RECEITA DE CREME DE CASTANHA DE CACAU
Quer uma receita deliciosa de creme de leite de castanha com cacau e farofinha crocante? Aqui vai ela.
Vivo recebendo pedidos pra pensar em receitas especiais pra quem tem algum tipo de intolerância ou de alergia alimenta e também veganas.
Prometo que farei isso, mas aos poucos, pois gosto de estudar, pensar, experimentar muito antes de escrever e de fotografar pra depois postar.
Resolvi começar por um creme versátil, perfeito como sobremesa pra quem não quer ou não pode consumir laticínios e qualquer produto de origem animal. Ele vale pra comer de colher e também pra rechear bolos, tortas e bombas.
É uma sobremesa gostosa como essa dá pra deixar muita gente feliz.
Outras sobremesas veganas: arroz doce com leite de castanha e manjar de leite de castanha com doce de banana.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva:
- açúcar;
- cacau em pó;
- maisena;
- essência de baunilha natural;
- leite de castanha de caju ou de castanha do Brasil/Pará;
- castanha de caju ou castanha do Brasil/Pará quebrada.
Fiz o doce com açúcar branco comum, mas dá pra trocar por demerara ou mascavo, só experimentar pra ajustar a doçura.
Usei também cacau em pó puro, que não costuma conter traços de leite e nem de açúcar, mas vale sempre conferir antes de consumir. E quem quiser, pode substituir esse cacau intenso pelo chocolate em pó comum.
Como vale caprichar na essência de baunilha, ou na essência que preferir, eu costumo preparar as minhas essências naturais caseiras, que são deliciosas e fáceis de fazer.
Fiz testes tanto com leite de castanha de caju, como do Brasil/Pará e os dois ficaram ótimos. E também testei a receita do crocante com as duas e gostei dos dois crocantes.
Pro crocante, usei castanha de caju, mas dá pra usar castanha do Brasil/Pará, só substituir.
O método e a base da receita são os mesmos de um creme de confeiteiro, mas substituindo o leite comum por leite vegetal e acrescentando o cacau.
Sempre mexendo, eu aqueço numa panela média o açúcar, o cacau, a maisena, a baunilha e o leite e deixo no fogo até ferver e engrossar.
Passo o creme ainda quente pra uma tigela média ou em 6 potinhos, cubro rente com filme pra não criar película e levo à geladeira pra firmar por umas 2 horas, ou até de véspera
Pra farofinha crocante funciona como cereja do bolo e deixa a sobremesa com jeito de festa, eu começo separando um tapete de silicone ou untando com óleo um pedaço do mármore. Com o silicone o processo é mais simples.
Aqueço o numa panelinha e deixo no fogo até chegar a um caramelo bem dourado. Misturo as castanhas e despejo no tapete de silicone. Espero esfriar e trituro no processador ou quebro com uma faca em pedaços maiores.
Na hora de servir, só retirar o creme da geladeira e espalhar a farofinha por cima.
INGREDIENTES
- CREME
- ½ xícara de açúcar (75 g)
- 1/3 de xícara de cacau em pó (40 g)
- ¼ de xícara de maisena (30 g)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 e ¼ de xícara de leite de castanha de caju ou de castanha do Brasil (500 ml)
- CROCANTE
- ½ xícara de açúcar (75 g)
- ¾ de xícara de castanha de caju quebrada em pedaços
Preparo
Creme
- Coloque numa panela média o açúcar, o cacau, a maisena, a baunilha e o leite, mexa até dissolver e aqueça.
- Sempre mexendo, deixe no fogo até ferver e engrossar.
- Retire do fogo, despeje numa tigela média ou em 6 potinhos, cubra rente com filme pra não criar película e leve à geladeira pra firmar por umas 2 horas, ou até de véspera.
Crocante
- Separe um tapete de silicone ou unte com óleo um pedaço do mármore.
- Aqueça o açúcar numa panelinha e deixe no fogo até chegar a um caramelo bem dourado. Misture as castanhas e despeje no tapete de silicone.
- Espere esfriar e triture no processador ou quebre com uma faca em pedaços maiores.
- Na hora de servir, espalhe o crocante sobre o creme.
Outras sobremesas veganas: arroz doce com leite de castanha e manjar de leite de castanha com doce de banana.
NOTAS
A receita dá certo com leite de castanha de caju ou leite de castanha do Brasil/Pará e funciona com açúcar branco, demerara ou mascavo, só ajustar a doçura.
2 Comentários
Bom dia Helô
Sigo o seu blog há muito tempo. Sou de Portugal, mas adoro os doces brasileiros, tradicionais de cada região. Gostaria de pedir que escrevesse receitas de doces tradicionais por favor.
Também gostaria de fazer cocadas com sabores diferentes, e gostaria que a helô me explicasse os ingredientes para saborizar as cocadas.
Por fim, gostaria de saber qual o melhor queijo português, igual ao curado de Minas, para fazer pão de queijo.
Muito obrigada pelo blog, e pelo jeito descontraído como escreve.
Oi, Alexandra! Fico super feliz em saber que tem gostado das receitas e obrigada por acompanhar o site! Que tipo de doces tradicionais você gostaria? Vou pensar em receitas diferentes de cocada pra você. Quanto ao queijo português, sugiro algum que seja bom para ralar e saboroso. Espero ter ajudado! Bj