RECEITA DE CONCHIGLIONE COM RICOTA E PESTO
Aqui vai a receita de um conchiglione recheado com ricota e pesto e nozes que é deliciosa e perfeita tanto pro dia a dia mais arrumadinho, como pra receber nos dias mais quentes. É uma massa saborosa, perfumada e que, por não levar molhos quentes e pesados, vai bem no verão.
Pra completar, ela ainda é prática, pois dá pra preparar na véspera, deixar tudo montado no refratário na véspera com o papel alumínio só pra aquecer e gratinar no forno antes de servir.
INGREDIENTES E PREPARO
Usei o conchiglione, massa em formato de concha que é perfeita pra rechear, pois tem uma cavidade grande, mas já fiz o mesmo com rigatone, aquela massa em formato de tubo médio, que também pode ser recheada.
A quantidade de massa parece pequena, mas com o recheio tudo aumenta e a receita serve 4 boas porções ou 6 menores, perfeitas pra servir como entrada.
O molho pesto de manjericão fácil de fazer pode ser preparado com até 1 semana de antecedência e ficar na geladeira até o momento de usar, praticidade total.
O recheio de ricota é simples, basta misturar a ricota com o pesto até obter um creme esverdeado e ajustar o sal. Vale investir numa ricota saborosa, pois ela faz a diferença, mas, se preferir, substitua a ricota por queijo fresco, basta esmagar com um garfo.
Depois de cozinhar a massa já com um pouco de sal, só rechear com a ricota temperada com pesto, colocar num refratário, cobrir com papel alumínio e aquecer por uns 20 minutos antes de servir.
Pra massa não ressecar, gosto de levar o refratário ao forno ainda com o papel alumínio pelos primeiros 15min, então descarto o papel e finalizo por mais 5 minutos, só pra criar uma casquinha.
Outras massas gostosas aqui Na cozinha da Helô: espaguete com molho cremoso de cogumelos, massa fresca com mel, presunto curado e queijo e lasanha à bolonhesa simples.
Outras massas gostosas aqui Na cozinha da Helô: espaguete com molho cremoso de cogumelos, massa fresca com mel, presunto curado e queijo e lasanha à bolonhesa simples. Se quiser, deixe a massa recheada no refratário na geladeira de véspera e finalize no forno antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Bom dia ! Posso congelar essa receita
Ana Paula, boa tarde!
A gente não experimentou congelar a receita, mas apesar da ricota mudar um pouco de textura quando congelada, deve dar certo.
Pra adiantar a vida, o melhor é preparar a receita na véspera, montar tudo, cobrir, guardar na geladeira e apenas finalizar no forno meia hora antes de servir.
A receita é muito saborosa, vale experimentar.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, ANa e Helô