RECEITA DE FEIJÃO TROPEIRO FÁCIL
Feijão tropeiro é Minas Gerais total, aquela comida boa e de simplicidade linda e é por isso que hoje vou ensinar a receita que chamei de tropeirinho mineiro delicioso.
Ele é comida de casa, mas também de restaurantes, dos mais básicos aos ultra requintados, que, mantendo a essência do prato, preparam versões mais contemporâneas e mais delicadas.
POR QUE VIROU TROPEIRINHO?
Fiz a receita respeitando as tradições, mas dando o toque de leveza que se pede hoje, com a praticidade pra mesa de todo dia, mas que também pode ser a de um momento super especial. Ficou um tropeiro do meu jeito.
Troquei as fatias mais gordas de toucinho por umas mais fininhas e carnudas.
Juntei a couve ao refogado de feijão já com a farinha.
Usei um mignon suíno assado, que dispensa marinadas mais longas, bem magro e fica pronto em bem menos tempo que o lombo tradicional e é mais delicado que as costelinhas ou bistecas.
Pra facilitar na hora da finalização como na de servir, deixei de lado os ovos fritos e fiz os ovos mexidos.
Num dia em que eu queria a receita ainda mais rica, juntei linguiças em rodelas bem dourada e torresmo bem crocante ao prato, mas dá pra fazer sem eles.
O FEIJÃO
Em Minas, o feijão roxinho costuma ser o preferido pro tropeiro, pois é saboroso, mesmo bem cozido ele fica firme o bastante pra não se desmanchar na hora de refogar e juntar a farinha e ainda é lindo.
Há uns 3 anos, estive em Belo Horizonte pra um evento e tive o privilégio de passear pelo Mercado com o Caetano Sobrinho, um Chef mineiro nota 10 que prepara uma comida impecável que no seu restaurante, o Caê.
Durante o passeio, eu lhe disse que queria comprar um quilo do melhor feijão pra um tropeiro, ele me levou até um vendedor de grãos e comprei um pacote de roxinho, que foi pra panela assim que cheguei em casa. Era simplesmente incrível, amei.
Na falta do roxinho, use o feijão que encontrar, que pode ser carioquinha, rosinha, bolinha ou qualquer outro, só cuide pra retirar a panela do fogo assim que os grãos estiverem macios, mas ainda inteiros, então descarte o caldo do cozimento e prepare a receita.
Se, por descuido, o feijão cozinhar demais e começar a se desmanchar, o ideal será deixar o tropeiro pra um outro dia e usar o feijão macio pra refogar normalmente como feijão de todo dia ou pra fazer um tutu no potinho ou virado de feijão em casa, que são receitas pastosas, ou mesmo pra uma sopa de feijão ou caldinho.
Pra facilitar a vida e ganhar tempo, eu costumo cozinhar o feijão numa panela de pressão, mas dá tranquilamente pra cozinhar numa panela comum, apenas o tempo muda. Na pressão o feijão cozinha em no máximo 1h e na panela o tempo sobe pra mais ou menos umas 2 horas e 30 minutos).
Pra deixar o feijão mais digesto, costumo colocar os grãos crus do feijão na panela de pressão, cubro com água e aqueço. Deixo ferver com a panela ainda sem tampa apenas por 1 minuto, escorro e descarto essa água. Então, cubro com água limpa ultrapassando os grãos nuns 5 cm, junto a folha de louro, tampo a panela e volto pro fogo.
Cozinho por mais ou menos uns 50 minutos depois da panela começar a chiar e, até que os grãos estejam macios, mas inteiros. O cheiro de feijão cozido é totalmente diferente o feijão ainda cru ou mal cozido e, pra saber se está pronto, só abrindo a panela pra testar.
Pra ganhar tempo, costumo cozinhar o feijão com até dois dias de antecedência, ficando só a finalização pra pertinho da hora de servir.
O tempo: pensei numas 8 horas pra preparar a receita do começo ao fim, contando que enquanto a carne fica no tempero na geladeira dá pra cozinhar o feijão e que, enquanto o lombinho assa, a gente pode finalizar o feijão, a couve e os ovos. Quer dizer, são várias etapas, mas dá pra cuidar de algumas delas ao mesmo tempo.
Pra completar a refeição: arroz branco de todo dia, pimenta em conserva e uma salada de folhas e um dos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Sirva com pimenta em conserva, arroz branco de todo dia e salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Se o feijão já estiver cozido de véspera e com filé mignon suíno a receita fica pronta em pouco tempo. Com lombo de porco o prato fica delicioso, mas leva mais tempo no fogo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Que maravilha!
Já quero fazer essa receita!
Oi, Eliza! Faça e depois me conte o que achou, hein! Bjs
Maravilhoso, muito saboroso. Sou apaixonada pelas suas receitas e seu trabalho. Obrigado Helô, por compartilhar.
Oi, Sheila! Fico super feliz em saber!! Seja sempre bem vinda ao site! Bjs