A RECEITA FÁCIL DE PATÊ DE TOMATE
Quer saber como fazer uma pasta de tomate deliciosa? Então, acho que você vai gostar dessa receita fácil de patê de tomate, que, pra mim, é o patê de tomate da Maria.
É da Maria simplesmente porque ela, uma senhora encantadora, companheira e cozinheira incrível que passou a vida na casa da minha tia Iara, sempre preparava a receita.
Aprendi com ela quando era bem pequena, acho que quando tinha uns 8 anos, e nunca parei de fazer.
Na verdade, a Maria preparava a pasta de tomate no dia a dia e pra todas as festas de aniversário da família, que não era nada pequena.
UM CLÁSSICO
A receita era um clássico nos anos 1960 e 1970. Não tinha festa sem pasta de tomate pra passar no pão, pra rechear sanduichinhos de pão de leite, de bisnaguinha ou de pão de fôrma cortado em triângulo.
Os sanduíches no pão de fôrma ficavam numa bandeja coberta com pano úmido pra manter o pão macio.
Naquele tempo, a minha irmã e as nossas primas – a Teresa e Tuni – e eu vivíamos juntas. A gente brincava sem parar o dia inteiro e sempre comendo os sanduichinhos, que também iam pras lancheiras da escola.
O patê também entrava nos famoso sanduíche de festa, que também chamavam de torta gelada ou bolo gelado. Esse sanduíche fazia um sucesso gigante nos lanches dos finais de semana e em tudo o quanto era comemoração. Eram várias camadas de pão de fôrma branquinho e sem cascas alternadas e uns quatro ou cinco recheios.
OS INGREDIENTES
A receita só leva ingredientes básicos e que todo mundo tem em casa:
- tomate maduro, ou tomate pelati ou molho pronto de tomate
- cebola;
- alho;
- salsinha;
- louro;
- pão francês ou de forma;
- leite;
- gema;
- queijo parmesão ralado;
- sal e pimenta-do-reino
- azeite
Gosto de preparar com tomate fresco bem maduro, mas quando não tenho eu uso molho pronto do pacotinho e fica muito bom também. Pra temperar, uso cebola, alho, salsinha e louro, que dá um perfume delicioso, sal e pimenta.
O pão, o leite, a gema e o queijo ralado dão cremosidade ao patê, e o leite pode ser sem lactose.
As quantidades dos ingredientes parecem pequenas, mas dá bastante no final. Coloquei 6 porções pensando em camadas grossas de recheio de sanduíches grandes e gulosos, mas se for pra rechear sanduichinhos ela vai render muito.
PREPARANDO A PASTA
O preparo é bem fácil, rápido e não tem erro. Nem se preocupe em cortar os tomates, a cebola e o alho com perfeição, eles vão todos pro liquidificador. Só a salsinha que vai bem picada no final, então capriche.
Quando tenho tomates maduros ou faço a receita com tomates pelati (que é só abrir a lata), eu refogo no azeite com a cebola, o alho, o louro, sal e pimenta, deixo apurar por uns 15 minutos pra conseguir um molho saboroso.
Com molho pronto o processo é mais rápido. De um jeito ou de outro eu ajusto a acidez com pitadas de açúcar no final.
Enquanto o molho termina no fogo, eu coloco o pão esfarelado numa tigela com o leite e deixo amolecer por uns 10 minutos, até ficar pastoso.
Deixo o molho amornar por uns 5 minutos e passo esse molho pro liquidificador, mas deixo a panela ao lado pra usar na hora da finalização. Coloco também no liquidificador o pão com o leite, a gema e bato até virar uma pasta lisa.
Coloque a pasta na panela, acerto o sal a pimenta e aqueço, mexendo sempre, até ferver e engrossar. É bem rápido, mal leva 5 minutos. Eu retiro do fogo, junto a salsinha e o parmesão, acerto o sal e a pimenta e a pasta está pronta.
SERVIR
Até dá pra servir a pasta quentinha saindo da panela, mas acho que morna ou em temperatura ambiente ela fica mais gostosa e também encorpa um pouco mais. Pensando nesse tempo pra amornar, eu coloquei 1 hora pra isso no tempo da receita.
Se quiser, prepare com até 3 dias de antecedência e guarde na geladeira. Praticidade total, só passar pra um potinho ou rechear os sanduíches e servir.
Crianças adoram e vegetarianos ficam felizes com um recheio saboroso pros seus sanduíches.
Que tal preparar uma receita do pão de leite delicioso ou da bisnaguinhas muito fofas em casa pra servir com o patê? Todo mundo vai gostar, tenho certeza disso.
Outras receitas retrô mosaico de gelatinas coloridas, abacaxi com cereja e provolone pra aperitivo e torta paulista de amendoim bem gelada.
INGREDIENTES
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
- 1 cebola pequena picada (120 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 4 tomates maduros sem pele e sem sementes (500 g) ou 1 lata de tomates pelato (400 g) ou 1 e ¼ de xícara de molho pronto de tomate (300 g)
- 1 folha de louro
- 2 fatias de pão de fôrma sem casca ou ½ pão francês
- 1/2 xícara (chá) de leite (120 ml)
- 1 gema
- ¼ de xícara de queijo parmesão ralado (25 g)
- 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha (2 ramos)
- Sal e pimenta-do-reino
Preparo
- Numa frigideira grande, aqueça o azeite, doure ligeiramente a cebola e junte o alho.
- Quando perfumar, acrescente o tomate, o louro, sal, pimenta e deixe ferver por uns 10 minutos pra apurar e ganhar sabor (se estiver utilizando molho pronto, simplesmente espere ferver e retire do fogo).
- Enquanto isso, coloque o pão esfarelado numa tigela, cubra com o leite e deixe descansar por 5 minutos.
- Retire o refogado do fogo e deixe amornar por uns 5 minutos.
- Bata o refogado com o louro, a mistura de pão e a gemas no liquidificador até obter um creme homogêneo.
- Volte com tudo pra frigideira e pro fogo e, sempre mexendo, deixe ferver e engrossar.
- Junte o parmesão e a salsinha, acerte o sal e a pimenta e retire do fogo.
- Deixe a pasta amornar por mais ou menos 1 hora e sirva em temperatura ambiente ou leve à geladeira por até 3 dias.
Que tal preparar uma receita do pão de leite delicioso ou da bisnaguinhas muito fofas em casa pra servir com o patê? Todo mundo vai gostar, tenho certeza disso.
NOTAS
Com tomates frescos maduros ou com tomate pelati a pasta fica mais saborosa, mas com molho pronto ela também fica bem boa.
4 Comentários
Muito gostosa a pasta e rende mesmo! Obrigada!
Delícia mesmo , receita boa tanto pro dia a dia, como pra receber gente querida . Abraços, Ana e Helô
Será que pode passar todos esse ingredientes, tirando o pão, o leite e o queijo no liquidificador, para fazer uma pasta para o pão ? Kkk
Ana, bom dia!
A gente garante que a receita fica perfeita pra passar no pão e o pão que vai na receita é fundamental pra dar a consistência de espalhar. O refogado também é importante pra deixar a pasta mais saborosa, só batendo tudo de uma vez a pasta não ficará tão boa.
A receita é muito simples e você vai gostar.
Não se esqueça de contar como ficou.
Abraços, Ana e Helô