RECEITA DE COCADA BRANCA DE COLHER BEM FÁCIL
Hoje é dia de aprender como fazer cocada branca mole, aquela pra comer de colher.
No tabuleiro da baiana sempre tem cocada. E tem cocada em pedaços das bem açucaradas, tanto brancas, como escuras e caramelizadas, e também aquelas de comer de colher. Eu, que adoro coco e adoro doces, gosto de todas, mas hoje fiquei com a de colher.
Veja o vídeo com dicas de como fazer cocada caseira
A cocada de colher, bem alva e molinha, feita na calda de açúcar, é a mais simples de todas, pois mal ponto de doce. Além dela, tem cocada cremosa com leite e com leite condensado, mas essas versões ficam pra outro dia.
O passo a passo
Na verdade, a receita dessa cocada de hoje é muito fácil e tudo acontece bem muito rápido.
Basta colocar a água com o açúcar e os cravos numa panela, aquecer, misturar só até dissolver, esperar ferver, aí juntar o coco e deixar ferver por uns 15 minutos, até o coco perder o jeito de cru (ele fica meio translúcido) e deixar a calda dar uma leve engrossada. Quando isso acontece, a cocada está pronta, simples demais.
Dá pra comer a cocada quente (com calda rapidinha de chocolate rapidinha ela fica com jeito de prestígio), em temperatura ambiente ou gelada.
É uma sobremesa perfeita pra quem ama coco. É gostosa, fácil de fazer, rápida e pode ser feita de última hora, pois dá pra servir até quente (nesse caso, em menos de 1 horas tudo se resolve).
Pra servir gelada, é preciso se programar com umas 4 horas de antecedência, pois a cocada vai ter que amornar e ficar na geladeira por umas umas 3 horas. Mas dá pra se programar com antecedência e deixar a cocada pronta na geladeira por até 1 semana.
Escolhendo o coco
O coco tem que ser fresco e pode ser comprado já ralado nos supermercados, mercados, feiras e sacolões.
Coco seco
Se, por um acaso, acontecer de receber cocos secos inteiros, não se apavore, dá pra abrir sem muito trabalho da seguinte forma:
- coloque o coco inteiro numa assadeira pequena e leve ao forno a uns 180ºC (médio) por uns 15 minutos, até ele trincar;
- desligue o forno e deixe o coco esfriar lá dentro (a assadeira serve pra amparar a água do coco, que não é muita porque ele já é seco, mas existe e molha);
- retire o coco do forno, force a abertura pra abrir e, com a ajuda de uma colher pra coco ou comum, solte a polpa.
Pra retirar a pele grossa e escura da polpa eu costumo usar um descascador de legumes. Dá pra ralar o coco, mas o liquidificador resolve tudo em segundos.
Outras receitas com coco: como fazer bala de coco que derrete na boca, bolo de coco gelado da Helô, rosca doce caseira com creme de coco e quadradinhos crocantes de aveia com ameixa e coco.
Outras receitas com coco: como fazer bala de coco que derrete na boca, bolo de coco gelado da Helô, rosca doce caseira com creme de coco e quadradinhos crocantes de aveia com ameixa e coco. Combinação perfeita: cocada com calda de chocolate rapidinha, delícia pra quem, como eu, adora a mistura coco e chocolateINGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Se quiser triplicar os ingredientes pode?
Paulo, boa tarde!
Pode sim, só cuidar bem da cocada na panela, pois a quantidade será maior, o tempo de fogo também e você terá que mexer um pouco mais pra não grudar no fundo da panela.
A gente aqui em casa ama cocada, vira e mexe dobra a receita.
Abraços, Ana e Helô
Fiz a cocada de liquidificador e foi sucesso.
Gostaria de uma receita de cocada de batata doce.
Sylvia, boa tarde!
Deve ter ficado uma delícia. A gente também adora cocada!
Nunca testamos receita de cocada de batata doce, vamos procurar e testar quando der um tempinho.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite . Me lembro com saudade de uma cocada amarela úmida com ligeira calda idêntica . Às vezes comia- se com 1 cálice de vinho do Porto despejado na cocada .
Havia também em uma doceria um canudinho delicioso recheado c/ cocada amarela bem mais firme que a outra .
Artur, boa noite!
Desculpas pela demora na resposta, mas minha vida virou do avesso com a perda da minha querida Ana, filha e companheira, e estou seguindo aos poucos …
Também adoro cocada amarela e amo canudinho recheado de cocada. Vou preparar uma receita assim que puder.
E também vou experimentar a cocada com um cálice de vinho do Porto, deve ficar uma delícia.
Conte sempre comigo, abraços, Helô