RECEITA DE RATATOUILLE
Que tal essa receita de ratatouille? Eu adoro esse ragú provençal de legumes, um dos pratos mais tradicionais e famosos da França.
Passeando pela Provence, no sul da França, já comi muitas e muitas ratatouilles uma mais apetitosa que a outra, cada uma com o seu toquezinho especial e todas incríveis.
Como diz o nome, a ratatouille é um ragú ultra rústico de legumes em azeite de oliva. É um prato muito antigo, que aparece como um ensopado de legumes variados há séculos, mas que foi se transformando e, com a chegada dos tomates, pimentões e berinjelas das Américas, chegou ao que hoje se entende por ratatouille.
Como eu gosto demais de uma boa ratatouille, vivo lendo e pesquisando a respeito e já experimentei nem sei quantas receitas e dicas.
Acho que poucas receitas conseguem ser tão gostosas e versáteis, pois ela vai bem com tudo, pode ser como petisco com pão, com uma salada, acompanhando um grelhado ou assado, com couscous marroquino ou massa, recheando uma torta, com purê de batata no azeite e por aí vai. Vai bem no dia a dia e nos mais especiais, quer dizer, vai bem sempre.
Dica
O x da questão está em conseguir que cada legume mantenha a sua essência e passe as suas características pro azeite, que recebe as influências de todos os ingredientes e dá identidade à receita.
Passo a passo
Há receitas que simplesmente pedem pra aquecer o azeite, dourar levemente a cebola e o alho, acrescentar os legumes e ervas e cozinhar em fogo baixo até que tudo esteja macio, saboroso e perfumado.
Eu, particularmente, acho que as receitas que pedem pra dourar separadamente a berinjela, a abobrinha, o tomate e o pimentão e, só então, juntar tudo ao refogado de cebola e alho, ficam mais saborosas e preservam as características de cada ingredientes de um jeito mais interessante.
Assim, quando eu preparo a ratatouille na panela, faço dessa última forma. E, se estou mais apressada, preparo uma versão bem prática de forno, que também fica deliciosa, desde que se use uma assadeira que acomode tudo numa camada só, mas sem amontoar.
Aqui, vai essa versão de forno, que é muito simples de preparar.
Os ingredientes
Embora existam receitas com mais isso ou aquilo e às vezes com um ou outro ingrediente diferente, a maior parte das receitas leva sempre:
- berinjela brilhante, com aquele roxo intenso, quase preto;
- abobrinha de casca bem verde;
- pimentão vermelhíssimo;
- tomate maduro;
- cebola;
- alho;
- ervas frescas, como tomilho, alecrim, manjericão e salsinha.
Mas a receita se acomoda com facilidade aos gostos e disponibilidade de cada um. Dá pra usar o que a gente tem em casa e adequar a receita aos gosto de cada um. Dá pra aumentar um pouco a quantidade de um legume que se adora ou diminuir ou deixar de lado algo que não faz muito sucesso na sua casa ou não se tem por perto.
Eu, por exemplo, de vez em quando acrescento um bulbo de erva-doce cortado de maneira quase imperceptível e, assim, deixo sabor e aroma bem mais complexos e dou ares de mistério à receita. Desse jeito, às vezes até quem jura de pés juntos que detesta a pobre coitada da erva-doce acaba comendo e adorando.
Vão bem com a ratatouille: pão maravilhoso na panela de ferro, frango assado aberto pelas costas, pão de fubá do Sul e o pernil de cordeiro assado francês.
Vão bem com a ratatouille: pão maravilhoso na panela de ferro, frango assado aberto pelas costas, pão de fubá do Sul e o pernil de cordeiro assado francês. Uma receita prática e deliciosa pro dia a dia e pros especiais e que vai bem com pão no aperitivo, no lanche, como entrada e acompanhando grelhados.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS