RECEITA DE PÃO DE MEL
Hoje é dia de aprender como preparar um pão de mel caseiro e fofinho. Eu gosto demais dessa receita e acho que você também vai gostar.
Se tem receita que a gente acha aos montes é de pão de mel, mas apesar de muitas falarem que dão pães fofinhos e saborosos, na prática nem sempre é assim, muitos são pesados, secos e sem graça.
Quanto tinha uns 15 anos, eu me correspondia com uma menina austríaca e ela me mandou a receita do pão de mel que a avó dela fazia. Fiz a receita logo em seguida, anotei num caderno grande de capa preta que eu tenho até hoje.
Ficou tão bom que passei a fazer sempre, só que cobria com a calda rapidinha de chocolate e servia em pedaços como bolo, pois naquele tempo o chocolate em barra pra derreter e cobrir os pedaços não era ingrediente de sempre, muito pelo contrário. Era coisa pra usar só em ocasiões muito especiais.
Com o tempo e com o chocolate em barra ficando mais acessível, passei a cortar o pão de mel em pedaços e a banhar no chocolate derretido.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- açúcar mascavo;
- canela em pó;
- cravo em pó;
- farinha de trigo;
- chocolate em pó;
- fermento químico;
- bicarbonato de sódio;
- mel;
- ovo;
- manteiga em temperatura ambiente;
- leite;
- chocolate meio amargo ou ao leite pra banhar;
- óleo vegetal.
Tem gente que faz pão de mel com açúcar comum e tem gente que usa açúcar mascavo. Depois de experimentar dos dois jeitos, fiquei com o açúcar mascavo.
A canela e o cravo dão o sabor e o aroma de pão de mel que todo mundo adora.
Se o mel estiver muito grosso e pastoso, aqueça no micro-ondas por uns segundos.
Quase sempre, além do fermento, as receitas pedem pitadas de bicarbonato e essa mistura funciona bem pra deixar o pão de mel fofinho, principalmente quando elas levam manteiga.
O bicarbonato é fundamental pra conseguir a textura de pão de mel que faz tanto sucesso, ele reage com chocolate e dá os tais furinhos que dão leveza à receita.
Pra banhar, cada um escolhe o seu chocolate. Eu fico com o meio-amargo, que é um pouco menos doce, mas com chocolate ao leite o pão de mel fica delicioso também.
A receita é bem fácil de preparar e é só de misturar. Pra deixar tudo ainda mais fácil, é bom saber que o pão de mel feito na tigela com o batedor fica mais macio e cheio de furinhos do que o preparado na batedeira.
O preparo da massa é tão rápido que dá pra fazer tudo enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
Pra começar, eu unto com manteiga e polvilho com farinha uma assadeira de uns 15×30 cm ou 24 forminhas individuais pra pão de mel (uns 6 cm)
Numa tigela média, eu misturo açúcar, a canela, o cravo, a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o bicarbonato numa tigela. Depois acrescento o mel, o ovo, a manteiga, o leite e misturo apenas o suficiente pra conseguir uma massa lisa e homogênea.
Importante: pra evitar que o pão de mel fique alto, preencha a fôrma com massa até, no máximo, meia altura.
Pra assar, a gente tem duas possibilidades: assar o pão de mel já em forminhas individuais e especiais pra pão de mel ou assar numa assadeira única e depois cortar em pedaços com uma faca de serra.
Pra fazer 24 individuais, eu uso forminhas de 6 cm. E tem gente que não usa a faca de serra pra cortar porque prefere usar cortador como os de biscoito, mas eu não gostei da experiência, achei que a massa fica com a borda meio esmagada.
Na hora de assar, é importante retirar do forno assim que o pão de mel firmar, com o palito saindo limpo. Se a massa secar demais, o pão de mel não fica macio por dentro. Pra uma receita numa assadeira de uns 15x30cm o tempo de forno fica nuns 25 minutos.
O banho do pão de mel com chocolate não é difícil de fazer, só pegar o jeito. E nada de grave se a camada de chocolate ficar mais grossinha de um lado e mais fina do outro, o pão de mel vai ficar gostoso do mesmo jeito.
Pra banhar, eu derreto o chocolate escolhido em banho-maria ou no micro-ondas, pego um pedaço de pão de mel e apóio num garfo, mergulho no chocolate, levanto o garfo e deixo escorrer o excedente e coloco sobre um tapete de silicone ou um pedaço papel manteiga.
Se a temperatura ambiente estiver por volta dos 20ºC, eu deixo firmar em temperatura ambiente até formar a casquinha, mas como o calor costuma ser maior, o mais simples é levar à geladeira por 5 minutos pra adiantar o processo. Mas é importante deixar na geladeira só por esse tempo é importante pra evitar que o chocolate fique fosco.
Quem gosta de pão de mel recheado pode usar e abusar de ganache de chocolate, doce de leite, caramelo, geleias azedinhas e criar bastante, só cortar o pedaço ao meio, espalhar recheio, fechar e depois banhar no chocolate derretido. Pra rechear 24 unidades, a gente precisa de mais ou menos 1 xícara de chá de recheio.
Outras guloseimas com chocolate: o melhor biscoito crocante com caramelo e chocolate, cookie delicioso com gotas de chocolate, fudge de chocolate delicioso e fácil de fazer, trufa de chocolate fácil de preparar e biscoito de baunilha e chocolate.
Outras guloseimas com chocolate: o melhor biscoito crocante com caramelo e chocolate, cookie delicioso com gotas de chocolate, fudge de chocolate delicioso e fácil de fazer, trufa de chocolate fácil de preparar e biscoito de baunilha e chocolate. Se quiser rechear, corte cada pedaço do pão de mel ao meio, recheie a gosto e depois banhe no chocolate.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
13 Comentários
Farei sua receita, uma dúvida vc então não usa para ganhar o chocolate fracionado?
Oi Helô, tudo bem?
Gostei da receita e quero testar mas…. posso trocar o ovo por um pouquinho mais de manteiga? Não queria usar o ovo, o que acha ?
Oi, Ana… olha, nunca testei então não sei dizer se isso funcionaria. Beijos!
Olá eu fiz a receita sem o ovo e deu super certo
Que legal, Dayana! Se quiser, manda um foto dos pães de mel pro email contato@54.39.252.53, adoro ver a produção dos leitores! Beijos
Oi Helo, tudo bem? Pode não colocar a manteiga ? Porque agora com o calor, ele sua devido a gordura da manteiga, você saberia me dizer, qual é a função da manteiga ou margarina na massa ?
Oi, Luciana! Caso você não queira usar manteiga, você pode substituir pelo mesmo peso indicado em óleo. Beijos!
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Oi, que bom que gostou! bjs
Obrigada pela receita.
Elaine, boa noite!
Espero que você goste!!!
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Onde se usa o óleo na receita?
Luciana, boa noite!
O óleo entra na cobertura de chocolate: você derrete o chocolate e junta o óleo, que é bem pouco, mas ajuda o chocolate ficar mais fácil de trabalhar e cobrir melhor os pedaços do pão de mel.
Abraços, Ana e Helô