FRANGO ASSADO COM MOSTARDA E MEL
O frango de festa com mel e legumes é aquele prato que enche os olhos e quase não dá trabalho, tem tudo a ver com as ceias de fim de ano.
Nunca fui muito ligada nessas aves especiais grandes e que aparecem nos tempos das festas de final de ano. Mas há uns 2 anos, quando vi pra vender um frango de festa orgânico, resolvi experimentar, pois sabia que agradava muita gente e era prático.
O fato é que gostei bastante da carne ultramacia e suculenta, com o peito – que é a parte preferida de muita gente – é farto e as coxas bem carnudas e úmidas.
Apesar da ave já vir com um tempero básico, e ter muita gente que só descongela, retira da embalagem e assa, eu preparei o meu tempero e assei. Ficou tão bom que escrevi a receita, fotografei e postei.
A receita é prática, dá bem pouco trabalho e resolve a ceia de um jeito fácil. É só temperar a ave de um jeito mais especial, colocar na assadeira com os legumes, levar pro forno e depois servir.
Como essas aves especiais pras festas costumam ter de 3,5 a 5 kg. elas são suficientes pra ceias de 6 a 10 pessoas. E como são assadas inteiras, elas enfeitam a mesa de quem gosta de pedaços variados sem ter os tamanhos mais exagerados dos perus.
Comparando com outros assados, o processo é rápido. Como é só um retempero, a gente não precisa deixar marinando de véspera. Quer dizer, também é uma receita boa pra quem resolve fazer uma festa meio que de última hora.
Quanto ao tempo, é importante saber que ele vai depender do tamanho da ave e do forno de cada um. Com a ave já descongelada, entre preparar, assar e finalizar, tudo fica pronto em 4 a 6 horas.
O que eu fiz tinha 3,6 kg e ficou pronto em 4 horas. Coloquei 5 horas e 30 minutos de previsão de tempo total pra garantir.
Vou então te mostrar a receita que eu preparei naquele dia, com mostarda, mel, laranja e alecrim, que deixam tudo saboroso e perfumado, mas sem excessos, e assim agrada das crianças ao mais velhos.
E mais uma coisa, eu fiz a receita com ave de festa, mas dá pra preparar um frango grande do mesmo jeito.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- 1 frango grande de 2 a 3kg já descongelado (pode ser daqueles do tipo ave de festa);
- alho;
- laranja;
- tomilho;
- alecrim;
- mostarda Dijon (intolerantes ao glúten devem conferir a composição);
- mel;
- vinho branco;
- cebola;
- cenoura;
- batatas;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
Pra começar, é importante providenciar a ave uns 2 dias de antecedência e deixar na geladeira na própria embalagem pra descongelar devagar. O processo costuma levar umas 24 horas.
Quando não tenho tempo de descongelar dessa forma bem sossegada, eu resolvo a questão de outra maneira segura e que se resolve numas 4 horas.
Pra isso, eu coloco a ave inteira dentro da embalagem fechada numa bacia grande e junto água até cobrir e deixo fora da geladeira. Quando a água fica bem gelada, troco por água em temperatura ambiente e sigo nesse processo até o frango descongelar totalmente.
Eu abro a embalagem e retiro o saquinho com os miúdos que fica na cavidade da ave. Parece bobagem falar nisso, mas já ouvi gente dizer que não se lembrou do saquinho, levou o peru ao forno e, passado um tempo, um cheiro de plástico invadiu a cozinha, o plástico derreteu, grudou na carcaça e tudo terminou no lixo.
Quanto aos miúdos, uns gostam ou amam e uns detestam, ou falam que não gostam… Dá pra fazer uma farofa com eles, ou dar pra quem gosta, simples assim.
Pra começar, eu separo uma assadeira grande e rego com azeite.
Coloco a ave sobre uma tábua grande, polvilho a cavidade com sal e pimenta, coloco lá dentro 2 dentes de alho inteiros e sem casca, a laranja inteira e com casca só furada com a ponta de uma faca em vários pontos pra soltar o suco aos poucos e perfumar tudo, mais uma meia dúzia de ramos de tomilho e 1 ramo grande de alecrim.
Pode parecer muita coisa pra um espaço pequeno, mas ficando tudo bem junto o sabor e o aroma ficam deliciosos.
Depois, misturo numa tigelinha 1 colher de sopa rasa de sal com o alho ralado e pimenta-do-reino e mais as folhinhas de 1 ramo de alecrim.
Com muito cuidado, eu levanto a pele do peito e, caminhando com as pontas dos dedos, descolo o máximo possível da pele até chegar o mais perto possível das pontas das coxas. Espalho uns 2/3 da mistura de alho sob a pele e o 1/3 restante eu espalho na parte debaixo da ave.
Coloco a cebola, a cenoura e a batata na assadeira, junto umas pitadas de sal, rego com azeite o bastante pra deixar tudo bem lambuzado e afasto esses legumes pras laterais da assadeira.
Coloco o frango no centro, polvilho a superfície com mais sal de pimenta pra conseguir que a pele fique saborosa, besunto com a mostarda e rego com o vinho na assadeira.
Então amarro as pontas das coxas com um barbante pra dar um formato uniforme e lindo, depois cubro tudo com papel alumínio deixando um espaço livre por cima pra ele não colar na ave.
Então deixo descansar em temperatura ambientes por uns 10 minutos em temperatura ambiente enquanto o forno aquece a uns 160º (médio-baixo).
Levo a assadeira pro forno por 1 hora sem mexer, depois solto o papel, rego o frango com o líquido da assadeira, cubro de novo, deixo no forno por meia hora, regoi de novo e continuo assando por mais meia hora.
Ao final desse tempo, a ave costuma estar assada, mas ainda clara e nada dourada. Como essas aves especiais já são muito macias, eu calculo mais ou menos uns 30 minutos por quilo pra essa primeira parte, mas isso é uma média.
Pra saber se a ave está assada pra valer é preciso testar, apesar o termômetro que já vem com a ave dar uma ideia. Uso os testes clássicos: verifico se os sucos da carne sobem clarinhos quando perfuro a parte mais grossa da coxa com uma faca de lâmina fina, que também deve sair quente, e movimento a coxa com delicadeza pra conferir se ela está molinha e se movendo sem resistência.
Se os sucos continuam rosados, a lâmina sair morna e a coxa ainda não estiver se mexendo com facilidade, eu cubro de novo com o papel, deixo no forno por mais 15 minutos, testo de novo e sigo assim até ficar no ponto.
Quando tenho certeza de que a ave está bem assada, eu pego umas 3 colheres (sopa) do líquido da assadeira, misturo o mel nesse líquido e pincelo toda a superfície com a mistura. Então subo a temperatura pra 200ºC (médio-alto) e volto com a ave pro forno por mais uns 30 minutos pra dourar bem.
Como o mel carameliza, a superfície fica sempre mais escura e caramelizada em alguns pontos. Quando a ave doura e fica com a pele crocante, eu retiro a assadeira do forno e, com muito cuidado e usando umas 2 espátulas grandes ou escumadeira, transfiro a ave pra travessa de servir.
Coloco a assadeira sobre a chama do fogão em fogo alto, retiro da assadeira uma ou duas conchas do líquido e passo pra uma panelinha. Deixo a assadeira em fogo alto pro restante do líquido secar e os legumes darem uma dourada e transfiro os legumes pra travessa de servir.
Por último, eu finalizo o molhinho: encosto umas 2 ou 3 folhas de papel absorvente na superfície gordurosa, espero absorver e descarto. Depois deixo ferver por uns 2 minutos, acerto o sal e a pimenta, passo pela peneira e coloco numa tigelinha ou numa molheira.
Sirvo em seguida com a farofa de castanhas nossas ou com uma farofinha rápida,arroz branco de todo dia e uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Ideias de receitas pra usar sobras da ave já separada em lascas, sem ossos e peles: torta de frango caipira com recheio cremoso, arroz de forno com frango e legumes, mexido de arroz nasi goreng, coxinha de frango tradicional e cuscuz rapidinho de camarão e palmito na panela, só substituindo o camarão.
Outros assados pras festas de final de ano: Pernil assado e perfumado de festa, Pernil de cordeiro assado francês, peito de peru dourado com presunto cru e ervas, peito de peru assado com toque oriental, peru dourado com ervas no forno e salmão de forno com ervas e laranja. Se gostar dos miúdos que vêm em saquinhos na cavidade das aves de festa, pique em pedaços pequenos e refogue com cebola e alho na manteiga e junte farinha de mandioca ou de milho e sal pra fazer uma farofa.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS