RECEITA PARAENSE DE PUDIM DE CUPUAÇU
A receita paraense do pudim bem cremoso de cupuaçu é perfeita pra quem gosta de pudim e de sobremesas com frutas. Ele tem o azedinho doce e refrescante da fruta, a intensidade do caramelo e a cremosidade que é tudo de bom.
Se você ainda não experimentou cupuaçu, vale a pena ir atrás e provar. O cupuaçu é uma das frutas mais deliciosas da Amazônia.
A polpa é suculenta, perfumada, saborosa, doce e com acidez deliciosa e, com certeza, surpreende. Ele já conquistou tanta gente que, hoje em dia, a polpa congelada do cupuaçu é fácil de ser encontrada em mercados do Brasil inteiro.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é pequena, apenas cupuaçu, açúcar, maisena e ovo. Como a polpa do cupuaçu é consistente, nem leite a receita leva, e com os ovos, o açúcar e um pouquinho de maisena a base do pudim já encorpa. É um pudim que não tem glúten e nem lactose.
O preparo é muito simples. Pro pudim, só bater a polpa do cupuaçu com metade do açúcar, a maisena e ovos no liquidificador.
E o caramelo é o básico, o mesmo que a gente faz pra todas as receitas de pudim que levam caramelo, como acontece com o pudim de condensado clássico, o pudim de leite de antigamente, o pudim de padaria, o pudim de tapioca.
Com a mistura do pudim preparada e o caramelo na fôrma, basta colocar a fôrma numa assadeira já com água fervente pro banho-maria e assar a uns 160ºC (médio-baixo) por mais ou menos 45 minutos, até firmar e dourar na superfície.
Como acontece com quase todo pudim, o mais difícil é resistir à tentação de desenformar e comer uma fatia antes dele descansar na geladeira por pelo menos 6 horas. Não tem jeito, pudim é assim mesmo, só depois desse tempo ele firma pra valer e ganha a cremosidade que deixa a sobremesa tão especial.
Mas esse tempo de geladeira tem um lado bom: a gente prepara a receita com antecedência e, antes de servir, só tem que desenformar.
A fruta, naturalmente refrescante, entra em inúmeras receitas, como bolos, sorvetes, cremes, sucos, bombons, licores, e fica deliciosa como pudim.
OUTRAS RECEITAS COM CUPUAÇU
Que tal também experimentar as receitas paraenses do bolo de cupuaçu e do sorvete de castanha e cupuaçu – carimbó?
O pudim fica perfeito como sobremesa de uma refeição com pirarucu de casaca delicioso, com arroz paraense com tucupi e jambu, ou com pato no tucupi do jeito da Helô.
Pudim Caramelo Assar Finalização O pudim fica perfeito como sobremesa de uma refeição com pirarucu de casaca delicioso, com arroz paraense com tucupi e jambu, ou com pato no tucupi do jeito da Helô. Uma sobremesa deliciosa, refrescante, muito brasileira e que pode ser preparada com até 3 dias de antecedência e ficar na geladeira.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS