RECEITA DE CINNAMON ROLLS
Hoje é dia de aprender como fazer pão doce recheado com canela. Eu adoro essa receita americana de cinnamon rolls e não vai mais parar de fazer.
Os pãezinhos vão bem no café da manhã, num lanche a qualquer hora, como sobremesa gulosa e também pra presentear. Com uma xícara de café ou de chá ou um copo de leite, eles ficam ainda mais gostosos. São bem doces? Com certeza, mas de vez em quando pode e são puro carinho.
Quem ama canela, como eu, faz a festa. E quem não ama pode usar menos canela, e que não gosta pode fazer sem, dá pra dar jeito pra tudo. Pras crianças, que costumam detestar as passas, basta deixar as passas de lado.
A história do cinnamon rolls
A receita, ao que consta, foi levada pelos imigrantes holandeses pra Nova York e fez tanto sucesso que se espalhou pelo país inteiro e depois pelo mundo.
Hoje, não há padaria, confeitaria, café ou mercado americano que não venda ao menos uns cinnamon rolls básicos. E os lugares especiais, que muitas vezes preparam os seus e não apenas revendem, têm versões maravilhosas.
Aí vem algumas diferenças, tanto na massa, que pode ser mais ou menos rica, no recheio e na cobertura. Isso, na verdade, acontece com muitas receitas, há de tudo.
A MASSA BÁSICA DOS ROLLS
Muitas receitas americanas começam a lista de ingredientes pedindo “x gramas de massa de pão”, que, por lá, costuma ser encontrada pronta em balcões refrigerados dos supermercados.
E, por aqui, muita gente apenas recomenda usar massas neutras e também pedem pra usar 1 receita da massa “x” ou sobras de massa de qualquer pão básico ou de pizza.
Eu, ao contrário, prefiro rolinhos preparados com a massa que ensino na receita de pão de leite, pois ela é saborosa, macia e rende pãezinhos mais emocionantes.
Quem já preparou o pão de leite delicioso aqui da Cozinha da Helô sabe com ela rende pãezinhos irresistíveis. A receita é deliciosa e simples de fazer, bastar estar com vontade de ir pra cozinha e de preparar o seu pão.
Mas por que começar falando dessa outra receita pão? Simplesmente porque a receita do pão de leite é base da receita de hoje. A massa é exatamente a mesma e tudo é idêntico até o momento em que a massa cresce e dobra de volume. A partir desse ponto é que a receita muda.
Não fica a mesma coisa, mas alérgicos e intolerantes à lactose podem preparar a receita com margarina 100% vegetal no lugar da manteiga.
O RECHEIO E O FORMATO
Mas as mudanças não são complicadas, pois as novidades ficam por conta de misturar o recheio, que nem ao fogo ele vai, e de modelar a massa como um rocambole com esse recheio simples.
Depois dividir esse rocambole em rodelas, colocá-las com um dos lados em espiral pra cima na assadeira. Após o segundo crescimento comum e de assar até crescer e dourar, regar os rolinhos ainda quentes com a cobertura açucarada, que também é só de misturar.
Os cinnamon rolls são clássicos e viciantes. Como, ainda cru, o rocambole de massa é cortado em rodelas grossas e elas são posicionadas lado a lado na assadeira, com o lado em espiral aparente, os pãezinhos se transformam em “rolinhos”, ou “rolls”, como chamados em inglês.
No forno, o recheio amanteigado com canela e açúcar mascavo aquece, carameliza e une os rolinhos de um jeito escandalosamente delicioso.
Assim como acontece com os pãezinhos de leite, eles crescem, ficam grudados pra gente puxar e soltar depois de prontos, com as laterais macias. A calda açucarada é a cereja do bolo.
Coberturas para os cinnamon rolls
As sugestões pra cobertura também são variadas. Há possibilidades com açúcar mascavo e não com açúcar de confeiteiro, como a gente ensina aqui, e várias delas são gostosas.
Só que, depois de vários testes, a gente optou pela mistura de açúcar de confeiteiro, canela, manteiga derretida e leite, que é pouco, mas transforma tudo numa calda grossa, leitosa, mas bege pela canela, fácil de fazer e de espalhar como rabisco.
Eu adoro e tenho vontade de fazer de novo e de novo sempre que olho pra essas fotos maravilhosas da Ana.
A gente devora os pãezinhos com os olhos e come feliz até o último farelinho.
Outras receitas de pão doce: pão doce com açúcar e canela em bolinhas, babka ou rosca doce com muito chocolate, rosca doce com creme e coco e receita de rosca doce simples.
Outras receitas de pão doce: pão doce com açúcar e canela em bolinhas, babka ou rosca doce com muito chocolate, rosca doce com creme e coco e receita de rosca doce simples. Sirva os rolls mornos ou em temperatura ambiente. A receita parece grande, mas tenho certeza de que eles vão desaparecer rapidinho.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Olá! Adoro suas receitas! Fiquei em dúvida: no modo de preparo do cinnamom roll você cita a noz moscada. Mas no rol dos ingredientes não está a noz moscada. Vai quanto na receita? Obrigada, beijos!
Roselia, boa noite!
Obrigada pela ajuda! Na hora de incluir a receita no post a noz-moscada ficou de lado … ainda bem que você percebeu. De umas 4 raspadas de noz-moscada (raspar na hora é outra coisa, as já moídas não têm muito aroma), mais ou menos 1/2 colher (chá). Mas especiarias são sempre a gosto.
Abraços, Ana e Helô
Olá!
Descobri seu programa na tv e vim procurar aqui na internet. Amei o site, vou exprolá-lo com calma.
Minha pergunta é se posso usar esta receita de glacê em bolos ou mesmo bolinhos fritos.
Maísa, que delícia de mensagem, obrigada pelo carinho. Pode sim, fica uma delícia.
Beijo, Helô
Fiz essa receita maravilhosa, mas dei uma mudadinha ????. No recheio usei castanha de caju, amêndoa, uva passa, goiabada e canela, ficou uma delícia. Comemos tudo no mesmo dia ????. Parabéns pelo seu trabalho!!!
Leonardo, bom dia!
Que delícia saber do sucesso do pão doce na sua casa e, também, das mudadinhas gostosas.Cozinhar é assim!
Conte sempre comigo e obrigada pelo carinho, Helô