RECEITA FÁCIL DE BOLO DE MEL
Todo mundo sabe que eu adoro mel e não vivo se um bolo gostoso por perto. Na minha cozinha sempre tem um bolo pra acompanhar um café e, no dia a dia, vira e mexe faço bolos daqueles só de misturar, sem batedeira e sem claras em neve.
Engana-se quem acha que receitas simples só dão bolos básicos e eu gosto tanto deles que vivo atrás de receitas e ideias diferentes.
Fico tão feliz quando isso acontece e logo eu já anoto tudo, vou atrás de outras versões, faço alguns pra testar e ajustar, depois vou escrever e fotografar. Isso aconteceu quando eu resolvi preparar um bolo de mel e amei o resultado.
RECEITA ANTIGA E DELICIOSA
Num caderno bem antigo, encontrei uma receita de bolo de mel como uma anotação de “bolo delicioso com bastante gosto de mel” ao lado. Li na hora e já comecei a imaginar o bolo pronto.
A receita começava dizendo que os segredos da maciez e do sabor do bolo vinham da mistura do leite com o vinagre e do descanso dessa mistura por uns 10 a 15 minutos pro leite azedar e encorpar. Dizia pra aproveitar esses minutos pra aquecer o forno; untar a fôrma com manteiga e polvilhar com farinha; derreter a manteiga (hoje o micro-ondas resolve em 1 minuto); separar os outros ingredientes e colocar numa tigela.
Em seguida, falava pra colocar a manteiga derretida e o leite azedado na tigela com os outros ingredientes, misturar até conseguir uma massa lisa e homogênea, despejar na fôrma e assar. Quanto à fôrma, dá pra assar o bolo numa única pra pudim ou em 6 forminhas pra muffin, como fiz no dia da foto.
Fiz exatamente desse jeito e gostei, mas repeti o teste com um pouco menos de açúcar, pois achei um pouco doce demais pros padrões de hoje.
Fui atrás de mais versões e experimentei mais três. Dei umas mexidinhas e pronto.
Pra variar, já fiz o bolo com raspas de 1 limão e também de 1 laranja e gostei das duas possibilidades.
Ele vai bem num café da manhã, num lanche, num chá da tarde, num brunch, num piquenique e também numa refeição como sobremesa. Como sobremesa, ele fica ainda mais gostoso com um pouco da calda rapidinha de chocolate, com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou regado com um fio de mel na hora de servir.
Outras receitas com mel: mostarda com mel em casa, picolé de figo com iogurte e mel delicioso e cenoura caramelizada com mel e laranja.
INGREDIENTES
- 2/3 de xícara de leite (160 ml)
- 1 colher (sopa) de vinagre branco (15 ml)
- 50 g de manteiga
- ½ xícara de mel (150 g)
- ½ xícara de açúcar (75 g)
- 1 colher de baunilha
- 2 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
- ½ colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de fermento químico
- Manteiga pra untar
- Farinha de trigo pra polvilhar
Preparo
- Misture leite e vinagre numa tigelinha e deixe repousar por uns 10 minutos pra encorpar e ficar com o toque azedinho que dá sabor e textura macia ao bolo.
- Aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma pequena de buraco no meio, ou 8 forminhas pequenas pra muffin, reserve.
- Coloque a manteiga numa tigela média e refratária e leve ao micro-ondas por mais ou menos 1 minutos, só até derreter.
- Junte o mel, o açúcar, a baunilha e os ovos e misture com um batedor de arame até conseguir um creme liso.
- Adicione a farinha, o sal e o fermento, mexa até incorporar, então acrescente o leite com vinagre e misture até obter uma massa lisa e homogênea.
- Coloque a massa na fôrma e asse o bolo por uns 45 a 50 minutos (ou por uns 20 minutos se forem muffins), até que o bolo esteja firme, dourado e se soltando das laterais (enfiando um palito no centro ele deverá sair limpo).
- Deixe o bolo amornar e desenforme sobre o prato de servir. O bolo se conserva em temperatura ambiente por uns 3 dias.
Outras receitas com mel: mostarda com mel em casa, picolé de figo com iogurte e mel delicioso e cenoura caramelizada com mel e laranja.
NOTAS
Mais uma receita pra quem adora abelhas e mel!!!
10 Comentários
Adorei a receita…Vou fazer e postar!!!
Oba! Adoro ver a produção dos leitores! Beijos
Oi Helô, vi duas outras receitas bem similares a esta que foi a escolhida especialmente pela autora e o leite levemente talhado. Muito fácil de fazer, ficou super macio!
Oi, Silvia! Fico muito feliz que tenha gostado e obrigada pela preferência! bjs
Ola! Qdo vc diz vinagre branco, vc se refere ao de vinho branco ou de álcool?
Seria legal você avisar para quem mantém o blog/site que qdo a msg fosse respondida, o usuário recebesse um alerta ou um e-mail avisando acerca da resposta…
Oi Helô!
Fiz o bolo e ficou realmente muito delicioso e como você passou a colocar as quantidades em gramas nas receitas ajudou demais.
Gostaria de saber se você já testou essa receita trocando a farinha branca pela integral ou pelo menos uma porcentagem dela.
Ronaldo, bom dia!
Substitua metade da farinha branca por farinha integral.
Abraços, Helô
Oi Helô!
Simplesmente delicioso o bolo, td certinho mesmo.
Você já fez essa receita trocando a farinha branca pela integral?
Ronaldo, boa noite!
Que bom saber que você gostou da receita e que ela passou a fazer parte da sua cozinha.
Não fiz o teste, mas deve dar certo com metade farinha branca e metade integral.
Abraços, Helô
Ronaldo, boa noite!
Que gostoso saber que você aproveitou a receita
Não testamos com farinha integral, mas deve dar certo. A receita irá pra lista de testes com a sua sugestão.
E conte pra gente se experimentar.
Abraços, Helô