A RECEITA DE CUSCUZ DE TAPIOCA GELADO QUE TODO MUNDO ADORA
Aqui vai a receita de cuscuz gelado de tapioca e coco, um doce bem nordestino, gostoso, refrescante e que faz um sucesso gigante.
Ela aparece nas mesas de café-da-manhã e de lanche, como sobremesa, mas também vive em tabuleiros pelas ruas pra quem quer comprar um pedaços. Eu acho simplesmente delicioso e viciante, é difícil comer só um pedacinho.
Testando receitas
Quase desisti da receita, sério mesmo. Experimentei sei lá quantas versões, sempre com tapioca granulada e leite de coco, mas também com leite quente ou frio e açúcar ou com leite condensado.
Fazia tudo como as receitas sugeriam, mas o resultado saboroso e macio não acontecia. Aumentava e diminuía o leite e o açúcar ou o leite condensado, mas não funcionava, depois do repouso a tapioca inchava e o cuscuz ficava pesado demais, nada agradável.
Só que eu sou teimosa e curiosa e, um dia, ouvi dizer que com água o cuscuz dava mais certo, que ficava no ponto de cortar, mas sem perder a cremosidade tão sonhada. Além do leite de coco, algumas receitas diziam pra usar água e leite condensado, outras ficavam com água e açúcar.
Fui de novo pra cozinha, e, pra minha alegria, a água realmente funcionou. Concluí que o leite condensado não acrescentava muita coisa e que, água, leite de coco e açúcar bastavam pra dar vida e cremosidade à tapioca.
A receita perfeita
Mexi na quantidade do açúcar, que muitas vezes era bem exagerada, e cheguei a um tanto que, pelo menos pra mim, dá graça ao cuscuz, mas deixa o doce “doce” na medida (se quiser menos doce, dá pra diminuir mais 1/3 de xícara e usar só 1 xícara de açúcar).
Além da tapioca granulada, a receita só leva água, açúcar, leite de coco e coco ralado. Capriche no leite de coco e no coco ralado, eles são tudo na receita.
Com coco ralado fresco a receita fica perfeita, mas se não tiver o coco fresco, use coco ralado em flocos, o mais grosso, que já costuma ser adoçado. Pra deixar esse coco seco mais gostoso, coloque numa tigela, regue com mais ou menos 1/4 de xícara de água fervente, deixe hidratar por 5 minutos e use.
Pra ficar com um cuscuz de cortar, mas macio, percebi que o repouso deve ser feito em três etapas:
- primeiro só tapioca, açúcar e água por 10 minutos fora da geladeira pra tapioca inchar sem a gordura do leite de coco (com o leite de coco, ela demora mais pra inchar e fica mais pesada);
- depois que entra o leite de coco, ela deve descansar por 1 hora em temperatura ambiente pra continuar inchando com tranquilidade e chegar ao volume ideal;
- só depois desse segundo descanso ela vai pra geladeira e e descansa por mais 3 horas pra firmar de vez.
Apesar de um pouco demorado, o processo é muito simples e o preparo mal leva 15 minutos, tudo sem fogo, só mesmo de misturar.
Um doce muito fácil, prático e brasileiríssimo. E ainda é vegano, não contém glúten e nem lactose. Deixa muita gente feliz.
Ah, e é tão fácil que pode fazer parte da lista de sobremesas de quem está querendo sobreviver na cozinha.
Finalizando
Depois de pronto, basta salpicar a superfície com coco ralado, cortar em pedaços e servir.
Quem ama leite condensado, pode até usar um pouco pra regar, mas não achei necessário. Sinceramente, se for pra regar com alguma coisa, eu fico com o toque da baba de moça tradicional.
Outras sobremesas fáceis com coco: manjar de coco com calda de vinho e ameixa deliciosa, creme gelado de manga e coco muito rápido, doce de abóbora com coco simples. Nada como o coco fresco, mas com coco seco ralado grosso já adoçado e hidratado com água fervente por 5 minutos a receita também fica gostosa.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
91 Comentários
A água colocada na tapioca granulada é fria ou quente?
Oi, Georgia! Use água em temperatura ambiente mesmo. Beijos!
Achei que ainda ficou muito duro… ainda procuro a fórmula perfeita.
michelle, tente aumentar a quantidade do leite em 1/2 xícara (e até a 1 xícara). as tapiocas também variam, algumas são ficam mais macias, o meu ficou de cortar, mas macio. depois você me conta!
Só colocar mais agua, dobre a quantidade que fica molinho!
Vou testar essa receita. Já fiz duas que levavam leite, mas sempre substitui por leite de coco porque não gosto de leite. E também acrescentava coco ralado na preparação, não somente encima do cuscuz. Será que posso incluir nessa também? Adoro coco!
Oi, Bianca! Claro! Coco ralado é tão bom que pode brincar com ele a vontade, haha! Beijos
Finalmente achei uma explicação detalhada, muito obrigada e parabéns pelo conteúdo!!!
Eva, boa tarde!
Fiquei feliz com a sua mensagem, obrigada pelo carinho.
Beijo, Helô
A minha não deu certo! Achei que foi água demais! E ficou com gosto azedo! Fiquei chateada!
Oi, Maria! Quanto à água, ela pode diminuir um pouco se preferir mais firme. Eu deixei assim pra ficar com mais consistência de arroz doce ou manjar. Mas quanto ao azedo, sinto muito, mas é da tapioca. Há várias qualidades, a isopor dificilmente tem azedinho e o leite de coco também pode contribuir pro problema. Beijos!
Na minha casa se fazia a receita do Para.Leite de coco fresco…agua..pouco acucar..cozinhava no vapor..cobria com coco ralado.
Nada de leite condensado..
Oi, Leniza! São várias versões mesmo, mas todas igualmente deliciosas! Bj
Que perfeita receita… Só agora consigo fazer o cuscuz do jeito q sempre quis… Deixar descansar na água antes de acrescentar o leite de coco. Parabéns pela dica.
Oi, Caroline! Fico super feliz em saber que a receita deu certo! Esse cuscuz é delicioso! Bj
Acabei de fazer e ficou uma delícia! Deu para cortar e ainda ficou macia. Não achei dura como a colega falou acima. Adorei! E, claro, joguei leite condensado por cima!
Oi, Luciana! Fico feliz que tenha gostado da receita! Bjs
Fiquei muito triste. Fiz tudo certo e deu errado. Não deu liga, ficou mole!
Oi, Suhelen! Sinto muito que não tenha dado certo, normalmente ela não dá errado. Talvez tenha sido o tempo de repouso ou a tapioca não era nova e não absorveu líquido o suficiente. Mas não desista! Bjs
Fiz e deu muito certo, obrigado pelas dicas ❤️
Oi, Camila! Fiquei muito feliz em saber! Bjs
Se eu fizer com tapioca sem ser granulada, será que da certo ? Na minha cidade não consigo achar dessa em lugar nenhum !!
Oi, Nívea! Só testei com a que tem a mesma textura de quirera/canjiquinha de milho. Minha sugestão é que procure no site da Manioca (http://maniocabrasil.com/onde-comprar/). Espero ter ajudado. bjs
Queria muito saber se posso colocar a quantidade de leite de coco em água, eu não suporto leite de coco e ainda dá um gosto de azedo !
Oi, Helayne! Com água não terá muito gosto, mas vale tentar. Bjs
Oi, Helô! Achei essa receita super interessante. Será que dá certo sem colocar o açúcar? Beijo!
Oi, Júlia! Acho que sem açúcar o cuscuz ficará sem graça, mas não testei. É possível que a receita funcione com outros adoçantes, mas também não posso garantir. Bjs
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Boa tarde Heloisa..
Sou um apaixonado por cuscuz..
Mas tenho uma duvida?
poço adequar a sua receita em aquelas que vem escritas nos saquinhos de tapioca de 500g.
Sempre tive curiosidade em usar água fria em minhas receitas..
abraços.
Marcelo, boa noite!
A receita do nosso cuscuz gelado dá um cuscuz muito gostoso. Não temos como te dizer se dá pra adaptar o método ou as quantidades às receitas que vêm nos saquinhos, pois não testamos.
Experimente a nossa e depois conte como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Fiz hoje. Ficou delicioso. Adorei.
Oi, Sonia! Que legal! Adorei saber que gostou da receita. Obrigada pelo feedback! bjs
Parabéns pela receita! Ficou perfeito! Amei
Oi, Érika! Que bom que tenha gostado da receita!! bjs
Olá!!!!! Gostaria de saber se posso colocar em forma de buraco no meio, para desenformar e ficar parecendo um bolo!!!! Costumo ver assim em cafés da manhã em alguns hotéis na Bahia!!!
Oi, Michelle! Como sempre, responderei com muita sinceridade. Muita gente desenforma, mas depois de testar bastante, percebi que as receitas mais úmidas não desenformavam tão bem e precisei optar entre uma que fosse deliciosa e mantivesse a forma e uma que às vezes desmontasse, mas fosse muito molhada, e fiquei com a última. Pra driblar os possíveis problemas, decidi usar assadeira baixa. bjs
Tem que ser com tapioca granulada?
tem alguma receita que possa usar a farinha de tapioca sem ser granulada?9
Oi, Ana! Tem que ser a granulada mesmo, parece toda de pedacinhos e não pó como as usadas pra fazer as crepes de tapioca. Tenho várias receitas com tapioca, você pode ver todas em https://www.nacozinhadahelo.com.br/?s=tapioca. Espero ter ajudado! bjs
A tapioca ficou com os grãos duros. Coloquei a água em temperatura ambiente; talvez se fosse morna o resultado seria melhor. Também achei muito doce.
Oi, Claudia! Não sei dizer o que aconteceu, pois normalmente funciona e a tapioca dura tempo demais, não costuma ficar velha. Nos testes, a água estar morna não fez diferença. Sugiro que dê mais uma chance, com a xícara deve estar bem cheia de água, leite, até a boca. bjs
Deixando meu feedback: adicionei menos açúcar e coloquei leite moça e Coco ralado na massa. Embora tenha seguido o passo a passo a tapioca ainda ficou com muitos pedaços duros. Coloquei 30ml de água a mais e deixei descansar novamente. Não adiantou. Os 30 ml extra deixaram a massa aguadinha e sem molde mas ainda assim muitos pedacinhos não amoleceram. Apesar de tudo ficou bem gostosinho. Obrigada por compartilhar sua receita!!!
Oi, Thaina! Obrigada pelo seu feedback! Minha sugestão é que tente mexer de vez em quando pra não firmar grumos. Ela costuma dar certo! bjs
Helô… Tentei fazer com a tapioca não granulada e realmente não dá certo. Estou fazendo com a granulada agora e depois eu posto o resultado… Comi esse cuscuz em Paraty RJ e fiquei apaixonado. Corri atrás da receita e achei vc… Obrigado pelas dicas…
Oi, Roberto! Fico muito feliz que tenha encontrado a receita aqui no site! Estou ansiosa para saber o que você achou dela, hein! bjs
Helô….. Fiz a receita conforme vc passou. Ficou simplesmente perfeita. Minha namorada amou. E posso te dizer que não durou nada na geladeira ( gulosos né?) Obrigado pelas dicas…..
Olá, eu fiz a receita e deu certinho, já tentou fazer só com leite de coco? Será que dá certo? Apesar de ficar muito bom, acho que um pouquinho com gosto aguado
Oi, Carla! A parte da hidratação da tapioca precisa mesmo ser feita com água. Testei usando apenas leite de coco, mas com a gordura natural do coco, as bolinhas não incham da mesma forma e ficam mais duras. Tente usar um leite de coco bem concentrado, talvez funcione. Espero ter ajudado! bjs
Fiz a receita dobrada, ficou muito bom, medida perfeita, deu super certo.
Oi, Isaura! Que bom que gostou! bjs
Eu fiquei em dúvida sobre a tapioca granulada, é aquela que parece um beiju espedaçado(A tapioca baiana) Será que serve usar a tapioca granulada (tipo Yoki)
Oi Kelma, bom dia! use essa granulada (tipo Yoki), toda quebradinha como em pedacinhos grossos. Um abraço, Helô
Fiz neste final de semana e ficou maravilhoso, no ponto certo! Muito obrigada
Letícia, bom dia!
Que mensagem gostosa, um incentivo e tanto pra começar a semana. Bom demais saber que cuscuz gelado de tapioca deu certo e foi um sucesso.
Vá contando pra gente as suas experiências na cozinha.
Abraços, Ana e Helô
Perfeito! Só coloquei um pouco de côco ralado na massa porque sou viciada em côco!!
Obrigada!
Eliana, boa tarde!
Deve ter ficado ainda melhor!!! Coco é tudo de maravilhoso…
Abraços, Ana e Helô
ficou uma delícia, porém ficou parecendo papa, não ficou durinho que raiva. fiz pela primeira vez… o que você acha que devo fazer pra ficar mais durinho??☹️
Sulamita, bom dia!
Normalmente dá certinho. Você o leite de coco exatamente como saiu da embalagem, sem diluir? Ele tem que ser bem grosso.
Como a gente explica na introdução da receita, pra ficar com um cuscuz de cortar, mas macio, percebi que o repouso deve ser feito em três etapas: primeiro só tapioca, açúcar e água por 10min (esse início só com água, sem o leite de coco que é mais gorduroso e retarda o processo, faz bastante diferença); depois do leite de coco, é importante deixar 1 hora em temperatura ambiente, ela continua inchando com tranquilidade e chega ao volume ideal; só aí vai pra geladeira por mais 3h e firma.
Se você fizer de novo, conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Amei a receita! Já tinha feito outras com água (quando usava leite nunca prestou, ficava sempre dura), mas essa sua é bem equilibrada. Só amornei um pouco a água e na hora de colocar o leite de coco, coloquei coco ralado também. Achei que a quantidade de açúcar pode ser diminuída, principalmente se for para comer com leite condensado, pq coloquei coco ralado sem açúcar e achei que ainda assim ficou bem docinho.
Josiane, boa tarde, que bom que você gostou da receita e já fez as adaptações pra deixar a sobremesa exatamente do jeito que as pessoas que você quer bem apreciam.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Dobrei a receita. Segui as etapas mas mesmo depois de uma hora na geladeira ela ainda tava liquida. Vou aguardar mais duas horas pedidas.
Victor, boa tarde!
A gente espera que agora o cuscuz já esteja firme.
A receita costuma funcionar certinho e não há problema em dobrar.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde, acabei de fazer com adoçante, vamos aguardar para ver se vai dar certo , espero que sim !!!!!!
Eneida, boa tarde! Torcendo pra dar certo. depois conte pra gente. Abraços, Ana e Helô
Helô, tudo bem querida ? Faço o cuscuz para vender e montava na hora. Aí para facilitar resolvi já deixar montadinho num pote com lacre. Então fica a massa, leite condensado, coco fresco e mais um chorinho de leite condensado. Percebi que qdo vira a noite na geladeira o leite condensado se liquidifica, fica aguadinho. Porque isso acontece ? Pq leite condensado na geladeira fica bem durinho. Bjs e obrigada ☺️
Ritinha, bom dia!
Há muitas versões da receita. Depois de testar bastante, como está explicadinho no texto, a gente escolheu a versão só leva leite condensado extra ” como o chorinho” que você disse só se a pessoa for bem gulosa. Como o cuscuz está, ele fica firme e perfeito na geladeira por uns 2 a 3 dias.
Quando a gente rega com leite condensado, ele realmente acaba soltando líquido depois de algumas horas, não tem jeito, pois a parte mais firme é absorvida pela cuscuz e sobra o caldinho mais ralo.
Conte depois como ficaram os seus testes.
Abraços, Ana e Helô
O meu ficou duro, a tapioca não absorveu bem o líquido, primeira vez que isso me acontece. Estraguei os ingredientes.
Dina, boa noite!
Pena saber que a sua experiência não foi boa.
A gente não imagino o que possa ter acontecido, pois tapioca não é o tipo de ingrediente que envelheça e necessite de uma quantidade maior de líquido para hidratar, ou seja, não há variação de “ponto”. A água e o leite de coco nem são fervidos, não havendo evaporação.
Pergunta: você usou as mesmas xícaras de medida para todos os ingredientes? isso faz diferença, pois há xícaras de tamanhos variados e quando se mistura mais de um tipo de xícara numa mesma receita os resultados podem ser alterados.
Enfim, vale dar mais uma chance à receita, pois o cuscuz é muito bom, todos adoram.
Abraços, Ana e Helô
receita pratica é só misturar e saborosa. coloquei menos açucar (1 xicara do demerara) porque gosto de pouco açucar (porém causa o efeito de não querer parar de comer. )
NOTA 10
Ciro, boa tarde!
A receita é muito prática, gostosa e, por ser gelada, tem tudo a ver com esses tempos de calor intenso.
Bom saber que você já adaptou a doçura ao seu paladar e deu tão certo que ficou irresistível.
Siga nos acompanhando, pois receitas, histórias, dicas e fotos apetitosas não faltam por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Muito obrigada, Helô!!! Sua receita foi a única que deu certo! Já tentei umas 3 vezes sem sucesso! O pessoal aqui adorou!!! Gratidão! Parabéns!
Elenice, boa tarde!
Que mensagem gostosa!!! Bom demais saber que a receita funcionou e já passou a fazer parte da sua cozinha.
Siga nos acompanhando, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde….eu fiz a receita mais coloquei primeiro num pirex, pq eu não sabia como ia ficar. Mas agora eu queria colocar nos potinhos para vender. Como faço para amolecer um pouquinho depois de ter ido a geladeira. Tem como?
Simone, boa tarde.
O cuscuz firma bastante depois de esfriar. Talvez se você aquecer com um pouco de leite ele amoleça, mas não fizemos esse teste aqui.
E se você cortar em quadrados dessa primeira vez e, nas próximas você a colocar nos copinhos?
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Maravilhoso! Obrigada por compartilhar a receita! Já tinha feito cuscuz de vários outros jeitos também, mas a sua receita para mim foi a melhor.
Ana Paula, bom dia!
Obrigada pelo carinho! Bom saber que você gostou da receita e que ela já faz parte da sua vida.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
COnte com a gente!
Abraços, Ana e Helô
O meu ficou sem consistência sem corte.
Ficou mto mole
Sandra, boa noite!
Que pena… Às vezes, sem querer, a gente coloca um pouquinho a mais de água, de leite ou de leite a mais, ou deixo a tapioca hidratando além do tempo indicado fora da geladeira e fica mais mole. A receita é tão gostosa que vale tentar de novo, o que você acha?
Conte com a gente, escreva de novo se precisar.
Abraços, Ana e Helô
Para tudooo!!! Levei anos tentando fazer um cuscus com um monte de coizas, sempre levando tudo ao fogo e hoje eu fiz essa receita e deu tudo certo, nada de fogo, uma delícia!!!! Vou repassar a receita.
Andrea, bom dia!
Obrigada pelo carinho. Que gostoso saber que você encontrou a receita dos sonhos por aqui. A gente adora esse cuscuz, tão saboroso, cheio de texturas e muito fácil de preparar.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Receita perfeita! Ficou maravilhoso. Há muito tempo eu procurava uma receita correta de cuscuz de tapioca. Obrigada
Sylvia, boa noite! Bom saber que você gostou e que a receita agora faz parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho, conte sempre comigo, Helô
Fiz e ficou extremamente doce… Muito doce mesmo ! Acabou com o sabor da tapioca e coco. A textura ficou ótima, no entanto. Minha culpa por seguir a receita e não colocar o açúcar aos poucos.
Jéssica, boa noite!
Pois é, açúcar nesse caso é bem a gosto. Acredita que tem gente que acha que falta açúcar? Tem que ajustar mesmo ao gosto de cada um, de cada casa. E também depende do coco… Dei uma média.
COnte sempre comigo, abraço, Helô
O meu cuscuz doce ficou de uma noite PARA o dia e ficou muito doro como amolecer
Boa tarde, tudo bem?
Que pena… Tentando descobrir o motivo. Normalmente, ele fica mais pesado quando a tapioca não hidrata só na água por uma hora e quando, depois de acrescentar o leite de coco, o cuscuz vai direto pra geladeira. Pra ficar macio, esses 2 primeiros descansos fora da geladeira são fundamentais.
O leite de coco era grosso demais?
Como nunca me aconteceu de ficar muito duro no outro dia, ele só fica de cortar mas ainda continua macio, eu não fiz testes pra dar esse tipo de solução.
Talvez, aquecer por uns minutos com 1/2 xícara de água funcione, mas não tenho como garantir, pois a receita não costuma ser aquecida.
Abraços, Helô
Se o cuscuz de tapioca ficar seco eu posso colocar leite morno e misturar mesmo depois de pronto ? Posso tirar da geladeira a tentar dissolver para amolecer ?
Nereide, boa noite!
Acho que tentar dissolver com leite morno é uma boa tentativa e, como você disse, já retirando da geladeira. Não vai ficar com a mesma textura no final, mas vai dar pra salvar, né?
Depois me conta. Beijo, Helô
Boa tarde O meu cuzcuz de tapioca ficou um pouco mole o que eu faço
Oi! olha, acho que a solução vai ser comer de colher … ficará bom do mesmo jeito. às vezes, muda o tamanho da xícara, ou a tapioca pode ter alguma diferença e acontece. normalmente a quantidade dá bem certo, pena que não ficou perfeito de cortar dessa vez (diminuir líquido é arriscado, pode ficar firme demais.
beijo, Helô
Não funciona. Após a água e esperar 10 min. Já não consegue misturar o leite.
Fabio, pena que não deu certo, ainda fiz agora para a passagem do ano e tantas pessoas fazem e mandam mensagens. Quem sabe, de uma próxima vez, funcione. Qualquer coisa, estou por aqui. Abraço.