RECEITA DE CREME DE MANGA COM COCO
Essa receita de creme gelado de manga em coco é rápida e fácil de preparar, você vai ver. E ainda leva poucos ingredientes.
Em casa, manga é fruta de sempre. A gente compra uma ou duas mais verdes, uma ou duas já amadurecendo e uma pra descascar na hora e já garante manga pra semana toda.
Só que frutas são imprevisíveis, às vezes amadurecem de uma vez e fica difícil dar conta.
Pra esses momentos, assim como quando as mangas são bonitas por fora, mas não muito emocionantes de gosto, e também quando sobra manga cortada na geladeira, é preciso pensar em alguma coisa pra fazer com elas, pois tudo se aproveita.
A receita que vai aqui é perfeita pra essas ocasiões, embora eu já tenha preparado o creme de um jeito “planejado”, principalmente nas temporadas na praia no verão.
A combinação manga e coco é perfeita e aparece em muitas receitas incríveis, tando no sudeste asiático, como na Índia. Em casa, faço muito a receita do arroz doce thai com coco e manga ou kao neiu mauang, que era uma das receitas preferidas da Ana.
Escolhendo as frutas
Dá pra usar o tipo de manga que tiver em casa, mas é claro que a sobremesa ficará sempre melhor se a manga, que é a base de tudo, for saborosa.
E pra conseguir mangas gostosas e doces, nada como pesquisar na hora de comprar, pois cada tipo de manga tem a sua época e, nessa época, o aroma, o sabor, a doçura a textura e o preço são melhores.
Quem tem sorte de ter mangueira por perto ainda pode usar e abusar da receita, pois haja manga!!
A RECEITA
O grande “trabalho” é descascar e cortar a manga em pedaços, já que o passo seguinte é bater no liquidificador com os outros ingredientes.
O leite de coco e a polpa da manga naturalmente deixam a sobremesa de hoje bem cremosa.
Depois, basta levar o creme pronto à geladeira por pelo menos 2 e até por umas 6 horas e servir. Depois de umas 6 horas, o creme começa a perder o frescor. Quando já tenho pedaços de manga e leite de coco gelados, dá pra bater e até servir em seguida.
O limão equilibra a sobremesa com o toque de acidez e as folhas de hortelã finalizam com muito frescor, além de deixarem o creme com umas micro pintinhas que dão charme à sobremesa (o liquidificador só destroça pra valer se a gente fica batendo por muito tempo e isso é totalmente desnecessário).
Acho que o mel dá sabor e delicadeza ao creme, não se trata apenas de adoçar, mas troque por açúcar ou deixe de lado se preferir, inclusive pra deixar a sobremesa vegana. Na verdade, acrescentando o leite de coco e pensando que, nem sempre, as mangas estão ultra doces, adoçar ao menos um pouquinho faz muita diferença no final.
Finalização
Tente se lembrar de guardar uns pedacinhos de manga e umas folhas de hortelã pra finalizar, afinal de contas também se come com os olhos. E dá pra servir o creme numa tigela, pra que cada um pegue a sua porção, ou já em potinhos.
Uma sobremesa simples, fácil de preparar e que vai bem tanto no dia a dia, pois um doce sempre cai bem, como pra receber, ainda mais em dias quentes.
Gosta de manga? Aqui tem arroz doce thai com coco e manga ou kao neiu mauang, picolé de salada de fruta fácil e dá pra fazer um dos molhos de salada deliciosos e pra variar. Capriche na manga, ela é tudo na receita!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS