RECEITA DE FRANGO AMANTEIGADO INDIANO
Se você me perguntar sobre cardápios preferidos, acho que um tem o frango amanteigado indiano que eu sirvo com arroz basmati e kulcha indiana recheada com batata e coentro ou naam. Adoro demais!!!
De olhar rapidinho, o frango amanteigado, que é butter chicken pros ingleses e murgh makhani pros indianos de Punjab, pode até parecer simples e básico, mas na primeira mordida a gente sente que não tem nada de básico. O sabor, o aroma e a complexidade da receita são incríveis.
Já comi esse frango ensopado várias vezes, mas o melhor foi o do Remora, um restaurante indiano pequeno numa rua sossegada de Liverpool, com o filho no salão e o pai dele na cozinha, os dois de Bangladesh.
A Ana e eu conversamos bastante com o filho e ele contou que o pai deixava o frango marinando no iogurte com especiarias, alho e gengibre por pelo menos 12 horas.
Em seguida, dourava o frango no tandoor, que é um forno de barro muito usado em algumas regiões da Índia, e depois ele ia pra panela com os outros ingredientes do molho.
Fui ler e estudar bastante sobre murgh makhani, testei um monte e só parei quando cheguei a um prato que me lembrava o do Remora.
A minha versão é de panela, pois aqui ninguém usa tandoor, e também é mais suave nas especiarias e no picante. E também tive que pensar numa receita que começasse com o frango cru, nada de frango já assado no tandoori ou de mix tandoori de especiarias, produtos que, por aqui, não fazem muito sentido.
Enfim, tive que adaptar, mas gostei tanto que muitas vezes e todo mundo que come adora, quer mais e pede a receita.
INGREDIENTES E PREPARO
Como acontece com muitas receitas indianas, a lista de ingredientes é grandinha, mas não é difícil de providenciar:
- peito de frango sem pele em cubos de uns 2 cm;
- cominho;
- coentro em grão esmagado;
- canela em pó;
- cravo em pó;
- cúrcuma;
- pimenta-caiena;
- páprica doce;
- alho;
- gengibre fresco;
- sal;
- limão;
- iogurte natural;
- canela em pau;
- cardamomo;
- louro;
- cebola;
- açúcar;
- tomate maduros ou tomate pelati;
- manteiga;
- creme de leite, fresco de preferência;
- folhas de coentro;
- sal;
- óleo vegetal.
Se preferir, prepare a receita com sobrecoxa desossada no lugar do peito e use tomate pelati se os frescos não estiverem bem maduros. E o creme de leite pode ser sem lactose.
O PREPARO
Pra conseguir reproduzir um tanto desses sabores e aromas, eu aqueço um pouco cominho, coentro em grão, pimenta-caiena, açafrão-da-terra, canela e cravo numa frigideira seca, apenas até soltarem o perfume.
Depois misturo ao iogurte, junto páprica doce, alho e gengibre ralados, besunto os pedaços de frango com tudo isso e deixo marinar na geladeira por umas 12 horas. Essa marinada longa é fundamental pra deixar a carne bem saborosa e macia.
Passado esse tempo, eu reservo a marinada e douro os pedaços numa frigideira grande com um pouco de óleo. Então passo esses pedaços dourados pra uma travessa, refogo a cebola com tomate, mais alho e gengibre e deixo o molho apurar.
Volto com o frango pra panela, deixo cozinhar mais um pouco. No final, junto a manteiga pra deixar o molho bem aveludado e sirvo com creme de leite e coentro por cima.
É mmmuuuuiiiiittttooo bom!
Pra receber de um jeito bem Índia, sirvo uma bandeja com samosas variadas, um chutney e uma salada de pepino.
Pra samosa eu faço a massa pra samosa de forno ou a massa pra samosa frita com uns dos recheios indianos, como batata, ou frango, ou espinafre com especiarias e castanha.
Preparo o chutney de tomate e tâmara, ou chutney de tamarindo e uva passa indiano, ou de chutney de jaca madura, e a pasta grega de pepino e iogurte. E também sirvo lassi indiano de frutas ou bebida gelada com iogurte.
Costumo servir também uma bandeja com samosas. Faço a massa pra samosa de forno ou a massa pra samosa frita e uso um dos recheios indianos, como batata, ou frango, ou espinafre com especiarias e castanha. Preparo o chutney de tomate e tâmara, ou chutney de tamarindo e uva passa indiano, ou de chutney de jaca madura, e a pasta grega de pepino e iogurte. E também sirvo lassi indiano de frutas ou bebida gelada com iogurte. Se preferir, prepare a receita com sobrecoxa desossada no lugar do peito e use tomate pelati se os frescos não estiverem bem maduros.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
15 Comentários
Excelente direcionamento a um típico prato indiano. Sensacional ! Muito bem orientado e claro em seu preparo.
Oi, Leandro! Fico super feliz em ler o seu comentário! Obrigada por acompanhar o site! Bjs
Heloísa, que receita maravilhosa e que cultura linda você apresentou nela. Parabéns pelo site, empenho e carinho ao detalhar a receita, para que ela possa ser colocada em prática por todos. A culinária precisa de mais Heloísas por aí. Um forte abraço!
Oi, Marco! Sua mensagem alegrou o meu dia! Obrigada por me acompanhar e seja sempre bem vindo ao site! bjs
É obrigatório usar cardamomo na preparação do molho?
Oi, Mel! Como te respondi no Facebook, o cardamomo tradicionalmente é usado nessa receita, mas como as especiarias não são obrigatórias, devem ser coerentes com o gosto de quem vai comer ou com ou que se tem na despensa, você pode substituir por outra que preferir ou aumentar a quantidade de alguma das que já fazem parte da receita ou simplesmente deixar o cardamomo de lado. Fica ao seu critério! bjs
Olá! Sobre a parte de “bata com um mixer ou no liquidificador até obter um molho grosso”: meu liquidificador acabou de quebrar haha. Será que bater com um fuê eu consigo o resultado esperado? Muito obrigada!
Cinthia, que pena! Faça com o batedor, não ficará tão liso, mas será delicioso também. A gente tem que improvisar e dançar conforme a música sempre!!
Depois conta pra gente.
Abraços, Helô e ana
Fiz sua receita no fds e gostei muito do resultado (sabores e aromas bem diferentes daqueles com que estou acostumado para o Frango). Definitivamente vai entrar para minha lista de receitas cotidianas. Muito obrigado por compartilhar (e obrigado pelo site em geral entro todo dia para ver as novidades e me inspirar).
Olá, bom dia!
Obrigada pela mensagem tão gentil.
Nada como variar o cardápio, ainda mais com receitas que não são complicadas.
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Será q congela bem? Mesmo com um pouco de creme de.leite por cima pra finalizar já colocado?
Isabella, boa tarde!
A receita congela bem, mas vale a pena deixar o creme de leite para a finalização, na hora de aquecer e servir.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada, aqui faço esse sempre e como faço de monte agora já congelo e fica ótimo depois, amo essa receita.
Oi Helo, tudo bem? Fiquei com uma dúvida, onde entra a páprica no molho?
Oi Gabriela! Pode colocar junto do açúcar, na pressa eu acabei me esquecendo dela na hora do preparo, acabei de incluir. Muito obrigada pela ajuda! Beijo, Helô