RECEITA DE COUSCOUS MARROQUINO COM CEBOLA CARAMELIZADA E CENOURA
Penso nesse couscous marroquino com legumes caramelizados e especiarias sempre que me dá vontade de preparar um prato principal lindo e delicioso pra uma refeição se carne. Mas também já preparei várias vezes pra servir em porções menores acompanhando grelhados de carne vermelha, frango ou peixe.
Sou fã de couscous marroquino, adoro a textura e o sabor, as mil possibilidades de combinações, o fato dele ser perfeito frio, em temperatura ambiente ou quente, de servir como entrada, acompanhamento ou prato principal, além de ser ultra rápido e fácil de preparar. Com o frango assado delicioso e fácil de preparar o couscous de hoje vai muito bem.
Pra completar, ainda dá pra fazer algumas preparações com antecedência e finalizar antes de servir, quer dizer, mais prático impossível.
PREPARANDO A RECEITA
A receita de hoje leva:
- cebola-pérola, umas 36 unidades, ou cebola pequena comum cortada em 4;
- azeite de oliva;
- açúcar;
- sal;
- cenoura;
- couscous marroquino;
- caldo de legumes caseiro de preferência ou água;
- curry;
- canela em pau ou 1 pontinha de anis estrelado;
- amêndoa, ou nozes ou pistache torrados e grosseiramente picados.
Na receita que vai aqui, hidratei o couscous com caldo de legumes pra conseguir um resultado mais saboroso, mas nada impede que seja usada apenas água.
Acredite, a quantidade de líquido pra hidratar o couscous é mesmo pequena, praticamente 1 e ¼ de xícara de líquido, no caso o caldo de legumes por xícara de couscous, quer dizer, para 2 e ½ xícaras (chá) de caldo para 2 xícaras de couscous.
Como o couscous hidrata em, no máximo, 15 minutos, começo a receita pelas cebola e pela cenoura, que cozinham nuns 15 minutos também. Dá pra fazer tudo ao mesmo tempo.
Pra descascar as cebolinhas, a melhor solução é ferver um tanto de água, mergulhar as cebolinhas com casca e tudo nessa água, contar uns 2 minutos, escorrer a água quente, mergulhar as cebolinhas em água fria e, em seguida, esfregar e pressionar as cebolinhas para que as cascas se soltem das polpas. Método bem simples e eficiente.
Uso o mesmo método, só faço em frigideiras separadas pra ganhar tempo e porque elas podem cozinham em tempos diferentes e, se todas forem pra mesma panela, há o risco de uma ficar cozida demais ou de menos.
Na hora de cozinhar, coloco a cebola numa frigideira e a cenoura numa outra, junto um pouco de azeite, açúcar, sal e cubro com água, aqueço e cozinho até o líquido, amaciar e caramelizar, depois reservo. Se quero usar também espinafre, eu junto umas 2 xícaras de folhas e talos finos na frigideira da cenoura bem no final e deixo só murchar.
Coloco o couscous do jeito que sai da caixinha numa tigela grande e reservo. Aqueça o caldo com o curry, a canela ou o anis e 1 colher (chá) de sal e, assim que ferver, despejo sobre o couscous. Deixo repousar fora do fogo por 15 minutos, afofando com um garfo de 5 em 5 minutos pra evitar grumos.
O que importa é conseguir que os grãos fiquem macios. Então descarto a canela ou o anis e regue com azeite o quanto baste pra deixar o couscous úmido. Dá pra preparar até aqui véspera e guardar na geladeira pra aquecer no fogo ou no micro-ondas e finalizar antes de servir, mas é tudo tão fácil e rápido que prefiro fazer na hora e servir bem fresco.
Nessa hora, misturo as cebolas e cenouras ao couscous, acerto o sal, junte o coentro (ou salsinha se preferir), as frutas secas escolhidas e passo pra travessa de servir. Muito bom, muito fácil e muito chique!
Pra completar a refeição, que tal preparar coalhada seca em casa, homus de grão de bico delicioso e pasta de berinjela e romã e servir com pão sírio?
Cebola Cenoura Couscous Pra completar a refeição, que tal preparar coalhada seca em casa, homus de grão de bico delicioso e pasta de berinjela e romã e servir com pão sírio? Pra variar, dá pra acrescentar folhas de espinafre (coloco na frigideira das cenouras e espero só murchar) ou trocar as cebolas por alho-poró.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS