RECEITA DE LEITE CARAMELADO
Desde que eu me conheço por gente, basta fazer um frio pra minha mãe correr pra cozinha e preparar um tanto desse leite caramelado com especiarias que fica quentinho e conforta. E ela sempre faz a mesma coisa quando alguém diz que está com aquela dor leve de garganta, do tipo arranhada.
Eu sempre amei tanto que, quando era criança, ficava bem feliz quando esfriava e não ligava pras dorzinhas de garganta mais tranquilas. Na verdade, hoje eu até falo pra minha mãe que algumas vezes até exagerei na dor de garganta pra ganhar o leite, coisas de criança.
Como adoro caramelo, canela e baunilha, e aqui na fazenda sempre bate um frio, leite caramelado faz parte da minha lista de receitas pra aquecer. Faço um pouco, coloco numa caneca, deixo ao lado da minha poltrona de trabalho e fico escrevendo, lendo e segurando pra sentir aquele carinho que só as bebidas quentes conseguem passar e tomo de golinho em golinho.
Na caneca – ou na xícara – ficam uma camada farta de caramelo e bastante leite também caramelado e com os aromas deliciosos da canela, da noz-moscada e da baunilha. Difícil é não repetir.
No dia a dia, minha mãe sempre fez só o leite caramelado, mas eu, que amo calda de caramelo, acrescentei a calda à receita.
E uma curiosidade: na família, a receita é conhecida por leite bispado, e não por leite caramelado e ninguém sabe explicar o motivo.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é simples de providenciar:
- açúcar;
- leite (pode ser sem lactose);
- canela em pau;
- noz-moscada;
- Essência de baunilha (que tal preparar a sua essência de baunilha caseira, no post a gente ensina como fazer com muitas dicas e ideias);
- creme de leite, fresco de preferência, mas pode ser da lata ou da caixinha (e pode ser sem lactose);
- canela em pó ou raspas de chocolate pra finalizar.
A receita é prática, dá pra fazer tudo com até 3 dias de antecedência, deixar na geladeira e finalizar antes de servir.
Antes de mais nada, é importante falar do caramelo, que é a base da receita e transforma o leite simples numa bebida num muito especial.
Ao contrário do que muita gente, caramelo não é só cor, nem só sabor, nem só aroma, ele é tudo junto. Caramelo bom é dourado, com cor de caramelo, nem claro demais pra não ser doce demais, aguado e sem gosto de caramelo, nem escuro demais, pois amarga e fica grosso demais.
Atenção é tudo na hora de preparar caramelo, não dá pra bobear um segundo, mas é pura prática. Caramelo é quente e queima, tem que cuidar, não tem jeito, panos e luvas têm que estar bem secos, pois os úmidos passam o calor.
Pra receita de hoje, faço 2 vezes a mesma base, uma vez pra calda e uma vez pro leite caramelado. Mas não dá pra fazer um só, dividir em 2 partes e usar? Até dá, mas precisa ter muita prática e fazer tudo com tanta rapidez que é mais fácil e seguro fazer um de cada vez. Eu faço 2 e pronto.
Começo sempre pela calda de caramelo, que precisa amornar por uns 30 minutos antes de ser usada na finalização da receita. Esse descanso é fundamental por 2 motivos, primeiro porque não dá pra consumir caramelo fervendo, ele queima mesmo, e segundo porque a calda encorpa e fica com boa consistência quando descansa.
A calda
Coloco o açúcar na panela pequena e aqueço. Se segurando pelo cabo protegido por um pano seco e com cuidado, movimento a panela de leve sempre que o açúcar começa a derreter nas laterais.
Mantendo o fogo baixo, espero surgir um caramelo bem dourado, nem muito claro, pra não ficar muito doce, nem muito escuro, pra não amargar. Por que fogo baixo? Pro caramelo não escurecer e queimar nas bordas antes de cozinhar pra valer.
Então, desligo o fogo e, sempre com bastante atenção, coloco o creme de leite na panela e mexo até dissolver completamente. Passo pra um pote e deixo amornar por uns 30 minutos antes de servir.
Dá pra fazer a calda com até 3 dias de antecedência, guardar na geladeira, retirar da geladeira umas 2 horas antes de servir e deixar voltar naturalmente à temperatura ambiente. Mas não dá pra deixar fora da geladeira? No inverno dá, mas não acho seguro arriscar nos tempos mais quentes, pois não é só açúcar, tem creme na receita.
E a calda pronta não deve ser aquecida, o contraste entre as temperaturas do leite e da calda são importantes pro equilíbrio da receita.
A calda pode ser usada em outras preparações, como bolos e sorvetes. Eu, que amo caramelo, como até de colher.
O leite caramelado
Enquanto a calda amorna, eu preparo o leite.
Começo separando uma panela média com capacidade para 1,5 a 2 litros. Ela precisa ser espaçosa porque o litro de leite sobe bastante quando é despejado sobre o caramelo e não dá pra correr riscos de se machucar e de derramar e perder a receita.
Coloco o açúcar na panela e preparo o caramelo do mesmo jeito que faço pra calda.
A receita muda a partir do momento em que o caramelo chega ao ponto. No lugar do creme de leite, acrescento ao caramelo o leite, a canela, a baunilha e a noz-moscada.
O leite vai subir e borbulhar bastante, mas logo sossega. E também é bom saber que, nessa hora, o caramelo dá uma endurecida e parece que não vai dar certo, mas ligando o fogo e sempre bem, ele vai dissolvendo e tudo se resolve.
Quando isso acontece, o leite está pronto. Dá pra servir em seguida ou deixar amornar, guardar por até 3 dias na geladeira e aquecer quando quiser.
Montagem
Na hora de servir, separe 6 canecas e, em cada uma, coloco umas 2 colheres (sopa) da calda de caramelo, completo com leite e finalizo com canela em pó ou com raspas de chocolate.
Como eu amo canela, costumo polvilhar com canela, mas também sou louca por chocolate e, pra variar, às vezes coloco raspas por cima do leite. No dia da foto foi assim.
É gulodice, mas dá pra servir a calda de caramelo extra ao lado.
Outras bebidas quentes bem cheias de afeto: vinho quente com especiarias muito perfumado e saboroso, quentão bem perfumado com canela, gengibre e laranja e chocolate quente francês clássico.
Calda de caramelo Leite Servir Outras bebidas quentes bem cheias de afeto: vinho quente com especiarias muito perfumado e saboroso, quentão bem perfumado com canela, gengibre e laranja e chocolate quente francês clássico. O leite fica perfeito por até 3 dias na geladeira, só aquecer na hora de servir. A calda também se conserva bem gelada e não precisa ser aquecida antes de servir, a temperatura do leite é suficiente pra resolver tudo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Oi Helô, primeiro obrigada por compartilhar seus conhecimentos, principalmente pq sei que faz muitos testes pra chegar no seu ideal de receita. Obrigada, já estou testando várias e gostando muito, das histórias tbm que envolvem cada receita. Só queria tirar uma dúvida nessa receita do leite. No caramelo aparece 1xic (150g) e no leite 1/2 xic (com os mesmos 150g) . Devo seguir as xícaras ou as gramas? Grande beijo e valeu demais!!!
Oi Angela!
Muito obrigada pelo carinho, mensagens como a sua são incentivos pra que eu siga com tanto carinho e tanta dedicação.
Agradeço também por me ajudar nesse pente fino, às vezes escapam errinhos… No caramelo são 150g de açúcar (1 xícara) e no leite mais 1/2 xícara (75 g), realmente errei.. Acabei de arrumar.
Beijo e obrigada, Helô