RECEITA DE SEQUILHO DE COCO CASEIRO
Quer aprender como fazer um sequilho de coco que derrete na boca? A receita de hoje dá um biscoitinho assim.
Os biscoitinhos ficam deliciosos e a receita é bem fácil de fazer. Só precisa ter um pouquinho de paciência pra modelar, mas nada de muito trabalhoso. O fato é que ter um pote desses sequilhos caseiros é tão bom que tudo compensa!
O difícil é conseguir comer só uma meia dúzia. Com um cafezinho ou com um chá o biscoitinho é tudo de bom. Eu não resisto e acabo tirando o pote da frente, acho que é a melhor solução.
SEQUILHO COM POLVILHO DOCE E SEQUILHO COM ARARUTA
Tem muita receita de sequilho que leva araruta e os biscoitos ficam deliciosos.
Mas como araruta nem sempre é um ingrediente fácil de encontrar, fui atrás de versões da receita com polvilho. Fiz várias até chegar ao biscoito que eu queria e gostei bastante do resultado.
O polvilho dá ao biscoito uma textura incrível, fica crocante na hora da mordida, mas ele se desmancha em seguida e ficam os pedacinhos de coco. É importante usar polvilho doce, que é mais delicado.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é fácil de providenciar:
- açúcar;
- manteiga bem macia em temperatura ambiente;
- ovo;
- leite de coco;
- polvilho doce;
- coco seco ralado fino.
Misturar a massa é rápido, moldar é um pouco mais demorado, mas nada de grave.
A receita rende bastante, mas não compensa diminuir, tanto porque não gosto de receitas que pedem “meio ovo”, quanto pelo fato de que são irresistíveis.
Numa tigela grande, eu misturo o açúcar, a manteiga, o ovo e o leite de coco e bata com a batedeira até obter um creme homogêneo. Aos poucos, vou juntando o polvilho, o coco ralado e batendo até conseguir uma massa lisa e que se descole da tigela.
Como a receita só leva polvilho, o biscoito não contém glúten.
MODELAR E ASSAR
Pra modelar, eu pego porções bem pequenas de massa, uma bolinha de no máximo 1 cm de diâmetro, enrole um cordão e una as pontas pra formar uma argolinha.
Embora as argolinhas fiquem mais sequinha e gostosas na boca, se não tiver tempo ou se bater um pouco de preguiça, dá pra abrir a massa com um rolo numa superfície polvilhada com polvilho doce até ficar fininha e corte biscoitos com um cortador pequeno.
Coloco os biscoitos em 2 assadeiras grandes untadas com manteiga sem me preocupar muito com espaços livres, pois eles não crescem muito).
Levo as assadeiras com os biscoitos crus pra geladeira por uns 15 minutos, enquanto aqueço o forno a 180°C (médio).
Asso os biscoitos por uns 15 minutos, só mesmo até eles ficarem firmes e começando a dourar nas bordas. Retiro do forno, espero 5 minutos e solto os biscoitos da assadeira.
Deixo esfriar e guarde num pote bem fechado por 1 semana.
Eles são deliciosos e perfeitos pra presentear, só colocar alguns num saquinho de celofane ou num pote e dar um laço com um barbante ou uma fita.
Pra acompanhar …
Pra um café da manhã e pra um lanche bem brasileiros eu também faço uma receita do meu pão de queijo caseiro e uma das broinhas aerosas de fubá e sirvo com café, chá ou um refresco como a laranjada com especiarias da Helô ou a limonada deliciosa da vovó.
Pra um café da manhã e pra um lanche bem brasileiros eu também faço uma receita do meu pão de queijo caseiro e uma de broinhas aerosas de fubá e sirvo com café, chá ou um refresco como a laranjada com especiarias da Helô ou a limonada deliciosa da vovó. Os biscoitos são perfeitos pra presentear!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
ola tem publicidade a venda? gostaria de adicionar meu site a um de seus posts…quanto cobraria..meu site é de receitas tbm. obrigado e sucesso.
Jairo, boa tarde!
Desculpe-nos pela demora em responder. Acreditamos que ainda não é o momento de envolver um outro site com receitas na página. Temos focado principalmente em ingredientes. De todo modo, agradecemos pelo seu interesse.
Abraços, Ana e Helô
Helo, qual batedor usa na batedeira?
Lena, bom dia!
Pra preparar biscoitos e outras massa mais firmes, como massas pra tortas, empadas, massa fresca (macarrão) e até pra bolos firmes (como mármore), use sempre a raquete (também conhecida como pá).
Conte sempre com a gente.
E desculpas pela demora na resposta, mas a tristeza imensa diante do falecimento da minha querida filha Ana, companheira de tudo e que também fazia as fotos lindas aqui da Cozinha da Helô, a minha vida virou de cabeça pra baixo. Estou tentando seguir com a vida, mas respeitando o meu tempo.
Abraço, Helô
Helo,
Devo bater na batedeira com o gancho de massa? Ou batedor batedor tradicional mesmo de fazer bolo?
Obrigada, bjs
Sofia, bom dia!
Para biscoitos e massas firmes, como as que a gente usa pra preparar tortas, massas frescas (macarrão), pastel e bolos mais firmes (como mármore), use sempre a raquete (também conhecida por pá).
Conte sempre com a gente.
E desculpas pela demora na resposta, mas a minha vida virou de cabeça pra baixo diante da tristeza imensa pelo falecimento da minha querida filha Ana, que era minha grande companheira e fazia todas as fotos lindas aqui da Cozinha da Helô. Estou tentado seguir com a vida, mas respeitando o meu tempo.
Abraços, Helô