RECEITA DE PASTA DE IOGURTE E PEPINO
Quer aprender como fazer tzatziki ou pasta grega de pepino e iogurte? Vou então te ensinar como preparar essa receita refrescante que tem tudo a ver com os dias quentes de verão e todo mundo adora.
Ela é fácil de fazer e vai bem como entradinha, pra comer com pão, que pode ser torradinha, pita ou folha, mas pode entrar em sanduíches, acompanhar uma salada de tomate ou de folhas e de berinjelas e é perfeita com grelhados em geral.
Assim como acontece com a saladinha rápida de pepino com iogurte e hortelã, as sensações que o tzatziki leva pra boca numa única garfada são deliciosas. A pasta tem sabor, aroma, textura e frescor incríveis.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena:
- pepino;
- iogurte (pode ser sem lactose);
- alho;
- dill e/ou hortelã;
- azeite de oliva;
- sal;
- pimenta-do-reino.
Costumo usar o pepino que tenho em casa, pode ser aquele mais caipira e gordinho, quanto o japonês, mais longo e fino, a receita funciona bem com qualquer deles.
Dei aqui uma receita pequena, mas acho que vale preparar a receita dobrada de uma vez, pois o pepino solta muito líquido e diminui horrores depois de espremida. Como a pasta é boa demais, ela acaba num piscar de olhos.
Capriche no iogurte, que precisa ser bem cremoso. Os iogurtes “gregos” são perfeitos, mas use coalhada seca se quiser usar o tzatziki como pasta pra rechear sanduíche pra montar com antecedência, assim ele fica firme.
Também dá certo preparar a pasta com iogurte sem lactose ou com iogurte desnatado desde que sejam bem cremosos. Experimentei fazer a pasta vegana com tofu batido com azeite e sal até ficar macio e aveludado e também ficou bom.
Acredite, o alho não deixa a pasta forte, pelo contrário. Junto com o iogurte ele dá equilíbrio à receita e deixa tudo maravilhoso.
Quanto às ervas, pesquisando bastante, vi que há receitas que levam dill (aneto), ou que só pedem hortelã, ou que ficam com um pouco de cada uma. Gostei desse mix de dill e hortelã, mas isso fica por conta de cada um. Muita gente torce o nariz pro dill sem experimentar, e isso é uma pena, pois sem exageros ele é delicioso.
Primeiro, eu ralo o ralo o pepino com casca e tudo em tirinhas não muito grossas.
Depois vêm os dois pulos do gato pra conseguir uma pasta cremosa e nada aguda: eu deixo o pepino ralado escorrer numa peneira por 5 minutos e, em seguida, espremo sem dó com as mãos. Não dá pra pular essas duas etapas mesmo.
Passo o pepino bem espremido pra uma tigela, junto o iogurte, o azeite, o alho, sal e pimenta e corrijo a acidez com umas pitadas de açúcar. Quantas pitadas? Não dá pra dizer sem experimentar, tudo vai depender do iogurte.
Levo a mistura pra geladeira pra repousar por pelo menos 3 horas pra apurar o sabor e a textura, ou por até por 24 horas, depois disso o pepino começa a amolecer. Na hora de servir, ajusto o sal a pimenta e misturo as ervas.
Outras receitas mediterrâneas perfeitas pros dias quentes: almôndegas gregas com amêndoas, passas e ervas, charutinho de folha de uva delicioso, berinjela grega recheada de carne moída, quibe de carne assado do meu jeito e homus de grão de bico delicioso.
Outras receitas mediterrâneas perfeitas pros dias quentes: almôndegas gregas com amêndoas, passas e ervas, charutinho de folha de uva delicioso, berinjela grega recheada de carne moída, quibe de carne assado do meu jeito e homus de grão de bico delicioso. Dá pra fazer a pasta com iogurte sem lactose ou com iogurte desnatado desde que sejam bem cremosos. Experimentei fazer a pasta vegana com tofu batido com azeite e sal até ficar macio e aveludado e também ficou bom.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Mama mia……cada receita maravilhosa hein?????
Elza, bom dia!
Bom saber que você está aproveitando o nosso site.
Siga nos acompanhando, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Hunn, deu água na boca! Vou fazer aqui em casa!
Gabriela, boa noite!
A torta é deliciosa, você vai gostar. Depois conte pra gente!
O merengue só vai ao forno pra dourar. Pode usar o maçarico.
Abraços, Ana e Helô