinha)
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino;
- 1 pedaço de folha de bananeira grande.
Com os filés já preparados, limpos e sem espinhas, a receita se resolve em pouco tempo.O bacalhau que não deve ser aferventado ou pré-cozido, vai cru pro forno e assa dentro do pacotinho.
Eu tempero o bacalhau com o limão e deixo repousar por 30 minutos.
Enquanto isso, faço a farofa com manteiga, cebola, alho, camarão, banana, castanha-de-caju e farinha de mandioca, tudo bem dourado na frigideira antes de entrar no pacotinho.
Aqueço um fio de azeite numa frigideira média, douro as rodelas de banana dos dois lados e passo pra um prato. Depois aqueço manteiga na mesma frigideira, douro a cebola e junto o alho.
Quando perfumar, adiciono os camarões, sal, pimenta e deixo dourar. Misturo a castanha moída e a farinha e mexo até conseguir uma farofa dourada e saborosa, depois ajusto o sal e volto com a banana, reservo.
Se amar farofa, como a gente aqui em casa, dobre a receita, use o necessário nos pacotinhos e sirva a farofa que sobrar numa tigela.
Pra preparar a folha de bananeira, eu coloco a folha a uns 20 cm da chama do fogão e movimento com cuidado até amolecer e brilhar. Descarto o talo central e divido a folha em 4 partes, cada 1 para embrulhar 1 posta de bacalhau.
Coloco o lado da nervura para baixo e rego o centro da folha com um fio de azeite, ou faço o mesmo com papel alumínio ou papel manteiga. Em cada pedaço, coloco ¼ da farofa, 1 pedaço de bacalhau e termino com 1 ramo de coentro. Rego com um fio de azeite, dobro a folha e fecho como um pacote.
Depois de embrulhar o papillote de bacalhau, é só amarrar com um barbante e levar ao forno a 180ºC (médio) até os aromas do peixe e da banana invadirem a cozinha e a folha da bananeira fique seca e com jeito de “assada”. Se os pacotes forem feitos com papel alumínio ou com papel manteiga, o sinal de que o peixe está assado é o pacote estufado.
Com bacalhau a receita fica boa demais, mas dá pra preparar exatamente do mesmo jeito com outros peixes e servir com arroz branco de todo dia e uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Outras receitas com bacalhau: brandade de bacalhau com manjericão, brandade de bacalhau com manjericão e bacalhau à brás brasileirinho.
Outras receitas com bacalhau: brandade de bacalhau com manjericão, brandade de bacalhau com manjericão e bacalhau à brás brasileirinho. Com folha de bananeira o pacotinho fica lindo, mas dá pra fazer o papillote com papel alumínio ou papel manteiga antiaderente do tipo assa fácil, daquele que não gruda mesmo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS