RECEITA DE DOCE DE OVOS QUEIMADOS
Essa receita de ovos queimados em calda é bem de antigamente, no estilo manjar dos deuses, daqueles que os amantes das sobremesas portuguesas adoram (e eu também!).
Duas tias, uma do meu marido e uma irmã da minha avó, mãe do meu pai, faziam uma ambrosia que chamavam de “ovos queimados”.
Elas cozinhavam os ovos bem rápido numa calda de açúcar no ponto em que começa a amarelar, mas antes de caramelizar pra valer, depois aromatizavam a calda com vinho do Porto e um tiquinho de leite.
O doce que faz vista, parece até complicado, mas é muito fácil e rápido e dá pra servir morno ou frio. Na verdade, o doce fica pronto nuns 20 minutos e, em pouco tempo, amorna e já pode ir pra mesa, apesar de gelado ele também fazer bastante sucesso.
Eu, que amo canela, gosto de polvilhar um tanto ante de servir. Numa compoteira linda, é pura sobremesa com cara de casa de avó.
Vamos pra cozinha?
Uma coisa: por muito tempo, fiz a receita diferente, fazia a calda com água, açúcar e limão e esperava começar a dourar pra seguir com a receita, mas depois experimentei fazer o caramelo a seco, só com açúcar, e depois juntar a água com limão. Achei mais rápido e fácil e a receita de hoje já está assim.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena:
- ovo;
- água;
- limão;
- canela em pau;
- vinho do Porto;
- leite (pode ser sem lactose);
- açúcar;
- canela em pó.
Pra tudo dar certo, eu começo separando os ingredientes e deixando tudo pronto ao lado do fogão. O caramelo não espera, tem que ter tudo separado e pronto pra ir pra panela.
Primeiro, eu passo os ovos por uma peneira pra deixar o sabor e o aroma mais suaves, depois misturo com um garfo pra deixar homogêneo e reservo.
Numa tigelinha, eu coloco a água, o limão e o pedaço de canela em pau, reservo. O limão é pulo do gato, ele equilibra a receita, dá um toque de acidez ao caramelo e quebra a doçura, além de suavizar o gosto do ovo.
Numa outra tigelinha, eu coloco o vinho do Porto e o leite. As quantidades são bem pequenas, mas os dois são muito importantes pra receita. O vinho do Porto deixa a sobremesa muito especial e perfumada e o leite dá uma textura leve à calda.
Na falta do vinho, dá pra usar 1 colher (chá) de essência natural de baunilha. No post essência natural caseira eu te ensino como fazer de um jeito bem fácil e prático.
Deixo ao lado do fogão uma escumadeira e uma tigela limpa.
Em seguida, eu vou pro caramelo, que não é difícil, só precisa de atenção, se a gente descuida, em segundos ele passa do ponto, queima e tudo vai pro lixo, além de ainda ter que encarar a tarefa de limpar a panela queimada.
E o caramelo é quente, também tem que tomar cuidado sempre.
Eu coloco o açúcar numa panela média e aqueço. Movimentando a panela de vez em quando, eu deixo no fogo por uns 5 minutos, até a calda dourar bem de leve. Com cuidado, retiro um minuto a panela do fogo, junto a água com limão e a canela, e nessa hora parece que vai dar errado, ferve e endurece, mas volto pro fogo e mexo com uma espátula até dissolver.
Assim que a calda caramelada ficar líquida, eu junto ovos e dou só uma quebrada nuns 6 pedaços grandes. Espero um minuto, só mesmo pra firmar, e com a escumadeira eu passo os pedaços dos ovos pra tigela limpa, mantendo a calda na panela.
Coloco a mistura de vinho do Porto e leite na panela, deixo ferver por uns 2 minutos, só pra encorpar e perfumar e despejo sobre os ovos. O doce está pronto.
Deixo amornar, polvilho com canela e sirvo em temperatura ambiente. Eu prefiro o doce em temperatura ambiente, mas dá pra servir gelado, tem gente que gosta. Se for pra servir gelado, é melhor polvilhar com a canela só na hora de levar à mesa. Na geladeira, ele fica bem por até 1 semana.
Outros doces com ovos: como fazer quindim delicioso e lindo, como fazer pudim de claras gostoso, como fazer pavlova de frutas vermelhas, pasteis de nata portugueses, como fazer maria mole caseira.
Outros doces com ovos: como fazer quindim delicioso e lindo, como fazer pudim de claras gostoso, como fazer pavlova de frutas vermelhas, pasteis de nata portugueses, como fazer maria mole caseira. Se, na hora de servir, o doce estiver com pouca calda, pois os ovos absorvem um tanto com o passar dos dias, prepare um pouco mais de calda pra completar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS