RECEITA DE FRANGO COM MOLHO DE AMENDOIM TAILANDÊS
Hoje é dia de preparar o espetinho de frango com molho satay que é delicioso e todo mundo que experimenta adora e quer mais e mais.
Essa receita com peito de frango e molho de amendoim fazia parte da lista das preferidas da minha Ana e a gente sempre fazia em casa. Dei a receita, que a Ana fotografou de um jeito lindo, na matéria Um amor compartilhado” que saiu na revista Cláudia uns 3 anos dela partir. Pediram pra gente fazer uma refeição com receitas queridas e a escolha foi um almoço tailandês.
Quando estava na França, em 1995, conheci a Mimi, uma tailandesa que um doce de pessoa e morava na Indonésia. Naquele tempo, quase não se ouvia falar de cozinha do sudeste asiático e ela me contava mil coisas sobre aquele mundo que era puro mistério pra mim. A gente conversava horas sobre comida!
Um dia, ela me entregou um pote de molho, disse que era um presente pro meu jantar e que eu só tinha que providenciar um frango grelhado pra acompanhar. Ela explicou que também poderia ser carne bovina ou carne de porco, mas que preferia frango.
Obedeci e comi encantada o frango com aquele molho com sabores e aromas diferentes de tudo que eu conhecia. Dava pra sentir amendoim, gengibre, alho, capim-limão, limão, coco, açúcar, mas era tudo novo pra mim. Muita coisa acontecia numa colherada só, sabores e aromas aos montes.
No dia seguinte, feliz demais com a minha alegria, a Mimi me ensinou a preparar o molho como se fazia na casa dela. E é a receita dela que faço até hoje. Já ensinei a receita nem sei quantas vezes, desde as primeiras aulas no Atelier Gourmand em 1999 e no Cozinhando para Amigos (2005).
INGREDIENTES E PREPARO
A receita é simples e rápida. O frango pode ser grelhado na churrasqueira ou dourado na frigideira e é só temperado com um pouco de shoyu e de limão.
O molho leva um tantinho razoável de ingredientes e precisa ao menos amornar antes de ir à mesa, mas tudo é fácil. O bom é que dá pra preparar até com 2 dias de antecedência, guardar na geladeira e retirar da geladeira uns 30 minutos antes de servir, pois o molho fica melhor em temperatura ambiente.
Pra preparar a receita, a gente precisa de:
- Espetinhos médios de metal, de bambu ou de madeira pra grelhar;
- peito de frango sem osso e sem pele;
- shoyu;
- limão;
- óleo vegetal;
- óleo de gergelim;
- gengibre ralado;
- alho;
- cebola-roxa;
- capim-limão/erva-cidreira;
- amendoim torrado sem pele;
- açúcar mascavo;
- nam pla-molho de peixe tailandês;
- vinagre de arroz;
- leite de coco;
- pimenta-dedo-de-moça ou a gosto;
- sal.
O frango pode ser grelhado na churrasqueira ou dourado na frigideira. Eu divido o peito numas 12 tiras finas de comprido, junto o shoyu e o suco de limão, misturo bem, cubro e deixo marinar por 1 hora na geladeira.
Depois do descanso, eu coloque cada tira de frango num espeto e douro numa frigideira grande e bem quente com um fio de óleo ou na grelha por 2 a 3 minutos de cada lado.
Pro molho, eu aqueço numa panelinha o óleo de gergelim com o gengibre, o alho, a cebola e o capim-limão. Quando perfuma, eu misturo o amendoim, o açúcar, o molho de peixe, o vinagre e o suco do limão, deixo aquecer por 1 minuto e acrescento o leite de coco, depois a pimenta e sal. Sempre brinco que é preciso juntar sal, pois o molho é adocicado, mas não é sobremesa.
Deixe ferver por 1 minuto, bata no liquidificador até obter uma ainda grossa e deixo amornar por meia hora antes de servir. Vira e mexe eu preparo o molho de véspera, deixo na geladeira, retiro da geladeira uns 30 minutos de servir pra voltar à temperatura ambiente. O molho fica bem mais gostoso assim, nem quente, nem gelado.
Quanto à pimenta fresca, vale usar dedo-de-moça, que é saborosa e ardidinha na medida certa, ou as mais tranquilas, como biquinho ou de cheiro, quando os convidados não são muito de pimentas mais picantes.
Intolerantes ao glúten: atenção com o shoyu, pois muitos deles contém glúten.
SERVIR
Os espetinhos vão como entrada ou como prato principal e são perfeitos tanto pra variar no dia a dia, como pra servir em ocasiões especiais.
Combinam com os espetinhos de hoje a sopa thai com cogumelo e coco e o arroz doce thai com coco e manga.
Delícia!
INGREDIENTES
- FRANGO
- 12 espetinhos médios de metal, de bambu ou madeira pra grelhar
- 500g de peito de frango sem osso e sem pele
- 2colheres (sopa) de shoyu (60 ml)
- Suco de 1/2 limão
- Óleo vegetal
- MOLHO
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim (30 ml)
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado (15 g)
- 2 dentes de alho picadinhos
- 2 colheres (sopa) de cebola-roxa em cubinhos miúdos (60 g)
- 1 colher (sopa) de capim-limão em rodelinhas bem fininhas
- 1/2 xícara de amendoim torrado sem pele (65 g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (30 g)
- 1/2 colher (sopa) de nam pla (molho de peixe) ou shoyu (15 ml)
- 1/2 colher (sopa) de vinagre de arroz (15 ml)
- Suco de 1/2 limão
- 1/2 xícara de leite de coco (120 ml)
- 1 pimenta-dedo-de-moça picadinha ou 1 colheres (sopa) de pimenta-biquinho, que não arde, ou a gosto
- Sal
Preparo
- Se os espetinhos forem de bambu ou de madeira, coloque todos eles de molho com água até cobrir numa tigela por meia hora. Os palitos molhados demoram mais pra queimar na frigideira ou na grelha.
- Enquanto isso, divida o peito de frango numas 12 tiras finas, coloque numa tigela com o shoyu e o suco de limão, misture bem, cubra com filme e deixe repousar de 1 até 6 horas na geladeira.
- Enquanto isso, prepare o molho. Também dá pra preparar o molho com até 2 dias de antecedência, guardar na geladeira e retirar 30 minutos antes de servir, pois ele fica mais gostoso em temperatura ambiente.
- Numa panelinha, aqueça o óleo de gergelim e junte o gengibre, o alho, a cebola e o capim-limão. Quando perfumar, acrescente o amendoim, o açúcar, o molho de peixe, o vinagre e o suco do limão. Espere ferver, junte o leite de coco, a pimenta e o sal, pois o molhinho é adocicado, mas não é sobremesa. Aguarde 1 minuto, retire do fogo, e bata o molho no liquidificador até conseguir uma pasta não muito lisa, ainda com pedacinhos.
- Passe o molho pra um potinho e deixe amornar por uns 30 minutos antes de servir.
- Espete cada tira de peito de frango num palito.
- Aqueça bem uma frigideira grande ou uma grelha, regue com um fio de óleo e doure uns 4 espetinhos por vez, primeiro de um lado e depois do outro.
- Na hora de servir, cada um espalha um pouco do molho sobre o frango e come no próprio palito.
- Se preferir, asse os espetinho no forno quente, a uns 220ºC, por 10 a 15 minutos.
Combinam com os espetinhos de hoje a sopa thai com cogumelo e coco e o arroz doce thai com coco e manga.
NOTAS
Não deixe de juntar um pouco de sal ao molho, pois ele é adocicado, mas não é sobremesa.
2 Comentários
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂