RECEITA DE EMPANADA DE CARNE
Que tal preparar essa empanada de carne simples de fazer e bem caseira? Com essa receita simples e gostosa de empanada a gente tem um prato cheio de empanadas pra servir num lanche ou numa refeição rápida.
Gosto de empanadas porque elas são deliciosas, práticas e sempre agradam. Dá preparar tudo com antecedência e assar antes de servir, ou assar antes e só aquecer pouco antes de levar à mesa.
Cada região da Argentina tem a sua versão de empanada e não é fácil dizer qual a melhor. Há massas crocantes, folhadas ou macias, carne picada ou moída, mais ou menos cebola, azeitonas inteiras ou picadas, pimentão e tomates, com ou sem ovo ou batata, mais ou menos picantes e por aí vai.
Comi excelentes na Patagônia, em Buenos Aires e Mendoza já experimentei uma empanada de Salta e de Jujuy feitas por uma amiga que é de lá. Acho que nunca me esquecerei das que comi no restaurante 1884, do Francis Mallmann de Mendoza, no La Morada de Buenos Aires e na La Lechuza de El Calafate.
Como todos em casa gostam de empanadas, vira e mexe preparo uma fornada usando a receita de hoje, e às vezes ainda aproveito pra testar alguma receita nova.
PREPARANDO O RECHEIO
Costumo começar a receita pelo recheio, já que tenho que picar vários ingredientes e depois ele ainda tem que esfriar antes de usar. Enquanto ele cozinha e esfria, dá tempo de fazer a massa e deixar descansar por meia hora.
Rechear empanadas também pode ser uma festa, dá pra usar só um recheio ou fazer metade de um, metade de outro.
Além da carne de hoje, dá pra rechear as empanadas com mil coisas, só usar a imaginação. Só algumas ideias:
- presunto e queijo (uso 30 g de presunto e 30 g de queijo por empanada, ou seja, 360 g de cada pra quantidade de massa da receita);
- frango (uso o recheio da torta de frango caipira com recheio cremoso;
- creme de milho (uso a receita do creme de milho verde é tudo de bom);
- o recheio vegano com cogumelo;
- o recheio indiano de espinafre com especiarias e castanha.
Quase toda empanada de carne ou de frango leva pelo menos uma azeitona, que, dependendo da região, pode ser verde ou preta, graúda ou miúda, em lascas ou inteiras (eu sou contra usar azeitona inteira e com caroço, muitos distraídos quebram dentes mordendo o caroço, mas tudo bem de descaroçar e não cortar em lascas).
Quanto à carne, por tradição, bastante gente ainda pica a carne em micro pedaços na ponta da faca, mas a maioria acaba usando carne moída. A uva-passa, clara ou escura, é clássica e eu gosto, mas vai de cada um.
Pra preparar o recheio de carne moída de hoje eu providencio:
- manteiga;
- cebola;
- alho;
- carne moída (coxão mole, patinho ou acém);
- cominho em pó;
- canela em pó;
- páprica doce;
- tomates maduros;
- pimentão vermelho;
- uva-passa;
- água;
- maisena;
- ovo cozido;
- azeitona verde ou preta;
- sal.
Pra fazer o recheio, eu separo uma panela média, aqueço a manteiga e douro ligeiramente a cebola. Então junto o alho, espero perfumar, acrescento a carne e misturo até separar os grumos e mudar de cor.
Adiciono o cominho, a canela, a páprica, sal, o tomate, o pimentão e a uva passa, misturo bem e abaixo o fogo. Cozinhe por uns 30 minutos, até o líquido secar e a carne ficar saborosa e começar a dourar.
Em seguida, eu dissolvo a maisena na água, coloco na panela e, sem parar de mexer, mantenho no fogo até engrossar (o objetivo é apenas ligar os ingredientes para não ter um recheio esfarelento, daqueles que caem da empanada logo na primeira mordida). Junto a azeitona, o ovo, acerte o sal, retiro do fogo e deixo esfriar.
FAZENDO A MASSA
Eu adoro massas crocantes e, como as empanadas que comi e ficaram na memória eram assim, algumas até meio folhadas, as minhas pesquisas foram por aí, sempre pensando em assar, embora algumas versões fritas também sejam apetitosas.
Queria uma massa que fosse muito fácil de trabalhar, que ficasse fininha, crocantíssima e com a trancinha da borda dourada.
Experimentei receitas com banha, óleo e manteiga e, embora a banha seja a gordura mais tradicional, fiquei com a manteiga. Vi a dica da páprica pra dar um leve picante à massa numa revista que comprei em Buenos Aires acho que em 1991 e nunca mais deixei de usar.
Quer dizer, a lista de ingredientes pra massa é simples:
- farinha de trigo;
- água;
- manteiga;
- sal;
- páprica doce.
O preparo clássico da massa da empanada é semelhante ao da massa do nosso pastel, quer dizer, ferver a água com o sal e a gordura, despejar sobre a farinha e misturar até conseguir uma massa bem macia e que se solte das mãos.
Eu gosto de prepará-la, embrulhar em filme plástico e deixar descansar por uns 30 minutos em temperatura ambiente antes de abrir, mas já fiz a massa de manhã, deixei na geladeira e, à noite, abri, recheei, assei, servi e ficaram ótimas.
Com o repouso, a massa ganha leveza e fica mais crocante.
A quantidade de massa é suficiente pra umas 12 empanadas grandes, com discos de uns 15 cm (uso um prato de sobremesa pra marcar) ou umas 24 médias, com discos de uns 8 cm.
MONTANDO AS EMPANADAS – AS DOBRAS
Com a massa e o recheio prontos, chega a hora de montar e assar as empanadas. Eu aqueço o forno a 180ºC (médio) e separo 1 assadeira grande (não é preciso untar).
Com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa até obter um retângulo com uns 3 mm de espessura, como uma casca de banana, e corte uns 12 discos de uns 15 cm de diâmetro (ou uns 24 de uns 8cm).
Coloco umas 2 colheres (sopa) de um dos recheios no centro de cada disco, pincelo a borda livre com água para ajudar a colar, depois fecho e passo pra assadeira.
Então vem a parte mais divertida da receita, que é a montagem. Se faço um recheio só, acabado dobrando do jeito clássico, de trancinha, mas quando preparo vários recheios, faço dobras diferentes pra diferenciar.
O começo é sempre igual, só dobrar o disco recheado como um pastel e pressionar a borda com os dedos pra colar. Aí vem a parte da dobra.
Adoro a dobra clássica, que lembra uma trança: dobro uma das pontas pra dentro, dou um espaço de menos de 0,5 cm, dobro por cima e prossigo até chegar ao outro lado.
Pra fazer pregas, basta esticar um pouco a borda bem fechada e fazer dobras pressionando pra achatar, como se fosse pra deixar uma saia pregueada.
A borda que lembra raios de sol é simples, basta fazer bicos pinçando com os dedos.
Gosto da dobra das empanadas arredondadas, que lembram cappelletti graúdos, e é só fechar como um pastel, deixando liso, juntar as duas pontas do pastel e arredondar.
A mais simples de todas é a finalização que os chilenos mais usam, só dobrar mais ou menos 1 cm de massa pra dentro ficando com as margens retas.
Com tantas dobras interessantes, só aperto as bordas com a ponta do garfo quando tenho muitos recheios pra diferenciar e já esgotei as possibilidades.
Pincelar com gema pra brilhar é questão de gosto e de região, mas eu não costumo pincelar.
Assar bem é importante, empanadas são gostosas quando ficam douradas e crocantes. Dá pra assar no forno comum por 20 a 30 minutos.
Quando posso, asso no forno de lenha e fico com empanadas ainda mais incríveis, bem douradas, com aqueles pontos chamuscados que também aparecem nas bordas das pizzas e com o sabor defumado que é o máximo.
Empanadas com uma taça de vinho já resolvem a refeição, mas dá pra preparar uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada pra acompanhar.
E pra adoçar a vida, que tal preparar também uma receita do doce de leite argentino, que fica sensacional, ou o pudim de doce de leite ou a receita deliciosa de alfajor caseiro?
Massa Recheio Montagem E pra adoçar a vida, que tal preparar também uma receita do doce de leite argentino, que fica sensacional, ou o pudim de doce de leite ou a receita deliciosa de alfajor caseiro? Rechear empanadas também pode ser uma festa, só usar a imaginação.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
14 Comentários
Olá ,
Adoro suas receitas e tenho vários livros seus.Estava comparando essa receita com a receita de empanada do livro verde e percebi q tem algumas diferenças.Fiz a receita do site e gostei mas a parte de cima nao ficou dourada como na foto.Seria um problema do meu forno?E a receita do livro fica MT diferente o resultado final do q o do sites?
Estou amando o site
Oi, Amanda! Deve ser o forno, pois já fiz exatamente o que está na receita e deu certinho. A massa é bem saborosa mas forno sempre é complicado. Mas te garanto que dão certo! Bjs
Olá boa tarde!! Gosto muito das suas receitas!!
Estou com um pouco de dificuldade de acertar a consistência da massa. Quando coloca os liquidos ela.fixa bem mole, é isto mesmo? Segui suas quantidades conforme a receita.
Obrigada
Oi, Maura! Normalmente funcionam, qualquer coisa acrescente um pouco de farinha. bjs
Obrigada, deixei na geladeira e ficou otima!!!
Oi, Maura! Que bom que gostou das empanadas! Devem ter feito sucesso! bjs
Como substituir a manteiga pelo óleo? Uso as mesmas quantidades? Gratidão!
Oi, Lydiane! Nos testes, fiz receitas com óleo, mas gostei mais do resultado da manteiga. Uma massa com óleo teria outra estrutura, não é só trocar pela manteiga, vira outra receita. Minha sugestão de massa só com óleo: no site, busque a receita da torta de bacalhau e use a massa, substituindo o azeite de oliva por qualquer outro óleo vegetal. Espero ter ajudado! bjs
Helô, maravilhosa a receita! Gostei tanto que quero fazer para vender numa cafeteria. Quero fazer um recheio vegetariano também. O que você me sugere? Será que se multiplicar as quantidades da massa por 3 ou 4 vai dar certo? Elas fiavam boas congeladas? Super obrigada!
Oi, Adriana! Que bom q você gostou! Dobrar eu já dobrei, mas não experimentei triplicar ou mais. Congelar é tranquilo. Quanto aos recheios vegetarianos, sugiro folhas refogadas em azeite, como couve ou espinafre, purê de abóbora, pode ser um refogado com cebola, tomate e usar ricota ou outros queijos que derretam bem… O importante é usar recheios bem firmes para não umedecer a massa. Espero ter ajudado! bjs
Olá, bom dia!
Estou fazendo um curso seu na Eduk, e me apaixonei com o seu jeito de passar o conteúdo. Sou uma louca por cozinha. Obrigada por compartilhar essas delícias!
Magna, bom dia!
Que mensagem gostosa!! Faço tudo com tanto carinho que palavras como a sua são os melhores incentivos.
Conte sempre comigo. Beijos e obrigada pelo carinho, Helô
Adoreiiiii! Agradeço se puder me tirar uma dúvida: porquê as empanadas de presunto e queijo estouram ao serem aquecidas no forno? Obrigada!
Oi Karla, bom dia!
Feliz com o sucesso das empanadas na sua casa. Por aqui, todo mundo também adora.
Quanto a explodir: dependendo da umidade do queijo, ele borbulha demais, faz vapor e causa estouros. Pode ser a explicação? Você usou mussarela ou algum outro mais firme?
Beijo, Helô