RECEITA DE FOCACCIA INTEGRAL COM AZEITONA
Já pensou em fazer uma receita de focaccia integral com azeitona e parmesão deliciosa, com casca crocante e o miolo denso e com o perfume do azeite? Hoje eu vou te ensinar como fazer uma focaccia assim.
Uma boa focaccia sempre agrada, tanto como sanduíches abertos ou fechados, quanto pra acompanhar uma refeição ou servir com pastas variadas como aperitivo, e tem tudo a ver com dia a dia e com receber.
O que vai na focaccia integral?
Com manjericão a focaccia fica deliciosa, mas com orégano fresco, sálvia ou alecrim ela também fica incrível. Assim como acontece com outras focaccias, além da cobertura básica com ervas, sal grosso e azeite de oliva.
Dá pra incrementar com lascas de azeitona, filezinhos de anchova ou tomatinhos cortados ao meio (uns 150 g), ou aqueço umas 2 cebolas ou 4 talos de alho-poró fatiados de num pouco de azeite com umas pitadas de sal, espero murchar e começar a dourar, deixo esfriar e uso a preparação como cobertura.
Quer dizer, usando a criatividade sempre se terá algo diferente pra servir. Aliás, num dia em que eu usei um pacotinho de funghi porcini secos. Eu hidratei, cozinhei com azeite, cebolas e alho, depois piquei e juntei o refogado já frio à massa, ficou sensacional.
Veganos e intolerantes à lactose simplesmente deixam o parmesão de lado e, se quiserem, incrementam a focaccia com azeitonas ou mais ervas.
Pra servir, corte em fatias finas, tanto mais compridas, da largura da assadeira, ou ainda corte ao meio, ou corte em quadrados. Fica deliciosa e linda de qualquer jeito!
Os sanduíches preparados com fatias da focaccia ficam deliciosos, tanto recheados com frios e embutidos, como usando pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão e a caponata siciliana, feita com berinjela, abobrinha, tomates e temperos.
Que tal preparar também a focaccia com alecrim da Helô e, pra variar, experimentar o pão rústico de ervas e o pão recheado de calabresa e mussarela?
Essa receita de focaccia integral fica macia e gostosa por uns 2 dias, depois começa a secar. Quando isso acontece, corto esses pedaços mais secos em fatias finas ou em cubinhos, pincelo com azeite e levo ao forno pra fazer torradas ou pra fazer os ccroutons com azeite, alho e tomilho (eu também mostro como fazer os croutons no vídeo do youtube) que guardo em pote bem fechado).
Que tal preparar também a focaccia com alecrim da Helô tradicional que eu adoro e, pra variar, experimentar o pão rústico de ervas e o pão recheado de calabresa e mussarela? Aproveita a focaccia pra preparar sanduíches deliciosos e sirva com salada, queijos e embutidos numa refeição descontraída.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS